Leões e Conquistadores lutam por um lugar na final | Sporting x Vitória SC

- Advertisement -

Taça da Liga, Meia-Final: terça-feira, 6 de janeiro de 2026, 20h00.

A ANTEVISÃO: LEÕES PRETENDEM CONFIRMAR O FAVORITISMO FRENTE A UM VITÓRIA QUE QUER SURPREENDER

Com quase duas décadas de existência, a Taça da Liga encaminha-se para mais um desfecho no qual mais um emblema a vai erguer e sagrando-se “Campeão de Inverno”. Na primeira meia-final temos um duelo entre Sporting e Vitória SC, com percursos muito distintos na competição. Os leões já a venceram por quatro ocasiões (além de oito finais) e os vimaranenses apenas por três vezes atingiram as meias-finais (2008/09, 2019/20 e 2025/26).

O Sporting iniciou a época com ambições elevadas e com a responsabilidade inerente ao estatuto de bicampeão e candidato ao terceiro título consecutivo, procurando dar continuidade a um modelo competitivo já consolidado na generalidade. Ao longo da temporada até ao momento, a equipa de Rui Borges tem apresentado um rendimento globalmente consistente, traduzido num elevado número de vitórias e numa presença firme no top dois da Liga Portuguesa e na luta pelas restantes competições. Ainda assim, apesar da regularidade frente à maioria dos adversários, o Sporting não conseguiu vencer, até ao momento, FC Porto, Benfica, Braga e Gil Vicente (mais diretos adversários no top cinco da Liga), o que tem limitado a sua margem competitiva nos confrontos mais exigentes.

Em termos coletivos, o Sporting assume um futebol de iniciativa, dominador e ofensivo, assentando num sistema base de 4-2-3-1, com forte aposta na posse de bola, na construção apoiada desde trás e numa pressão alta após a perda. A equipa procura controlar o ritmo do jogo, utilizando bem a largura e a mobilidade dos jogadores entre linhas para desmontar blocos defensivos mais baixos. Apesar de alguns momentos em que não é tão eficaz e de apresentar alguns desequilíbrios defensivos, mantém uma organização e modelo sólidos, com capacidade de adaptação ao longo dos jogos. Pela utilização regular e impacto no rendimento coletivo, têm-se destacado naturalmente jogadores como Luis Suárez, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, bem como Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, peças-chave no equilíbrio defensivo e na liderança da equipa. Todos elementos de topo e mais-valia do futebol português.

Sporting
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Para este jogo, o Sporting não poderá contar com Geovany Quenda, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Zeno Debast, Ricardo Mangas e Salvador Blopa, todos por lesão. Além destes, também estarão ausentes Geny Catamo e Ousmane Diomande, que se encontram ao serviço das respetivas seleções. Gonçalo Inácio cumpre suspensão.

Do outro lado da barricada, o filme é distinto. No princípio da época, a equipa do Vitória SC ficou órfã de muitos dos seus principais nomes como Tiago Silva, Nuno Santos, Tomás Händel e Toni Borevkovic. No entanto, o conjunto vitoriano embora ainda esteja algo longe da sua melhor forma e potencial, reagiu bem às perdas e tem tido resultados dignos de registo, com bastantes mais jogos não perdidos (14, dos quais dez são vitórias) do que perdidos (sete). Ocupando o sexto lugar da Liga, tem tido um rendimento que o coloca entre os candidatos naturais à Europa do futebol para a próxima época e está entre os quatro semifinalistas da Taça da Liga, onde conseguiu surpreender de forma categórica o FC Porto no Dragão por 3-1. No campo negativo da equipa vitoriana, naturalmente a eliminação da Taça de Portugal aos pés de uma equipa inferior em termos de qualidade e estatuto (AVS por 0-1) e o facto de ainda não ter vencido qualquer equipa grande ou adversário direto pelos mesmos objetivos, tendo apenas conquistado pontos ao Braga e Gil Vicente.

