📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Leões Olímpicos

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1Enquanto a Liga portuguesa não começa, há tempo para observar o desempenho dos sportinguistas a atuar no Brasil, para os Jogos Olímpicos de 2016. Entre eles, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo (emprestado ao Nacional, mas ainda leão) e Carlos Mané. Quero ainda acrescentar a este ponto André Martins que, apesar de já no atuar no Sporting, esteve ao serviço do clube até à época anterior.

Em primeiro lugar, quero reforçar o brilhante desempenho que estamos a ter nos jogos Olímpicos. Falo em «nós» como seleção portuguesa, como os miúdos que foram para o Brasil para defender o país e que o têm feito muito bem, apesar de este último jogo ter deixado um pouco a desejar. Somos um grupo coeso, equilibrado e estamos a jogar como o que nos pedem: jogamos em equipa. Não há nomes que se sobrepõem, egos a comandar ou vedetas prontas a serem estrelas mundiais por uns Jogos Olímpicos. Mas agora a sério, os nossos leões:

Começo pelo nosso capitão. Esgaio, nos três jogos da fase de grupos, esteve bastante comprometido na sua função defensiva. Arrisco-me a dizer que foi um dos patrões da parte mais recuada da equipa, não só por levar a braçadeira (e com todas as responsabilidades que isso acaba por acarretar), bem como foi fundamental para que os ataques não chegassem à baliza de Varela. Um dos cortes que fez, vindo ajudar os seus colegas à entrada da área, neste último jogo contra a Argélia, foi fundamental para que Portugal não sofresse uma derrota, que mancharia a sua prestação durante esta edição do Rio 2016. Sempre bastante seguro das suas opções, o leão mostrou que é um bom acréscimo a qualquer equipa.

Tobias Figueiredo tem estado bastante seguro na defesa Fonte: Seleções de Portugal
Tobias Figueiredo tem estado bastante seguro na defesa
Fonte: Seleções de Portugal

Tobias Figueiredo, central que foi este ano emprestado ao Nacional da Madeira, tem feito atuações bastante seguras também, dando o ar da sua graça como goleador, com um belo tento de cabeça no passado jogo frente às Honduras. Já no jogo inaugural da participação no torneio olímpico, brindou os portugueses com uma excelente atuação, dando sempre tranquilidade à defesa portuguesa, sendo que a dupla que fez com Edgar Ié, que também passou por Alvalade, foi bastante eficaz. Notou-se a sua falta no jogo frente aos argelinos, em que a defesa andou, em diversos momentos, perdida no jogo e com indecisão nas saídas para o ataque.

Já Carlos Mané, bem como André Martins, foram a metade que menos se afirmou durante os jogos da fase de grupos. Ambos, o primeiro no ataque e o segundo no meio-campo, têm capacidade para fazer mais do que estão a mostrar: André Martins, apesar da sua experiência, não está a mostrar nem criatividade nem agressividade no segundo terço do terreno, capacidades que são impostas por outros colegas de equipa e farão com que este perca o lugar nesta seleção. Mané, apesar de ter ganho uma penalidade para Portugal (ainda que injusta), não mostrou do que é capaz, sem deixar marca nos jogos que tem realizado. Nota negativa para um jogador que poderia aproveitar a rapidez para os últimos jogos. Não me convence para a próxima partida, mesmo sabendo quais são as suas capacidades.

Assim, apesar de ser uma representação portuguesa nos Jogos Olímpicos, é uma representação leonina na seleção. Uns, têm feito atuações de encher o olho; já outros, têm oportunidade para mostrar o que realmente valem e fazer valer as suas qualidades. Sobretudo, têm ajudado a equipa chegar aos quartos-de-final e a elevar o nome português mais alto na competição. Temos guerreiros!

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas: «Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha dono: FC Porto e Benfica, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões deixou bicada aos rivais.

Rui Borges responde com bom humor ao Bola na Rede acerca do posicionamento de Trincão e de Fotis Ioannidis: «És treinador?»

O Sporting venceu o Vitória SC por 4-1, na 15.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Boxing Day à porta: Onde ver o Manchester United x Newcastle no dia 26 de dezembro?

O Manchester United vai receber o Newcastle no jogo do Boxing Day desta época da Premier League. A partida vai ser disputada no dia 26 de dezembro.

Marcus Rashford destaca pressão no Barcelona e garante: «Claro que o que eu quero é ficar no Barça, é um objetivo final»

Marcus Rashford fez um balanço do seu empréstimo ao Barcelona. O avançado internacional inglês garantiu que pretende ficar no clube catalão.

PUB

Mais Artigos Populares

Kikas pode deixar o Estrela da Amadora para rumar à segunda divisão de Espanha

Kikas pode estar em vias de deixar o Estrela da Amadora. O avançado de 27 anos está na mira do Leganés, da segunda divisão de Espanha.

Manchester City cancela empréstimo de Claudio Echeverri e avançado argentino já tem nova equipa

Claudio Echeverri vai mudar de clube em janeiro. O avançado argentino de 19 anos vai deixar de estar emprestado ao Bayer Leverkusen e vai agora ser cedido ao Girona.

Capitão do Caldas não esconde a revolta após jogo com o Braga: «Isto era como obrigarem o Benfica a jogar em Alvalade. Este é...

Diogo Clemente foi a voz da revolta do Caldas, após a derrota frente ao Braga, na Taça de Portugal. O lateral de 30 anos criticou a decisão da mudança de estádio imposta pela FPF.