📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Matheus Nunes vs João Mário: Males que vêm por bem

- Advertisement -

O que seria do meio-campo do Sporting CP se João Mário não tivesse abandonado o clube? Quem jogaria ao lado de João Palhinha? Matheus Nunes ou João Mário?

O clube de Alvalade joga com dois médios, e conta com quatro elementos para fazer essas duas posições. Com João Mário seriam cinco homens para dois lugares. Como é que Rúben Amorim iria fazer essa gestão?

Passagem de testemunho

Após o regresso de João Mário à casa que o formou, foi relativamente curto o tempo que levou até passar a integrar o onze inicial dos leões. A verdade é que tinha a forte concorrência de um miúdo que mais ou menos dois anos antes estava a jogar na distrital ao serviço do Grupo Desportivo União Ericeirense.

Matheus revelou-se muito importante no decorrer da época. Foi decisivo em jogos grandes, carimbando os três pontos para os de verde e branco por duas vezes, uma frente ao SL Benfica e outra contra o SC Braga.

No total da temporada somou menos minutos (1707) do que João Mário (2333), mas impressionou os adeptos e chegou-se ao fim a pensar que podia vir a ser mais vezes opção inicial na seguinte temporada do que o próprio João Mário.

Matheus Nunes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

João Mário para 21/22

Certo é que seria Palhinha e outro. Acontece que, o atual jogador dos encarnados alia experiência a qualidade e isso certamente iria adiar a titularidade indiscutível de Matheus Nunes. Ambos guardam a bola como ninguém, cada um à sua maneira, mas um perde a posse muito mais vezes do que o outro.

O mais provável é que o cariz dos jogos ditasse a utilização de um ou de outro. Matheus é com espaço que muitas das vezes consegue brilhar com as suas arrancadas imparáveis. Sem ele a tarefa torna-se mais complicada. E num Sporting campeão nacional, a ter de assumir as despesas do jogo, o espaço nas costas da defensiva adversária torna-se praticamente inexistente.

É com a bola de pé para pé, com rápidas viragens do centro do jogo que se quebra o bloco contrário. E João Mário ter-se-ia sentido bem nestas condições, a pautar os ritmos de jogo. E talvez tivesse sido muitas vezes opção inicial na equipa dos leões, mas não ficou para o descobrir.

João Mário Estoril-Praia SAD 1-1 SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Passou o testemunho mais cedo e deu a possibilidade a Matheus Nunes de agarrar a posição ao lado de Palhinha, que viu uma lesão afastá-lo por uns tempos dos relvados e que proporcionou a Manuel Ugarte a oportunidade de mostrar o seu valor.

O que não mudou foi a presença de Matheus Nunes no onze dos leões. No meio disto tudo quem saiu mais prejudicado foi mesmo Daniel Bragança que, apesar de que com a saída do campeão europeu ter passado a ser o melhor com a redondinha nos pés, viu Matheus subir claramente de nível e ocupar a posição “8” com garras e dentes.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O mal que veio por bem

A saída de João Mário foi a rampa de lançamento de Matheus Nunes. O médio nascido no Brasil, mas internacional português cresceu exponencialmente. Crescimento esse que é perfeitamente visível mediante a chamada à Seleção das Quinas.

Enquanto que Matheus Nunes tem sido, desde o início da época, um jogador crucial para Rúben Amorim, um elemento praticamente imprescindível, um dos mais utilizados, João Mário viu o seu protagonismo inicial desaparecer nos últimos tempos. Nos últimos nove jogos (que equivalem a 810 minutos) somou apenas 77.

Ao contrário do que aconteceu pouco tempo depois de ter assinado pelo clube da Luz – o seu regresso à seleção – na mais recente convocatória para o acesso ao Mundial de 2022 no Qatar não constou o seu nome. Já o de Matheus voltou a estar presente. Nome que também ficou registado na lista de marcadores do jogo frente à Turquia.

O médio que veste verde e branco estrou-se a marcar com a camisola das quinas. Resolveu o jogo para Portugal poucos minutos depois de ter entrado. A passe de Rafael Leão, Matheus com uma bela desmarcação nas costas da defensiva recebe e não vacila na cara do guarda-redes. Um miúdo que tem evoluído a olhos vistos realizou um sonho de menino e aproximou Portugal do Qatar.

Um dos melhores jogadores do mundo”

Se fosse eu a escrevê-lo, banalizado seria. A verdade é que estas palavras foram proferidas pelo melhor treinador do mundo. Pep Guardiola após o jogo entre Sporting CP e Manchester City FC, em pleno estádio de Alvalade, afirmou que Matheus Nunes era um dos melhores jogadores do mundo.

E parece que esse elogio não foi inocente. Fala-se de um interesse do City em Matheus, e parece mesmo haver uma proposta em concreto. Um jovem de 23 anos, a jogar em Portugal, e que há cerca de quatro anos estava a jogar na distrital, ser elogiado da forma que foi pelo melhor treinador do mundo, com o seu nome, nas manchetes dos jornais, a ser associado a um dos melhores clubes do mundo, é a melhor prova de que foi o Sporting a sair beneficiado com a saída de João Mário.

 

 

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Zeno Debast aborda regresso aos relvados: «Ainda falta mais um par de semanas e devo poder voltar»

Zeno Debast falou sobre o tempo de recuperação da lesão contraída no jogo entre Sporting e Kairat Almaty para a Champions League.

Francesco Farioli dá férias ao plantel do FC Porto: eis a data de regresso aos treinos

Francesco Farioli decidiu dar alguns dias de folga aos jogadores do plantel do FC Porto. Os atletas regressam aos treinos no sábado.

Lionel Messi de regresso ao Camp Nou: «Espero poder voltar algum dia, e não apenas para me despedir como jogador, como nunca o pude...

Lionel Messi esteve na última noite no Camp Nou, que se encontra na fase final das alterações o mítico campo.

Mikel Arteta: «Temos estado sem sete jogadores na linha da frente nos últimos dois meses»

Mikel Arteta reagiu ao empate do Arsenal diante do Sunderland. O técnico espanhol apontou para a falta de opções no ataque dos gunners.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics de Neemias Queta regressam às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Orlando Magic por 111-107. Neemias Queta contabilizou oito pontos e seis ressaltos no encontro.

Podcast Papo de Bola #96 – Neymar ainda tem vaga na seleção?

O "Papo de Bola" desta semana é sobre Neymar. Os problemas na integração no Santos e a luta do avançado para estar no Mundial 2026. 

Marcel Matz reage à reeleição de Rui Costa: «Que tenha um ótimo mandato»

Marcel Matz, treinador de voleibol do Benfica, felicita Rui Costa pela reeleição e apela à união dos adeptos.