É um conjunto que maioritariamente apresenta um estilo de futebol mais pragmático, embora com momentos mais intensos e combativos, procurando ser eficaz nas oportunidades de golo que cria. Na maioria dos jogos desta época, demonstra ser uma equipa com uma organização defensiva competente, procura transições rápidas, os lances de bola parada são umas das suas armas para conseguir concretizar, consegue uma flexibilidade tática interessante (do seu 4-2-3-1) face aos jogadores que tem ao dispor e consegue competir apesar das adversidades que já passou e passa. Pela utilização e rendimento, destacaram-se pela equipa de Guimarães até agora Nélson Oliveira, Oumar Camara, Telmo Arcanjo, Rodrigo Abascal, Alioune Ndoye e o capitão Samu Silva.

Saviolo
Fonte: Vitória SC

A equipa de Luís Pinto tem duas ausências confirmadas: Óscar Rivas e José Ribeiro.

É de esperar que a equipa de Alvalade vá ter mais protagonismo, posse e tentativas de chegar ao golo e os vitorianos a jogar em contra-ataque em busca de transições para surpreender.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será o 176.º jogo entre os leões e os vitorianos a contar para competições nacionais, 112 foram vitórias verde e brancas, 37 terminaram empatados e 26 terminaram com o triunfo da equipa da Cidade Berço.
  2. Nos 175 jogos entre Sporting e Vitória SC, a equipa de Alvalade marcou 407 golos e a equipa minhota marcou por 164 ocasiões.
  3. Dos 175 encontros entre as duas equipas, apenas 14 não foram a contar para a Liga Portuguesa.
  4. Dos 175 jogos entre as duas equipas, apenas dois foram a contar para a Taça da Liga.
  5. Os dois confrontos entre os dois emblemas a contar para a competição datam das épocas 2007/08 e 2014/15, no primeiro terminou empatado a zero e com os leões a vencerem nas grandes penalidades (7-6) e o segundo foi consumado novo triunfo leonino por 2-0.
  6. O extremo Ousmane Dramé (com 22 anos na época) foi o último jogador a marcar pelo Sporting num encontro contra o Vitória SC a contar para a Taça da Liga, curiosamente no único jogo que fez na equipa principal do Sporting.
  7. Nos dois encontros (2007/08 e 2014/15) entre as duas equipas a contar para a competição, nas respetivas épocas, Manuel Cajuda e Rui Vitória os treinadores do Vitória SC e Paulo Bento e Marco Silva estavam no comando dos leões.
  8. Ambos os encontros entre as duas equipas a contar para a Taça da Liga realizaram-se no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, esta será a primeira vez que os dois clubes se defrontam em campo neutro.
  9. Além de Rui Borges, nomes como José Peseiro, Jorge Jesus, Manuel José, Paulo Sérgio e Augusto Inácio são exemplos de treinadores que orientaram os dois clubes.
  10. O árbitro do encontro será Luís Godinho da Associação de Futebol de Évora.

JOGADORES A TER EM CONTA

Luis Suárez Sporting
Fonte: Rui Pereira/Bola na Rede

Luis Suárez – Frente a um Vitória SC que procurará ser coeso a nível defensivo, a equipa leonina naturalmente terá de ser consistente a nível ofensivo e neste segundo processo, será fundamental a parte da finalização e das oportunidades criadas. Sendo o melhor marcador do conjunto leonino com 19 golos em todas as competições, além da ausência de muitas figuras do plantel por lesão ou outra indisponibilidade, logicamente que Luis Suárez será muito decisivo para este encontro na estratégia sportinguista.

É um avançado móvel, intenso, agressivo na pressão, procura constante por lances de profundidade e com uma capacidade de finalizar em poucos toques. Um dia bom do avançado colombiano torna muito mais possível um dia bom para a sua equipa.

