Lendas do Universo Sportinguista: Fernando Peyroteo

- Advertisement -

Fernando Peyroteo, a máquina de fazer golos! Peyroteo foi o melhor marcador de sempre do futebol português, com 706 golos em 435 jogos. Se contarmos apenas com jogos oficiais, o goleador leonino somou 543 golos em 343 jogos.

O maior goleador de sempre, Fernando Peyroteo, iniciou a sua carreira em Angola, onde representou o Atlético Moçâmedes, o Académico Sá da Bandeira, até chegar ao Sporting de Luanda. Transferiu-se para o Sporting a troco de quinhentos escudos, com um vencimento de setecentos.

O “stradivarius” dos “Cinco Violinos”, chega ao Sporting na época de 1937/1938, durante doze temporadas vestiu de leão ao peito. Nesse período venceu um Campeonato de Portugal, cinco Campeonatos Nacionais, oito Campeonatos de Lisboa e uma Taça do Império, sendo um dos jogadores mais titulados da história do Sporting.

Com a camisola verde e branca, Peyroteo marcou 706 golos em 435 jogos, sendo o melhor marcador do Campeonato Nacional por seis vezes, estabelecendo um recorde de 43 golos em dezanove jogos, que só seria batido em 1974 por Yazalde que marcou 46 golos mas em 29 jogos. Em competições oficiais, Peyroteo deixou vários recordes, num só jogo marcou nove golos ao Leça e oito ao Boavista, conseguindo ainda marcar seis golos numa única partida por quatro vezes, cinco por nove vezes, quatro por dezoito vezes e três por 41 vezes, apenas em competições oficiais.

Peyroteo é uma das maiores referências dos leões
Fonte: Cortina Verde

Outro facto na sua carreira foi ter sido o primeiro jogador a marcar um golo no Estádio Nacional, ao inaugurar o marcador no jogo em que o Sporting derrotou o Benfica por 3-2 com dois golos seus, conquistando a Taça Império.

O eterno número nove dos leões, representou a seleção nacional por vinte ocasiões, tendo também deixado a sua marca, com quinze golos apontados. Além de atleta, foi ainda selecionador nacional, onde orientou a equipa das “quinas” em dois jogos.

No dia 25 de Setembro de 1949, os sportinguistas despediram-se de uma lenda, Fernando Peyroteo retira-se dos relvados. Na sua despedida, conquista a Taça de Preparação, ao vencer o Atlético de Madrid por 2-1.

Uma carreira de títulos, vitórias e golos! O “stradivarius” apoiado por Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano, os “Cinco Violinos”.

Para sempre, ficará na história do desporto nacional, o maior goleador de sempre. Na história do Sporting Clube de Portugal ficarão sempre os golos, as vitórias e os títulos que conquistou de leão ao peito. Para sempre será o sócio número nove do Sporting Clube de Portugal, Fernando Peyroteo.

Foto de Capa: Sporting Com Filtro

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras responde ao Bola na Rede: «Sempre que o Sporting esticou um bocadinho mais o jogo, criou-nos muitas dificuldades»

Gil Lameiras fez a análise da derrota sofrida pelo Vitória SC contra o Sporting. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mikel Arteta confiante para o jogo contra o Atlético de Madrid: «É um sonho termos a chance de chegar à final»

Mikel Arteta e Viktor Gyokeres mostraram-se ambiciosos na véspera do jogo da segunda mão das meias-finais da Champions League.

Jornalista espanhol rendido a Maxi Araújo: «O Sporting avalia-o em 50 milhões de euros, e não é de admirar»

Maxi Araújo está a realizar uma temporada de destaque do Sporting e tem somado elogios pelas suas exibições.

Carlos Soares: «O ADN do Vitória está em entrar em qualquer campo para ganhar»

Carlos Soares analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Zeno Debast com um passe direto para a própria baliza fez um caricato autogolo no Sporting x Vitória SC

O Sporting e o Vitória SC jogaram no fecho da jornada 32. Último golo do jogo foi marcado por Zeno Debast... na própria baliza.

Samu Silva: «É importante manter os princípios, não íamos mudar a nossa forma de jogar»

Samu Silva analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

Daniel Bragança: «Fomos dignos do que é ser Sporting»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.