Leoas vingam dérbi (e campeonato) com conquista no Jamor?

- Advertisement -

A equipa do Sporting de futebol feminino festejou, sábado passado, a festa da Taça de Portugal. Por duas bolas a uma, as leoas levantaram a taça frente ao Famalicão. Deu para esquecer o dérbi e o segundo lugar do campeonato?

A temporada da equipa feminina do Sporting, a meu ver, foi, no geral, positiva. A verdade é que ninguém dava pelas leoas este ano e a turma verde e branca acabou a temporada como começou. A ganhar.

Ora, começando do fim, as leoas acabaram a temporada com a Taça de Portugal. Depois da derrota com o Benfica, por 3-1, que acabou por dar o campeonato às águias, o Sporting tinha de se redimir e vencer a final da Taça de Portugal, frente à forte equipa do Famalicão.

Com a motivação do dérbi, assim aconteceu. Joana Marchão, que apontou o primeiro golo, e Davidson, o segundo, deram a Taça de Portugal às leoas. Só assim podia acontecer o desfecho da temporada das leoas, pelo que lutaram durante o curto campeonato que têm.

 

A turma de Mariana Cabral começou a temporada a vencer por duas bolas a zero o Benfica, a contar para a Supertaça. Estava conquistado o primeiro troféu. Seguiu-se uma boa e discreta campanha na fase regular do campeonato. Porém, as coisas não correram como se expectava.

As leoas acabaram por cair nas meias-finais da Taça da Liga e na fase playoffs do campeonato nacional começaram logo a perder. Acredito que o ânimo abalou um pouco a equipa para o restava jogar.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Não virando o corpo às balas, havia uma missão por concluir. A missão Jamor. Mostraram o ADN de leão e, muito mais que isso, mostraram que a emoção e qualidade do futebol também podem ser vividas perante um jogo de senhoras.

Fez-se história a vários níveis. Mariana Cabral é a primeira a vencer esta Taça como jogadora (1º de Dezembro em 2012) e como treinadora (agora no Sporting). Somos o segundo clube com mais vitórias nesta prova, estando apenas atrás do 1º de Dezembro por quatro vitórias.

 

A nossa treinadora 🤩@marianacabral foi a primeira 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 a vencer a #TaçaDePortugal como jogadora e treinadora 🟢⚪ #FutFemSCP pic.twitter.com/RBu6p6aHiu

— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) May 30, 2022

O Sporting acabou a temporada com 24 vitórias, seis derrotas e três empates. No total, foram 109 golos marcados e apenas 21 sofridos. Há que enaltecer este trabalho de Mariana Cabral.

Há muito a fazer no futebol feminino, isso ninguém pode negar. Mas, acreditem no que digo, o futebol vive-se de qualquer maneira. Exemplo disso foi a emoção com que a leoas levantaram a Taça. Que venham muitas mais.

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.