Jogadores que Admiro #58 – João Matos

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Sempre fui a adepta que dava um olhinho a todas as modalidades e que gostava de se manter a par dos resultados das diversas equipas do Sporting. Há cerca de seis anos, comecei a acompanhar a equipa de futsal com bastante regularidade. Foi a partir daí que percebi que as referências do mundo leonino estão espalhadas por todas as modalidades e que muitas delas sentem o clube da mesma forma que nós, adeptos.

Lembro-me do dia em que me desloquei ao pavilhão de Loures com a camisola vestida e o cachecol ao pescoço para apoiar pela primeira vez ao vivo a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal. Já os tinha visto jogar pela televisão, mas ali tão perto a emoção vive-se de forma diferente. A partir daquele dia, o nome João Matos ficou na minha cabeça como o exemplo máximo daquilo que é ser sportinguista.

É incrível como o João sente o mesmo que os adeptos, como se fosse um deles. E na verdade, é. Na verdade, o segredo é sentir como nós sentimos. Não há explicação quando se vê um dos nossos deixar tudo em campo, como ele deixa, seja num jogo europeu ou num confronto com o último classificado da liga portuguesa. É fascinante e até contagiante a forma como o João festeja cada corte. Só isso, um corte. Nem falo dos festejos de golo ou das vitórias suadas, em que constantemente ergue e beija o símbolo que leva ao peito como se nos dissesse com os gestos e o olhar que podemos contar com ele até ao fim.

 

João Matos com os troféus conquistados pela equipa de futsal do Sporting CP na época 2015/16 Fonte: Facebook oficial de João Matos
João Matos com os troféus conquistados pela equipa de futsal do Sporting CP na época 2015/16
Fonte: Facebook oficial de João Matos

E até ao fim, devemos poder contar com os capitães. É por isso que de forma natural – e com a “reforma” do emblemático João Benedito – a braçadeira passou para o João Matos. Ele sempre esteve na lista de capitães, é certo, mas agora é-o de forma efetiva. É a primeira opção. E merece-o.

O pavilhão João Rocha está a meses de ser estreado. Este sonho antigo é um presente para todos os adeptos sim, mas ainda mais para jogadores como o João. Ele é daqueles que merece ter uma casa própria, onde toda a família sportinguista se possa reunir aos fins-de-semana para escrever a história. Ele dentro de campo e nós na bancada. Juntos. Tenho a certeza que o faremos.

A partir daquele dia, o primeiro ao vivo em Loures, voltei a cruzar-me muitas vezes com a equipa de futsal. No entanto, até hoje, ainda não consegui agradecer pessoalmente ao João tudo aquilo que ele faz pelo meu clube. Pelo nosso clube. Dentro e fora do campo. Em breve, espero que isso possa mudar. Até lá, aqui fica: obrigada por tudo, João.

Foto de capa: pt.uefa.com

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica faz oferta por jovem promessa romena: eis a situação de acordo com a imprensa

Imprensa romena diz que o Benfica fez uma proposta de 400 mil euros (que pode chegar ao milhão de euros com objetivos) por Razvan Marincean.

Arsenal fecha reforço que está há vários anos em Inglaterra

O Arsenal fechou a contratação de Illan Meslier. Guarda-redes já realizou os exames médicos e tem o contrato assinado.

Sporting baixa preço de Pedro Gonçalves: eis os milhões

Pedro Gonçalves tem novo preço. Sporting admite agora uma venda do internacional português entre os 20 e os 25 milhões de euros.

Pedro Proença na chegada da Seleção Nacional a Portugal: «Este Mundial ficou muito aquém do que pretendíamos»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, admitiu Mundial aquém do desejado e falou sobre novo selecionador.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa sucede a Marco Silva e é o novo treinador do Fulham

O Fulham oficializou esta quarta-feira a contratação de Álvaro Arbeloa. Técnico assina vínculo de três anos até 2029.

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.