Liga dos Campeões: alta voltagem com o tradicional apagão

- Advertisement -

a norte de alvalade

Demonstração de superioridade sobre o adversário, deixando clara a diferença que separa as equipas, foi aquilo que o Sporting fez ante o Maribor. Um jogo de alta voltagem da parte de Nani mas que não deixou de ficar marcado por um apagão, que resultou num golo muito consentido. Este haveria de fazer abanar a equipa, até esta repor novamente a distância de conforto de dois golos.

Muita dessa superioridade ficou logo vincada nos momentos iniciais do jogo, redundando num golo relativamente madrugador. Muita agressividade e pressão sobre o adversário garantiam a posse de bola para lançar ataques constantes. Esta pressão foi quase constante durante o primeiro tempo, mas a parceria esloveno-brasileira no golo final da primeira parte fez regressar um Sporting algo hesitante e que, talvez pela demora do apagão, parece ter esquecido os papéis que cabia a cada um desempenhar. A equipa desagregou-se, perdendo agressividade e facilitando nas coberturas, o que permitiu ao Maribor ver mais vezes a camisola vermelha do Patrício.

Não foram muitas as vezes, mas as suficientes para criar perigo, que o Maribor explorou muito bem o espaço ao centro, nas costas dos nossos médios, fazendo surgir diante dos defesas jogadores com a bola controlada sem  contudo lhes dar a melhor sequência. Algo que nós ainda não fazemos mas deveríamos começar a pensar incluir no cardápio, porque as arrancadas de Nani poderiam ganhar uma dimensão ainda mais letal. E Slimani não estaria tanto tempo ausente ou invisível para os colegas com bola, ou então apenas ao alcance de um aleatório centro desde a linha lateral. 

Desta vez, como nem sempre ocorre no futebol, a verdade veio ao de cima, sendo precisamente Slimani a repô-la, pelo menos de forma parcial. Com outra eficácia e não sei se o avião do Maribor não teria dificuldades em levantar voo, por excesso de carga.

Dos mais três preciosos pontos conquistados resulta o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, o que assegura a importante permanência nas competições europeias. O bolo e a cereja no respectivo topo pode ainda ser alcançado, com o apuramento para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, que podia ontem já ter sido carimbado não fosse esta fase de apuramento ter-se assemelhado a um estranho “Campeonato das Abébias”, naquilo que o golo de Jefferson ontem constituiu a última jornada. 

Estranhamente, quando se fala de falhas comprometedoras, parece agora só haver registo do erro grave do árbitro russo, quando o jogo na Alemanha foi preenchido por erros individuais de palmatória e sobretudo a recepção na Eslovénia ter sido brindada por um dos mais patéticos golos sofridos ultimamente. Só neste lance mandámos dois pontos para o éter.

Em que é que isto é importante agora? É que não percebendo as nossas próprias limitações dificilmente cresceremos. E, como o jogo de ontem mais uma vez deixou evidente, felizmente sem grandes consequências, a falta de qualidade individual na defesa é um dos nossos algozes mais severos na época a decorrer. Apesar de o apuramento para Liga Europa conter os danos, tal não deve iludir que, nos actuais moldes, os nossos interesses estão muito longe de estar acautelados.

Voltando, para finalizar, às nossas possibilidades de apuramento. O que é melhor para nós, o apuramento para a Liga dos Campeões ou a Liga Europa? Não sei se este debate faz muito sentido, mas sempre vou dizendo que, se é verdade que não temos equipa para ganhar a Liga dos Campeões, isso não obsta a que o Sporting deseje prosseguir na mais importante competição de clubes do mundo. O contrário é atraiçoar o espírito que norteia o clube desde a sua fundação, e quem tem medo de jogar com os melhores nunca será como eles. E se o medo de perder pode tolher alguns espíritos, porque é que na Liga Europa ele pode ser de todo afastado?

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva marca 1º golo do Benfica em 2026/27: eis o momento do empate contra o St. Gallen

Rafa Silva empatou o duelo em solo suíço e estreou-se a marcar. St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League.

Benfica em maré de contratações: chegada de avançado leva a que sejam 4 as opções para a posição 9 da equipa B

O Benfica deve anunciar em breve a contratação de Felipe Lima, jogador que será integrado na equipa B dos encarnados.

Benfica em apuros na Suíça: Aliou Balde marca golaço e mete St. Gallen a vencer águias na luta pela Europa League

Aliou Balde marcou um grande golo e adiantou os suíços. St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League.

Anis Hadj Moussa é alvo do Sporting depois de ter interessado ao Benfica: eis os números do extremo

Anis Hadj Moussa foi associado ao Sporting para render Francisco Trincão. Conhece melhor os números do extremo do Feyenoord.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão com futuro em aberto: há 2 equipas dispostas a pagar mais de 10 milhões de euros em salário ao português

Rafael Leão não se deve manter no AC Milan para a próxima época. Fenerbahçe e Galatasaray estão interessados no luso.

Jovane Cabral oficializado como novo jogador do Grémio de Luís Castro

Jovane Cabral foi oficializado como reforço do Grémio, emblema brasileiro orientado por Luís Castro. Avançado estava livre no mercado.

Problema a ser revolvido no FC Porto: há 2 interessados em Iván Jaime

Iván Jaime não entra nos planos do FC Porto para a próxima época. Getafe e Minnesota United estão interessados no espanhol.