Nota artística conta assim tanto? | Sporting CP

- Advertisement -

Dezanove anos depois, os sportinguistas podem sonhar com o título de campeão nacional. Contudo, as exibições nem sempre foram as melhores, mas que importa? Andava o Sporting CP a discutir qual é o seu título de campeão nacional, que está entre os 18 e os 22 campeonatos conquistados, com grandes exibições. Todos nos lembramos como jogaram as equipas de Jorge Jesus, quando este era técnico do clube verde e branco. Bater-se contra aquele que iria ser o campeão da Liga dos Campeões, Real Madrid CF, olhos nos olhos. Quem nunca? Muito poucos.

Conta-nos a velha máxima e a gíria dos adversários que o «Sporting joga como nunca, mas perde como sempre». Não está de todo errado. Afinal, excetuando as taças, o Sporting não ganha um título nacional há 19 anos e apenas por uma vez conseguiu passar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

É relevante? Apenas para a história. Fica, para quem se lembra as grandes exibições e fica, no museu, as taças. Será assim tão interessante? Só para vitórias morais.

E se o Sporting não ganha com brilhantismo? Não é competência, é estrelinha, dizem “eles”. Confesso que me custa a aceitar a ideia de que o possível melhor clube a formar extremos em todo o mundo (Figo, Ronaldo, Quaresma, Nani, Futre, Simão, etc…) e que, durante anos, dominava tudo nas competições entre os mais jovens (mas que na equipa sénior não conseguia ganhar) tenha alguma estrelinha. A não ser que a estrelinha ilumine muito pouco.

Sporting CP
Com menor ou maior dificuldade, os leões têm conseguido ultrapassar os desafios na Primeira Liga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Prefiro acreditar em trabalho. Prefiro também acreditar na vontade dos jogadores. Vejamos o último jogo com o CD Tondela. O Sporting CP, nas últimas duas temporadas, não tinha sido capaz de conseguir os três pontos. O mesmo clube que tem quase a totalidade dos pontos em casa (ainda que seja a pior defesa da Liga) e um leão que vinha de uma exibição menos conseguida com o CD Santa Clara.

Nessa mesma semana, antes do jogo, o ex-treinador dos leões Domingos Paciência indicou: «Acho que o Sporting nunca atingiu neste campeonato um nível exibicional em que se possa dizer que é um campeão inquestionável. É verdade que tem todo o mérito naquilo que está a fazer, a forma regular como está a jogar, mas diria que é o menos mau».

Posto isto e seguindo-se um confronto em Alvalade, no próximo dia 20 de março, diante do Vitória SC, a minha questão para os leitores remete para o título: A nota artística conta assim tanto?

Os leões vão iniciar a jornada com mais dez pontos que o segundo classificado (FC Porto) e podem ficar mais próximos do título, à medida que nos aproximamos para o fim do campeonato. Seja a marcar no primeiro minuto do jogo, seja no último, com golo do Coates ou do TT [Tiago Tomás], com uma vitória com mais de três golos de diferença ou apenas por um, tenho a certeza que a maioria dos sportinguistas vai preferir o título sem grande brilho, nesta reta final, do que um campeonato sem a vitória no fim, mas com exibições de alto nível.

João Estanislau
João Estanislauhttp://www.bolanarede.pt
Sempre ligado à comunicação desportiva, licenciado em Comunicação Empresarial e com duas pós-graduações na área da comunicação e no dirigismo desportivo, o João colaborou com o Leonino, Ambidestro, RMM e participou ainda no podcast Vamos Falar de Futebol 10. Neste momento, encontra-se a colaborar com vários projectos ligados ao desporto rei. Fica atento!                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Era muito importante os nossos médios jogarem com personalidade»

Após a vitória do Braga por 1-0 sobre o Nottingham Forest, Carlos Vicens respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.