Oumar Camara Vitória SC
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Oumar Camara – Tendo claramente planeada uma estratégia defensiva eficaz contra um grande adversário, a equipa vitoriana precisará igualmente da mesma eficácia a nível ofensivo a fim de aproveitar as (eventualmente) poucas oportunidades de golo que irá dispor. Neste ponto será necessário espírito de frieza para a concretização, mas também virtuosidade na condução para o ataque. Oumar Camara é um dos elementos da equipa vitoriana que tem todas as características para ajudar a sua equipa a chegar à final da competição. O extremo francês é rápido, irreverente, forte no um-para-um, explora de forma interessante a velocidade e a mudança de ritmo para desequilibrar no corredor onde está. Tendo já sido decisivo para Luís Pinto em alguns jogos (quatro golos e uma assistência em 17 jogos), tem aqui uma nova oportunidade para o voltar a ser.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: João Virgínia, Fresneda, Eduardo Quaresma, Rômulo Júnior, Matheus Reis, Morten Huljmand (C), João Simões, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Luis Suárez e Fotis Ioannidis.

Treinador: Rui Borges

«O desfecho deste jogo vai definir quem lutará pelo troféu, e queremos muito conquistar a vitória. A equipa tem a ambição de chegar às finais e disputar títulos – esse é o nosso objetivo. Teremos um mês de janeiro bastante preenchido e, neste momento, não temos todas as soluções disponíveis. Espero que os jogadores recuperem o mais rapidamente possível, pois a sobrecarga em alguns atletas pode tornar-se perigosa e aumentar o risco de lesões musculares, algo que não controlamos. Esta partida será completamente diferente daquela que tivemos na I Liga. O Vitória SC vai querer disputar a final da Allianz Cup, motivado pela sua massa associativa e pela grandeza do clube. Acredito que será um jogo mais calculado em alguns momentos, pois ambas as equipas vão querer chegar à final. O Vitória SC tem realizado um belíssimo campeonato e foi a única equipa que conseguiu vencer o FC Porto a nível interno».

Vitória SC: Juan Castillo, Miguel Maga, Thiago Balieiro, Rodrigo Abascal, João Mendes, Gonçalo Nogueira, Matija Mitrovic, Samu Silva (C), Noah Saviolo, Oumar Camara e Nélson Oliveira.

Treinador: Luís Pinto

«A nossa forma de estar tem de ser sempre ganhar ou ganhar. Temos de entrar com respeito e coragem. Temos de perceber os momentos do jogo, de perceber a qualidade da outra equipa, que é altíssima. Temos de saber atacar, de saber defender, de saber transitar, de saber respeitar. A mentalidade fará a diferença. Queremos um upgrade face à nossa mentalidade no início do jogo do campeonato».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-1 Vitória SC

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

David Jurásek custou 14 milhões de euros ao Benfica e vai deixar as águias em definitivo

David Jurásek vai deixar de ser jogador do Benfica a título definitivo. O lateral esquerdo prepara-se para regressar ao Slavia de Praga.

Gian Piero Gasperini em risco de deixar a AS Roma

Gian Piero Gasperini pode abandonar em breve a AS Roma. O técnico não tem a melhor relação com Frederic Massara, diretor desportivo.

Costinha vai deixar o Paços de Ferreira e rumar a Angola

Costinha vai deixar de ser jogador do Paços de Ferreira nos próximos dias. O português prepara-se para reforçar um emblema angolano.

Nuno Espírito reage a nova derrota do West Ham: «Vou continuar a acreditar»

Nuno Espírito Santo falou após novo desaire do West Ham na Premier League. O técnico garantiu que continua a acreditar que vai levar a equipa ao sucesso.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal enviou dinheiro ao Sporting relacionado com o negócio Viktor Gyokeres

O Arsenal pagou um milhão e duzentos e cinquenta mil euros ao Sporting, algo previsto no acordo por Viktor Gyokeres.

Liverpool e Tottenham interessados em antigo alvo de Ruben Amorim para o Manchester United

O Liverpool e o Tottenham estão interessados na contratação de Carlos Baleba, jogador que representa o Brighton.

Marítimo elimina Valadares Gaia e já é conhecido o quadro dos quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Marítimo bateu o Valadares Gaia por 2-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina. Já é conhecido o quadro dos quartos de final da prova.