Matheus Nunes na mira do City: Um possível bom negócio?

    Matheus Nunes tem sido uma das peças pilares do exército comandado por Rúben Amorim. Só esta temporada, o internacional português já ultrapassou os 40 jogos com a camisola do Sporting CP. Embora considere que não está na melhor fase da época, a verdade é que os seus desempenhos desde agosto de 2021 têm dado nas vistas no mercado internacional.

    Prova disso é a declaração de Pep Guardiola, aquando da expressiva vitória da sua equipa em Alvalade por cinco golos sem respostas. O técnico espanhol referiu-se a Matheus Nunes como um dos melhores jogadores do mundo, citação reveladora da apreciação que tem pelas qualidades do luso-brasileiro.

    Sporting Matheus Nunes
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Entretanto, imprensa nacional e internacional, surgem rumores de que Matheus Nunes é pretendido pelo gigante económico inglês, já na próxima janela de transferências. Existem, também, relatos de uma reunião entre Frederico Varandas, Hugo Viana, Ferran Soriano (diretor-geral dos citizens) e Txiki Begiristain (diretor desportivo), antes da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Embora não se conheça o tema das conversações, a verdade é que este encontro, aliado ao pacto que Sporting CP e Manchester City FC têm relacionado com transferências de jovens talentos, o rumor ganha força e credibilidade.

    Para Guardiola, é Matheus Nunes + 3

    Os rumores que circulam na imprensa nacional e internacional visam a contratação de Matheus Nunes por 40 milhões de euros, com o Sporting CP a deter o passe de três atletas vinculados ao Manchester City FC: o já emprestado aos leões Pedro Porro, Ante Palaversa e Talles Magno.

    O primeiro nome já bem conhecemos. Porro tem sido uma grande mais-valia para a dinâmica ofensiva dos leões, pelo que a sua compra é obrigatória, no final da temporada. Mas quem são os outros dois atletas supostamente incluídos no negócio?

    Ante Palaversa é um médio croata de 21 anos. Atualmente, é praticamente totalista nos minutos jogados pelo KV Kortrijk, 12º classificado do campeonato belga. Desde que faz parte dos quadros do Manchester City FC, já passou por períodos de empréstimo também em Espanha e na Croácia.

    Pode jogar na posição 6 ou 8. Tem uma visão de jogo muito interessante, sendo que a sua principal característica neste campo é o da excelência no passe longo. É forte fisicamente, atributo apreciado por Rúben Amorim no seu meio-campo, conduz bem a bola e é muito inteligente taticamente. Penso que seria uma boa contratação para o Sporting CP como médio mais recuado.

    Talles Magno é apontado como uma promessa do futebol brasileiro. Proveniente da escola do CR Vasco da Gama, foi transferido para a MLS, onde atua, atualmente, nos New York City FC. A formação americana encontra-se no nono lugar, mas apenas à quarta jornada do campeonato.

    Olhando para o perfil do atleta, vejo-o a atuar em qualquer uma das posições da frente do 3-4-3 de Amorim. É um jogador muito desequilibrador no um para um, criativo, rápido e com um controlo de colar a bola ao pé. Talvez a característica que tem de afinar no seu progresso enquanto jogador seja a finalização. Fico apenas com a dúvida de se beneficiará mais de um jogo em que parta da ala para o meio, ou se se conseguirá adaptar ao começo das suas ações entrelinhas, algo que já tem vindo a fazer nos EUA.

    Como é que, segundo os jornais, este negócio se vai realizar?

    Segundo as fontes dos órgãos de comunicação social, o Manchester City FC pagará os tais 40 milhões de euros que mencionei anteriormente e cederá os passes de Ante Palaversa (avaliado em dois milhões, segundo o Transfermakt) e Talles Magno (avaliado em sete milhões). No caso de Pedro Porro, também envolvido no negócio, o Sporting CP baterá a cláusula presente no acordo de empréstimo, no valor de oito milhões e meio.

    Pondo isto por miúdos, e se descontarmos a diferença que os leões terão de pagar pelo ala espanhol, a direção leonina encaixará 31,5 milhões de euros com a venda de Matheus Nunes, e fica ainda detentora do passe dos três atletas ligados ao City Football Group.

    Se o negócio for tal e qual como está a ser descrito, penso que será muito positivo para o Sporting CP. Apesar de se verem privados de um dos melhores jogadores do plantel, os leões de Alvalade garantem Pedro Porro em definitivo e ainda acrescentam dois atletas com um enorme potencial ao plantel, com futuras boas vendas à vista. Se, em vez disso, incluir antes empréstimos com opção de compra, a minha opinião já é mais cética.

    O Sporting CP beneficiou e muito desta “aliança” que leões e citizens têm com a aquisição quase certa do passe de Pedro Porro. Se a relação entre os dois clubes for positiva para ambas as partes, pois o mais poderoso nunca fica a perder, acredito que bons jovens talentos surgirão no plantel do Sporting CP, quando o Manchester City FC estiver interessado nalgum atleta leonino. Se for o caso de Matheus Nunes, e mesmo que em termos de valores económicos a transferência seja facilitada, é bom que para o lado de cá venham também mais valias que contribuam para um conjunto de leões mais competitivos.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Gato
    Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
    Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.