📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do Universo Sportinguista: Fernando Peyroteo

- Advertisement -

Fernando Peyroteo, a máquina de fazer golos! Peyroteo foi o melhor marcador de sempre do futebol português, com 706 golos em 435 jogos. Se contarmos apenas com jogos oficiais, o goleador leonino somou 543 golos em 343 jogos.

O maior goleador de sempre, Fernando Peyroteo, iniciou a sua carreira em Angola, onde representou o Atlético Moçâmedes, o Académico Sá da Bandeira, até chegar ao Sporting de Luanda. Transferiu-se para o Sporting a troco de quinhentos escudos, com um vencimento de setecentos.

O “stradivarius” dos “Cinco Violinos”, chega ao Sporting na época de 1937/1938, durante doze temporadas vestiu de leão ao peito. Nesse período venceu um Campeonato de Portugal, cinco Campeonatos Nacionais, oito Campeonatos de Lisboa e uma Taça do Império, sendo um dos jogadores mais titulados da história do Sporting.

Com a camisola verde e branca, Peyroteo marcou 706 golos em 435 jogos, sendo o melhor marcador do Campeonato Nacional por seis vezes, estabelecendo um recorde de 43 golos em dezanove jogos, que só seria batido em 1974 por Yazalde que marcou 46 golos mas em 29 jogos. Em competições oficiais, Peyroteo deixou vários recordes, num só jogo marcou nove golos ao Leça e oito ao Boavista, conseguindo ainda marcar seis golos numa única partida por quatro vezes, cinco por nove vezes, quatro por dezoito vezes e três por 41 vezes, apenas em competições oficiais.

Peyroteo é uma das maiores referências dos leões
Fonte: Cortina Verde

Outro facto na sua carreira foi ter sido o primeiro jogador a marcar um golo no Estádio Nacional, ao inaugurar o marcador no jogo em que o Sporting derrotou o Benfica por 3-2 com dois golos seus, conquistando a Taça Império.

O eterno número nove dos leões, representou a seleção nacional por vinte ocasiões, tendo também deixado a sua marca, com quinze golos apontados. Além de atleta, foi ainda selecionador nacional, onde orientou a equipa das “quinas” em dois jogos.

No dia 25 de Setembro de 1949, os sportinguistas despediram-se de uma lenda, Fernando Peyroteo retira-se dos relvados. Na sua despedida, conquista a Taça de Preparação, ao vencer o Atlético de Madrid por 2-1.

Uma carreira de títulos, vitórias e golos! O “stradivarius” apoiado por Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano, os “Cinco Violinos”.

Para sempre, ficará na história do desporto nacional, o maior goleador de sempre. Na história do Sporting Clube de Portugal ficarão sempre os golos, as vitórias e os títulos que conquistou de leão ao peito. Para sempre será o sócio número nove do Sporting Clube de Portugal, Fernando Peyroteo.

Foto de Capa: Sporting Com Filtro

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.