Luís Maximiano: o futuro dono da baliza verde e branca

- Advertisement -

Luís Maximiano, jovem guardião português, ligado ao Sporting CP desde os Iniciados, conta já com uma vasta participação nos vários escalões de formação leonina, fazendo a ponte mais tarde entre a equipa B e a equipa A. Atualmente é titular indiscutível nos sub-23. Com contrato válido até ao ano de 2023, é com grande expectativa que se vê o crescimento do guarda-redes na Academia de Alcochete.

Como frisei, é titular indiscutível na equipa de sub-23 e é aí que tem estado em grande destaque. Apesar da tenra idade já demonstra estar num nível bem superior ao da Liga Revelação. Já demonstrou toda a sua qualidade nos escalões de formação, mostra agora todo o seu talento no futebol sénior e reclama por uma oportunidade na equipa principal do Sporting CP. Forte no ar, forte pelo chão, forte fisicamente, tecnicamente e psicologicamente. É um jovem que sente o Sporting CP e que tem todas as condições para ser o próximo guarda-redes, quer do presente, quer do futuro.

Apesar de na Academia também se encontrarem Pedro Silva ou Diogo Sousa, é em Maximiano que vejo o sucessor ideal para Rui Patrício, sobretudo pelas características que frisei anteriormente. Recordemos a mais recente exibição dos sub-23, em que o Sporting CP venceu o SC Braga por 3-2: o guarda-redes defendeu uma grande penalidade e permitiu à equipa leonina arrecadar os 3 pontos, ainda com duas ou três defesas, nos últimos minutos, de grande nível.

É percetível a rapidez de movimentos do mesmo, os bons reflexos, a grande capacidade nos duelos de 1×1 e a concentração que tem, aliado a uma coragem que é necessária também entre os postes. Tem ainda uma valência naquilo que é um problema nos guarda-redes modernos: saída aos cruzamentos e nas bolas paradas. Creio que hoje em dia com a escola a que todos os guarda-redes estão sujeitos, dentro dos postes é raro aquele que não dá a segurança necessária, mas depois não dão a mesma nestes pontos do jogo. E, hoje em dia, cada vez mais são estes os momentos decisivos e chave para o desfecho dos mesmos.

Maximiano figurou na apresentação aos sócios, em Alvalade, na presente temporada
Fonte: Sporting CP

Max é um guarda-redes compacto e bastante completo. Numa altura em que o clube atravessa uma crise financeira, mas sobretudo de valores, a minha aposta recaía seguramente em Luís Maximiano já no decorrer desta época. Não é por ser novo que não tem qualidade para assumir. Basta relembrar com que idade Rui Patrício assumiu durante longos anos as redes leoninas e basta ver como o Ajax cheio de jovens, goleou e humilhou o Real Madrid em casa. A desculpa da idade é só isso mesmo, uma desculpa.

A qualidade não tem idade. E a verdade é que a concorrência na equipa principal sénior não é assim tão grande, pois com a saída de Viviano, quer Salin quer Renan Ribeiro não são em nada superiores. São guarda-redes medianos que podem servir como segunda opção e ir rodando nas Taças. Por isso, sem qualificação para a Champions e com o inevitável fosso que se vai cavar para os rivais, só existe uma solução para jogadores como este evoluírem: ter um treinador que não tenha problemas em lançar um ou dois jogadores da formação no onze inicial e serem parte constante do plantel principal.

É altura do Sporting CP traçar um rumo, definir o seu presente e o seu futuro, começando por valorizar os seus elementos e aproveitar a qualidade dos vários excelentes jovens que ainda tem na Academia de Alcochete. E não vendendo-os por valores baixíssimos, como aconteceu com Demiral, um puro ato de incompetência e gestão danosa, que lesou em muito o clube quer desportiva, quer financeiramente. No geral, o mercado está cada vez mais inflacionado e esta terá de ser a visão a seguir no plano desportivo mas também financeiro.

Agora que a época está praticamente perdida é a altura ideal para os jovens aparecerem e ganharem ritmo competitivo, de modo a preparar a próxima época da melhor forma. Resta esperar que a atual direcção e treinador tenham coragem para tal.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante contratação de guarda-redes internacional pelos Camarões

A guarda-redes de 22 anos, Michaely Bihina será reforço do Benfica durante as próximas três temporadas, após deixar o Racing Power.

Sporting: Nápoles quer fechar Alisson Santos neste sábado

O Nápoles está interessado em contratar Alisson Santos ao Sporting por empréstimo e espera fechar o processo no sábado.

UFC 325: Mais uma voltinha, Senhor Volk?

Nesta madrugada de domingo, no UFC 325, o campeão Alexander Volkanovski vai por o seu cinturão a jogo novamente, desta vez com um rosto reconhecido

Golo de Cristiano Ronaldo e bis de assistências de João Félix na vitória do Al Nassr: eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 29.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr bateu o Al Kholood por 3-0 e o Damac de Armando Evangelista perdeu por 3-0 na visita ao Neom.

PUB

Mais Artigos Populares

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.