Nos bastidores da corrupção – A Nova Ditadura

- Advertisement -

Em meados de 2009, surge uma notícia no jornal “Correio da Manhã” em que Vieira terá solicitado ao comandante da polícia para facilitar o controlo da claque benfiquista. A estrutura encarnada decidiu avançar com processo crime contra o jornal e, ao mesmo tempo, o autor da notícia desapareceu da redação e da própria notícia publicada, não se sabendo quem a partilhou nem o seu paradeiro. É desta forma que a comunicação social começa a ter pouca capacidade de gerir notícias contra o Benfica. A última notícia deste jornal sobre LFV foi em Dezembro de 2014 quando surge numa capa de um jornal uma dívida de 600 milhões de euros ao BES.

A rede começava a funcionar e as artimanhas muito bem oleadas. Elementos ligados à claque encarnada estavam a ser “contratados” para terem cursos de árbitro e, mais tarde, poderem estar na primeira divisão nacional a prejudicar adversários directos, beneficiando quem investiu na sua formação. É notório que juízes como Rui Oliveira, Manuel Mota, Luís Ferreira, Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Fábio Veríssimo e João Pinheiro são árbitros com cursos e ascensões totalmente suportadas pelo clube encarnado. Quem não teve, por exemplo, acesso à foto de Rui Oliveira no Facebook no estádio do Jamor com a camisola do Benfica vestida? Além desta rede, juntamos as prendas aos árbitros. O mítico caso dos vouchers foi arquivado como se nunca tivesse existido. Se não era cometida qualquer ilegalidade, por que é que foram retirados os vouchers das ofertas aos árbitros antes dos jogos?

Finalmente, o recente caso dos e-mails. Estes e-mails vêm apenas confirmar a veracidade de toda a corrupção que hoje envolve o futebol português. Corrupção que teve mais impacto internacional, preenchendo até capas de jornais, do que em Portugal. A imprensa tentou ao máximo encobrir e dar pouco ênfase ao assunto. As contribuições monetárias para propaganda gratuita que se tinham submetido ao clube da Luz são de tal forma ilícitas que preferiram fazer manchete sobre a possível entrada na universidade do maior calote do futebol Português. Não satisfeitos com o tema e o esquema que tinha acabado de ser desfraldado, são lançadas bicadas ao presidente do Sporting e ao FC Porto não só pela proibição dos cigarros electrónicos e das alegadas comissões às transferências de Bruno César e Alan Ruiz, como também pela reabertura das escutas ao processo Apito Dourado. Tentativa clara, mas descabida, de ocultar a informação para se perceber qual a dimensão e impacto que esta denúncia de prática de corrupção poderia atingir.

Alguns dos emails que confirmam o que se suspeita há muito tempo
Alguns dos emails que confirmam o que se suspeita há muito tempo

A envolvência nesta desvirtuação é apelidada de Apito Amolgado. É tão díspar nos alvos que alcança, que até o nome do Primeiro Ministro estava mencionado como um elemento facilitador ao serviço do clube da Luz. A procuradoria-geral da República foi TÃO célere que emitiu um aviso sobre as denúncias de “esquemas de corrupção”. Após emitir o aviso efectua uma publicidade a informar que iriam ser feitas buscas para confirmar as denúncias. Fará “sentido” que seja esta a forma de agir? A ser tomada uma atitude tinha de haver, principalmente, o factor surpresa às buscas montadas. Foi claramente uma forma idêntica de avisar os infratores aos grupos de Operações STOP.

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zlatan Ibrahimovic recorda José Mourinho e revela seleção por quem vai torcer no Mundial 2026

Zlatan Ibrahimovic destacou a sorte de ter trabalhado com alguns dos treinadores mais conceituados e revelou que irá apoiar o Brasil no Mundial 2026.

Paulo Fonseca fala sobre internacional português: «Poderia ser Bola de Ouro, mas as coisas são como são»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou sobre Rafael Leão, avançado que orientou no AC Milan.

Frenkie de Jong critica Villarreal x Barcelona nos Estados Unidos da América: «Depois estamos sempre a reclamar do calendário»

Frenkie de Jong deixou críticas à decisão de permitir que o Villarreal x Barcelona seja disputado nos Estados Unidos da América.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

Jeremiah St. Juste poucas horas depois da lesão ter sido notícia: «Não acreditem em tudo o que leem na imprensa»

Jeremiah St. Juste deixou uma mensagem nas redes sociais. Depois de ter sido noticiada uma lesão, o central deixou palavras sobre a imprensa.