📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #124 – João Palhinha

- Advertisement -

João Palhinha, atualmente, está ao serviço da seleção nacional. É um dos jogadores mais valiosos do Sporting CP, sendo um dos mais cobiçados pelo mercado internacional.

João Palhinha é médio defensivo e tem 25 anos, nunca foi visto como uma “grande promessa”, mas o trabalho levou-o a tornar-se um dos 26 melhores jogadores nacionais que estão presentes no Euro 2020. Palhinha começou a sua formação no Alta de Lisboa, depois foi para o Sacavenense, até ser contratado pelo Sporting CP.

Como profissional, jogou pouco no Sporting CP, numa fase mais inicial da sua carreira. Tendo passado por empréstimos como: Moreirense FC, Belenenses SAD e SC Braga, clube em que podemos dizer que deu o seu grande salto qualitativo futebolístico e onde “explodiu” para o “mundo do futebol”.

Para chegar a este status, já numa fase onde os jogadores raramente dão o salto. João Palhinha passou por inúmeras dificuldades e por vários percalços na sua carreira desportiva para chegar onde chegou, nos dias de hoje. Mas foram estes percalços que o levaram a evoluir e o que levaram a tornar-se um dos indiscutíveis do Sporting CP campeão nacional, após 19 anos sem erguer o “caneco”.

Durante a estadia em Braga, João Palhinha apontou o tento solitário diante do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se calhar, não seria o mesmo jogador, se não tivesse passado por inúmeros empréstimos: como ao Moreirense e ao Belenenses, se não tivesse sido “queimado” numa conferência por Jorge Jesus, na altura técnico do Sporting CP, após um jogo menos conseguido da sua parte contra o FC Porto em que, segundo JJ, João Palhinha “não levou o guião certo”, se não tivesse presente nas invasões de Alcochete, se não fosse “mandado embora” para o SC Braga, mesmo querendo ficar no clube e, por fim, se não fizesse parte das contas para o início desta época no Sporting CP, não fazendo parte do lote de jogadores para o estágio de pré-temporada.

Estas dificuldades, a meu ver, transformaram e conduziram à evolução futebolística de João Palhinha. Mesmo passando por estes episódios todos, o camisola seis nunca desistiu e continuou a lutar pelo seu sonho: o de jogar pelo clube verde e branco.

E por isto tudo, os sportinguistas admiram Palhinha e veem-no não só como um líder do balneário, mas também como um dos grandes jogadores da última década, como um símbolo da conquista do título e uma referência a seguir pelos jovens que queiram ser jogadores, não só pelo Sporting CP, mas também ao serviço de outros clubes.

Na presente temporada, João Palhinha foi imprescindível para a conquista do título nacional
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

João Palhinha – segundo os sportinguistas – é um jogador que todos deviam seguir, um exemplo de alguém trabalhador, que ama o clube acima de qualquer coisa (exemplo disso foram as já referidas invasões a Alcochete, que levaram à rescisão de vários jogadores nucleares da equipa, muitos deles provenientes da academia de Alcochete, como: William Carvalho, Rui Patrício, Gelson Martins, Daniel Podence e Rafael Leão). Palhinha foi um dos que ficou, recusou rescindir contrato, mesmo com pressões de empresários, amigos e familiares, Palhinha quis ficar, porque, segundo o mesmo, “um leão não foge”.

Esta frase diz muito do caráter da pessoa, mas também do amor que sente pelo clube, o que levou ao respeito de inúmeros adeptos do Sporting, que deixaram de olhar só para a sua qualidade futebolística, mas passaram-no a olhar enquanto alguém representa os adeptos e que, após a maior crise do clube, não virou a cara à luta.

Para concluir, João Palhinha é um jogador que tem a minha admiração, não só pela sua qualidade futebolística, mas pelos valores que o mesmo traz. Pessoalmente, espero que fique durante muitos no clube porque, nos dias de hoje, é difícil encontrar jogadores como o número seis leonino: um grande jogador, líder que carrega em si um conjunto de valores difíceis de encontrar.

Pode-se substituir a qualidade futebolística, mas as qualidades enquanto pessoa são difíceis de encontrar. E sendo o Sporting CP um clube formador, é importante ter figuras que carregam o lema do clube: o esforço, a dedicação, a devoção e a glória.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.