João Mário ou João Mago? Eis a questão…

- Advertisement -

Apesar de ter no remate um dos seus maiores pecados, João Mário tem melhorado esta temporada nesse capítulo e é exímio no último passe, como também tivemos oportunidade de ver no jogo da Seleção Nacional frente à Bélgica, com um cruzamento magistral para o golo de Cristiano Ronaldo. É normal vê-lo passar por dois ou três adversários de uma assentada apenas com uma simulação de corpo ou com um, dois toques na bola. João Mário é sinónimo de classe, de elegância e até de sobriedade num campo de futebol. Nos seus pés a bola não chora e, permitam-me que o diga, até sorri. E sorri porque João Mário é daqueles artistas, um mago que não sabe jogar mal.

A nível defensivo, melhorou bastante na agressividade e no posicionamento, o que não pode ser dissociado dos técnicos que teve nos últimos dois anos: Marco Silva e Jorge Jesus, dois dos melhores treinadores portugueses da atualidade. João Mário não tem passado despercebido aos grandes clubes da Europa. Por exemplo, antes do Portugal-Bélgica, foi noticiado que o Manchester United enviou emissários a Leiria para observar três jogadores: Bernardo Silva, André Gomes e, como não podia deixar de ser, o jogador-fetiche da imprensa, Renato Sanches.

A titularidade nos dois jogos de preparação - assim como a assistência para o golo de CR7 - permitem acreditar na presença de João Mário no Euro Fonte: FPF
A assistência para o golo de Ronaldo frente à Bélgica é o carimbo no passaporte de João Mário rumo ao Euro 2016
Fonte: FPF

E qual foi a notícia que saiu na imprensa inglesa, nos dias seguintes ao jogo? Manchester United interessado em João Mário. Pois é, o 17 leonino tem despertado bastante interesse, é dos melhores médios jovens do Mundo e, no meu ponto de vista, existem algumas equipas onde encaixaria muito bem. É claro que prefiro que ele fique no Sporting muitos anos, mas penso que isso não será possível durante muito mais épocas. Acho que equipas como o Atlético Madrid de Diego Simeone ou o Paris Saint Germain de Laurent Blanc seriam as ideais para o seu estilo de jogo, seja a partir de uma das alas, seja a partir do centro do terreno.

Para finalizar, desejo que João Mário continue a alto nível como tem feito, a “pintar” a manta nos estádios portugueses e, o mais importante, com a camisola verde e branca vestida durante o máximo de anos possível. É ótimo ver Bryan Ruiz jogar, mas é ainda melhor ver jogadores formados no clube a chegarem a tão alto patamar de qualidade.

Foto de Capa: Sporting CP

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique sobre Nuno Mendes: «Não existem jogadores perfeitos, mas…»

Luis Enrique deixou grandes elogios em relação ao Nuno Mendes, mas assumiu que não existem jogadores perfeitos.

Samu Aghehowa pondera sobre operação à rotura do ligamento cruzado anterior

Samu Aghehowa lesionou-se gravemente durante a partida entre o FC Porto e o Sporting. O espanhol ainda não decidiu onde será operado.

Olheiro BnR | Kerim Alajbegovic

Alajbegovic decidiu representar a seleção da Bósnia, uma escolha que poderá colocá-lo como uma das principais referências ofensivas do país.

Benfica viaja para os Açores e Rui Costa deixa mensagem positiva

O Benfica viajou esta quinta-feira para os Açores e Rui Costa assumiu estar confiante no que falta da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Más notícias: segunda metade de 2025/26 promete ser para esquecer para Darwin Núñez

Darwin Núñez não foi inscrito na Primeira Liga Saudita e vai apenas participar nos encontros da Champions Asiática pelo Al Hilal.

Afinal (ainda) temos campeonato

E quando tudo fazia prever que o campeonato estaria a ser pintado de azul e branco, bastaram duas jornadas para que esse quadro se alterasse.

Conselho de Disciplina instaura processo ao FC Porto devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo ao FC Porto, devido à atitude dos apanha-bolas no Clássico.