Lendas do Universo Leonino: Krassimir Balakov

- Advertisement -

Em 1966 nascia o búlgaro Krassimir Genchev Balakov, um jogador que representou apenas três clubes. Iniciou a sua carreira futebolística em 1982 num clube do seu país, o FC Etar. Em 1990 viajou para Portugal, para assinar pelo clube que mais visibilidade lhe deu, o Sporting CP, tendo estado ao serviço dos leões durante cinco temporadas.

Durante as cinco temporadas que envergou a listada verde e branca, Balakov realizou 138 partidas e fez balançar as redes adversárias por 43 vezes. Não sendo um jogador que ocupasse as posições mais avançadas no terreno, os seus números mostram a sua capacidade para chegar a terrenos mais ofensivos.

O número “10” era e continua a ser um jogador fundamental sobretudo nas manobras ofensivas, uma posição que exige aos seus “ocupantes” um nível técnico e magia que poucos possuem. Normalmente o número “10” na camisola também é uma das principais figuras da equipa, sendo normalmente um jogador que ocupa terrenos mais ofensivos. Agora vamos imaginar estes dois cenários, estes dois sentidos para a questão do número “10”, num jogador só. Pois bem, conseguem imaginar?! A quem não conseguiu ou teve algumas dificuldades, recomendo que (re)vejam vídeos deste búlgaro.

O médio criativo, dotado de um pé esquerdo que ainda hoje deixa saudades no universo leonino, deixa um cardápio de golos para todos os gostos (pé esquerdo, pé direito, cabeça). Mas quero destacar um, um dos melhores da história do Sporting, num jogo contra o Vitória FC, o esquerdino numa jogada individual, parte do meio campo com a bola nos pés e só termina no fundo das redes, tendo sido mesmo o pé não dominante que “empurrou” a bola para as redes da baliza sadina.

Quebra-cabeças para os adversários
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Na sua etapa em Portugal teve como colegas de equipa Luís Figo, Paulo Sousa, Jorge Cadete, Iordanov entre muitos outros. Em 1995 fez a sua despedida com a verde e branca antes de rumar ao Estugarda. No último jogo de leão ao peito, acabou por conquistar a sua única competição em Portugal, numa vitória por 2-0 sobre o Marítimo na final da Taça de Portugal.

Ao longo da sua carreira, foi ainda internacional búlgaro em 92 jogos, nos quais faturou por dezasseis vezes.  Esteve presente na equipa que fez história no Mundial de 1994 nos Estados Unidos, ao chegar às meias-finais da competição.

Em 2003 “pendurou” as chuteiras e passados três anos iniciou a sua carreira como treinador no Grasshoppers Club da Suíça, passando ainda pelo campeonato croata, búlgaro e alemão.

Um jogador que ficou e para sempre ficará na história dos leões!

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.