Luís Maximiano: o futuro dono da baliza verde e branca

- Advertisement -

Luís Maximiano, jovem guardião português, ligado ao Sporting CP desde os Iniciados, conta já com uma vasta participação nos vários escalões de formação leonina, fazendo a ponte mais tarde entre a equipa B e a equipa A. Atualmente é titular indiscutível nos sub-23. Com contrato válido até ao ano de 2023, é com grande expectativa que se vê o crescimento do guarda-redes na Academia de Alcochete.

Como frisei, é titular indiscutível na equipa de sub-23 e é aí que tem estado em grande destaque. Apesar da tenra idade já demonstra estar num nível bem superior ao da Liga Revelação. Já demonstrou toda a sua qualidade nos escalões de formação, mostra agora todo o seu talento no futebol sénior e reclama por uma oportunidade na equipa principal do Sporting CP. Forte no ar, forte pelo chão, forte fisicamente, tecnicamente e psicologicamente. É um jovem que sente o Sporting CP e que tem todas as condições para ser o próximo guarda-redes, quer do presente, quer do futuro.

Apesar de na Academia também se encontrarem Pedro Silva ou Diogo Sousa, é em Maximiano que vejo o sucessor ideal para Rui Patrício, sobretudo pelas características que frisei anteriormente. Recordemos a mais recente exibição dos sub-23, em que o Sporting CP venceu o SC Braga por 3-2: o guarda-redes defendeu uma grande penalidade e permitiu à equipa leonina arrecadar os 3 pontos, ainda com duas ou três defesas, nos últimos minutos, de grande nível.

É percetível a rapidez de movimentos do mesmo, os bons reflexos, a grande capacidade nos duelos de 1×1 e a concentração que tem, aliado a uma coragem que é necessária também entre os postes. Tem ainda uma valência naquilo que é um problema nos guarda-redes modernos: saída aos cruzamentos e nas bolas paradas. Creio que hoje em dia com a escola a que todos os guarda-redes estão sujeitos, dentro dos postes é raro aquele que não dá a segurança necessária, mas depois não dão a mesma nestes pontos do jogo. E, hoje em dia, cada vez mais são estes os momentos decisivos e chave para o desfecho dos mesmos.

Maximiano figurou na apresentação aos sócios, em Alvalade, na presente temporada
Fonte: Sporting CP

Max é um guarda-redes compacto e bastante completo. Numa altura em que o clube atravessa uma crise financeira, mas sobretudo de valores, a minha aposta recaía seguramente em Luís Maximiano já no decorrer desta época. Não é por ser novo que não tem qualidade para assumir. Basta relembrar com que idade Rui Patrício assumiu durante longos anos as redes leoninas e basta ver como o Ajax cheio de jovens, goleou e humilhou o Real Madrid em casa. A desculpa da idade é só isso mesmo, uma desculpa.

A qualidade não tem idade. E a verdade é que a concorrência na equipa principal sénior não é assim tão grande, pois com a saída de Viviano, quer Salin quer Renan Ribeiro não são em nada superiores. São guarda-redes medianos que podem servir como segunda opção e ir rodando nas Taças. Por isso, sem qualificação para a Champions e com o inevitável fosso que se vai cavar para os rivais, só existe uma solução para jogadores como este evoluírem: ter um treinador que não tenha problemas em lançar um ou dois jogadores da formação no onze inicial e serem parte constante do plantel principal.

É altura do Sporting CP traçar um rumo, definir o seu presente e o seu futuro, começando por valorizar os seus elementos e aproveitar a qualidade dos vários excelentes jovens que ainda tem na Academia de Alcochete. E não vendendo-os por valores baixíssimos, como aconteceu com Demiral, um puro ato de incompetência e gestão danosa, que lesou em muito o clube quer desportiva, quer financeiramente. No geral, o mercado está cada vez mais inflacionado e esta terá de ser a visão a seguir no plano desportivo mas também financeiro.

Agora que a época está praticamente perdida é a altura ideal para os jovens aparecerem e ganharem ritmo competitivo, de modo a preparar a próxima época da melhor forma. Resta esperar que a atual direcção e treinador tenham coragem para tal.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Toque de muita classe: Assim marcou Paulinho no Toluca x Santos Laguna

Paulinho marcou o segundo golo do Toluca contra o Santos Laguna de Renato Paiva, jogo que acabariam por perder. Eis o momento.

Hwang In-Beom após marcar no Clássico: «Vitória frente ao nosso inimigo no meu aniversário»

Hwang In-Beom estreou-se a marcar pelo FC Porto na vitória sobre o Benfica, num dia em que também celebrou o seu aniversário.

Pepa e Bruno Pinheiro reagem ao Estrela da Amadora x Académico de Viseu e há jogador em destaque: «É um finalizador nato»

O Académico de Viseu venceu na casa do Estrela da Amadora por 2-0 na sétima jornada da Primeira Liga. Eis as reações de Pepa e de Bruno Pinheiro.

Lionel Messi recebe mais um ‘voto’ para a Bola de Ouro 2026: «Não há ninguém como ele»

Lionel Messi é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026 para Cristián Romero. Defesa-central argentino enalteceu o compatriota.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de olho em jovem promessa convocada por Portugal

Mezian Soares tem interessado na Premier League. Manchester United está de olho no internacional jovem por Portugal.

Diego Moreira: «Vou sempre ter o Benfica no coração»

Diego Moreira confirmou que continua a apoiar o Benfica, depois de marcar um dos golos da vitória do AC Milan sobre o Lecce.

Dono do AC Milan impressionado com a vitória: «Quero dar os parabéns ao Ruben e aos nossos jogadores»

Gerry Cardinale deixou fortes elogios a Ruben Amorim e aos jogadores do AC Milan, após a vitória por 3-0 frente ao Lecce.