📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Matos: Oh Captain! My Captain!

- Advertisement -

O “sportinguismo” absorve a realidade inquietante e dilacerante que me volteia, constituindo o subterfúgio a todo o infortúnio que ocorra. A camaradagem de uma vida. A flama que deflagra ao ínfimo contacto, a paixão que irrompe e que é trespassada através da exsudação e do regozijo. Através de tal ideologia, expresso e perpetro toda a minha religião e crença. (E, novamente, surge a minha obstinação em descrever o indescritível!)

Atendendo à longitude da história leonina, múltiplas seriam as almasenquadradas em tal prova de vassalagem. Contudo, obedecendo à minha moralidade, aclamo João Matos. Nem sei se deva olvidar formalidades ou redigir tal préstimo com todo a deferência. (Romão, como ousas dirigir-te a ilustre peito luso com tamanha indolência?). Mortalidade à parte, semideus, venerar-te-ei para todo o sempre. Mesmo aquando da minha putrefação e da exposição ao reino necrófago. Tu, presença assídua desde o meu acompanhamento à modalidade, foste, desde o primeiro minuto, um ídolo.

A tua singularidade é notória. Marcaste toda a minha geração e continuas a marcá-la. A colossal humanidade equipara-se ao tamanho profissionalismo. Sim, humanidade, pelas provas já prestadas no seio das quatro linhas e no contacto com o púlpito, o respeito nutrido quer para com o opositor quer para com a massa adepta que te salvaguarda. Exemplo vivo de fair-play.

A humildade para reconhecer a inaptidão que designa o ilusionismo e a magia fomentou na minha índole o espanto e a perplexidade. Não oculto a minha paixão pelo hermetismo supracitado. Contudo, algo ascende à estratosfera que nos cobre e que, no âmago de um sportinguista irracional (como eu) arrebata todo e qualquer drible ou golo: refiro-me ao arrojo, à audácia e à temeridade. Qualquer pavilhão cai no embevecimento. Resta a apreciação e a filiação com espírito tão intenso. Portugal, a Europa e o mundo já se habituaram a manifestações de cariz “guerrilho-sentimental”.

Em João Matos, o leão rampante confunde-se com o seu próprio coração
Fonte: Sporting CP

A referência assume contornos pleonásticos, mas aplicá-la em casos passíveis da mesma é um deleite. Cliché ou não. Exatamente, relatos de uma rivalidade eterna: SL Benfica. Galhardamente, e com a dentição devidamente afiada, exalaste o bramido enfurecido, empenhando a listada verde e branca e fincando os lábios junto do símbolo ao qual jurou amor eterno. Nunca vislumbrei choro e raiva tão autênticos aquando de desaires, assim como nunca vivenciei tamanho júbilo e lágrimas de contentamento.

A UEFA Futsal Champions League era competição almejada há uma data de anos. Mais do que qualquer outra, mereceste-a. Porque respiras Sporting, porque vives o Sporting, porque vives para o Sporting, porque exaltas os seus valores, porque não te acobardas em clima de peleja, porque não permites que ninguém nos espezinhe, porque nos instruis o ecletismo da instituição e porque (nos) amas incondicionalmente. Se há pessoa que honra a braçadeira que transporta, és tu!

Um “obrigado” ridicularizaria toda esta (tentativa de) homenagem. Para ti, as palavras não fluem no decurso da normalidade e todos os vocábulos elogiosos são escassos. És nosso, és a amálgama de todos nós, és Sporting Clube de Portugal!

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca regressa às vitórias na Ligue 1 com contributo de Afonso Moreira: eis todos os resultados do dia

O Lyon de Paulo Fonseca venceu o Nantes por 3-0 na jornada 14 da Ligue 1. Português Afonso Moreira fez uma das assistências.

William Gomes aproveita distração do Estoril Praia para adiantar o FC Porto no marcador

William Gomes abriu o marcador ao minuto 8' do encontro. O FC Porto e o Estoril Praia defrontam-se no Estádio do Dragão.

Friburgo afunda Mainz no fundo da tabela com uma goleada: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Friburgo goleou o Mainz por 4-0 na jornada 12 da Bundesliga e afundou os visitantes na última posição da tabela com apenas seis pontos.

Polémica em Inglaterra: Ex-Sporting visto a discutir com colega de equipa

Pedro Porro discutiu com Lucas Bergvall após a derrota frente ao Fulham na Premier League. Situação viralizou nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Alexander Isak estreia-se a marcar pelo Liverpool na Premier League: «Uma vitória não significa que estamos de volta»

O Liverpool venceu o West Ham, fora de casa por 2-0 e voltou assim às vitórias. Alexander Isak estreou-se a marcar com a camisola do Liverpool para a Premier League e falou no final do jogo sobre o momento atual do clube.

Caldas perde em casa frente ao Amora e deixa Belenenses fugir no topo da tabela: eis os resultados do dia da Liga 3

O Caldas deixou escapar pontos em casa e saiu derrota frente ao Amora. Belenenses venceu na casa do Atlético CP por 2-1.

João Nuno e a derrota frente ao Sporting: «Doeu-nos sofrer de bola parada porque tínhamos trabalhado bastante essa situação»

João Nuno analisou o duelo entre o Sporting e o Estrela da Amadora. Leões ganharam por 4-0, em jogo de Primeira Liga.