Jogadores que Admiro #122 – João Pereira

João Pereira, ou então João Pedro da Silva Pereira foi, enquanto adepto sportinguista, dos jogadores que mais admirei e que mais gostei de ver com a verde e branca.

Apesar de ter feito toda a sua formação e jogado na equipa principal do clube rival, quando chegou ao Sporting CP cativou-me logo. Em janeiro de 2010, chegou a Alvalade, vindo do SC Braga, para assumir a lateral direita; era um miúdo, com o cabelo levantado, aparelho nos dentes e um ar de rebelde, algo conflituoso, que não virava a cara à luta e que jogava sempre com a faca na boca. Ora, para mim, um menino com, na altura, oito anos de idade, que começava a assistir e a ter vontade de perceber e acompanhar futebol, ver tanta rebeldia e matreirice fascinava-me.

Os anos iam passando e ver João Pereira a defender (e bem) as nossas cores tornava-se um hábito. Lembro-me bem da época 2011/12, em especial da nossa campanha na Liga Europa, em que fomos à meia-final; João Pereira na direita e Insua na esquerda faziam uma das melhores duplas de laterais que me recordo de ver no Sporting, curiosamente numa altura em que o plantel, no geral, era mediano. Nessa mesma época, capitaneou o Sporting Clube de Portugal por diversas ocasiões.

Mal sabia eu que, no final dessa época, João Pereira ia rumar a Espanha, para representar o Valência e que a época que se avizinhava ia ser uma das piores da história do clube. Naquela altura, para mim, que tinha crescido a ver o João sempre de verde e branco e que me tinha apaixonado pela forma que ele vivia o jogo e que defendia o clube, vê-lo sair foi um motivo para me desfazer em lágrimas. Com, mais ou menos, dez anos de idade, preferia que me tivessem partido os meus brinquedos todos à minha frente, que ver o “meu” João Pereira a sair do “meu” clube.

Com tão tenra idade, não tinha a noção que havia clubes com outros objetivos que o Sporting e que poderiam oferecer melhores condições financeiras ao jogador; naquela altura, para mim, o Sporting CP era a melhor equipa do mundo e tinha os melhores jogadores do mundo, por isso não haveria razão para o João Pereira querer sair.

Com o coração de um jovem adepto despedaçado pela saída do João Pereira, cresci, continuei a acompanhar loucamente o Sporting CP e percebi que afinal existem mais ligas, mais clubes, que, se calhar, o Sporting não é o melhor do mundo e que, se calhar, os nossos jogadores não eram os melhores do mundo. Podiam não ser os melhores, mas eram os meus preferidos.

Os anos foram passando, a vida continuou, até que, no verão de 2015, voltam a surgir rumores que o João estava perto do “nosso” Sporting. Voltei a sentir-me na pequena criança que o idolatrava e vibrava tanto com ele. Os rumores acabaram por se tornar reais e o João era “nosso” de novo. Durante grande parte da época foi dono da lateral direita e embalava-nos para uma época que parecia histórica, no entanto, depois acabou por dar o lugar Schelotto e a época acabou por não correr da melhor forma. Ficou o amargo que merecíamos ou devíamos ter conseguido mais nessa época, porque o plantel merecia ser campeão.

Na nova época, em 2016/17, voltou a fazer uns jogos pelo Sporting, mas não foram suficientes para convencer a equipa técnica e voltou a abandonar o clube, desta feita a janeiro de 2017. Nova tristeza por vê-lo sair, não tão traumatizante e profunda como a primeira, mas que me marcou à mesma; nunca queremos ver quem nos representa e defende tão bem longe de nós, esses queremos sempre por perto, mesmo que não joguem.

Achava que o João não voltaria, mas em janeiro, novos rumores sobre o teu regresso meteram-me, de novo, radiante com a tua chegada. Ele tinha de vir este ano, estávamos bem encaminhados para ser campeões e se havia alguém que merecia festejar este título connosco, era o João. Sempre regressou. Não era titular, mas isso também não me preocupava; sabia que os valores que ele nos tinha mostrado nas passagens anteriores pelo Sporting CP ainda estavam bem presentes nele e estavam a ser transmitidos às gerações mais novas.

No final desta temporada, ainda fez uns belos jogos e mostrou que, afinal ainda estava aí para as curvas. Foi campeão, foi campeão pelo seu Sporting Clube de Portugal. Não podia ficar mais feliz por ele.

Foi gratificante. Comecei a admirar o jogador em tempos que já não voltam, numa altura em que a infância se mistura com o futebol e torna-o em algo romântico, fantástico e inesquecível. Depois, segui sempre a sua carreira de perto, vi que ele sofria connosco e, agora, vejo que ele festeja o nosso título de campeão nacional, com as lágrimas a teimarem em aparecer. Com as botas já penduradas, que continues a defender tão bem o Sporting CP como sempre o fizeste, que nunca percas essa matreirice, essa garra e esse teu sportinguismo, porque o Sporting Clube de Portugal precisa de ti. Obrigado, João Pereira.

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Arábia Saudita vai voltar a atacar contratação de Gonçalo Inácio e pode chegar aos 60 milhões de euros pelo defesa do Sporting

Gonçalo Inácio é alvo do Al Ittihad e da Arábia Saudita. Defesa do Sporting tem cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e leões não querem deixar sair.

Bayer Leverkusen fecha acordo com o sucessor de Erik ten Hag

O Bayer Leverkusen chegou a acordo com Kasper Hjulmand para assumir a equipa. Treinador vai assinar contrato nos próximos dias e arrancar trabalhos na quarta-feira.

A mensagem de Ruben Amorim para André Onana que motivou a saída do guarda-redes do Manchester United

André Onana está de saída do Manchester United. Mensagem de Ruben Amorim motivou saída do guarda-redes para o Trabzonspor.

Olympique de Marselha chega a acordo com Benjamin Pavard e Matt O’Riley

No último dia de mercado, o Marseille garantiu por empréstimo Benjamim Pavard com uma opção de compra de 15 milhões de euros e Matt O´Riley também com um acordo de cedência por uma temporada sem opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim avança com 40 milhões de euros por jogador do Sporting

O Manchester United está a tentar contratar Zeno Debast. Equipa de Ruben Amorim prepara proposta pelo central belga junto do Sporting, onde o treinador já trabalhou.

Brian Brobbey e Bertrand Traoré oficializados no Sunderland

Sunderland finaliza as contratações de Brian Brobbey e Bertrand Traoré por um total de 23 milhões de euros. Ambos os jogadores vindos do Ajax.

Yeray Álvarez suspenso por 10 meses devido a tratamento para a queda do cabelo

O Athletic confirmou a suspensão de Yeray Álvarez. O defesa central ficará fora dos relvados por 10 meses após acusar positivo em teste de doping.