Nota artística conta assim tanto? | Sporting CP

- Advertisement -

Dezanove anos depois, os sportinguistas podem sonhar com o título de campeão nacional. Contudo, as exibições nem sempre foram as melhores, mas que importa? Andava o Sporting CP a discutir qual é o seu título de campeão nacional, que está entre os 18 e os 22 campeonatos conquistados, com grandes exibições. Todos nos lembramos como jogaram as equipas de Jorge Jesus, quando este era técnico do clube verde e branco. Bater-se contra aquele que iria ser o campeão da Liga dos Campeões, Real Madrid CF, olhos nos olhos. Quem nunca? Muito poucos.

Conta-nos a velha máxima e a gíria dos adversários que o «Sporting joga como nunca, mas perde como sempre». Não está de todo errado. Afinal, excetuando as taças, o Sporting não ganha um título nacional há 19 anos e apenas por uma vez conseguiu passar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

É relevante? Apenas para a história. Fica, para quem se lembra as grandes exibições e fica, no museu, as taças. Será assim tão interessante? Só para vitórias morais.

E se o Sporting não ganha com brilhantismo? Não é competência, é estrelinha, dizem “eles”. Confesso que me custa a aceitar a ideia de que o possível melhor clube a formar extremos em todo o mundo (Figo, Ronaldo, Quaresma, Nani, Futre, Simão, etc…) e que, durante anos, dominava tudo nas competições entre os mais jovens (mas que na equipa sénior não conseguia ganhar) tenha alguma estrelinha. A não ser que a estrelinha ilumine muito pouco.

Sporting CP
Com menor ou maior dificuldade, os leões têm conseguido ultrapassar os desafios na Primeira Liga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Prefiro acreditar em trabalho. Prefiro também acreditar na vontade dos jogadores. Vejamos o último jogo com o CD Tondela. O Sporting CP, nas últimas duas temporadas, não tinha sido capaz de conseguir os três pontos. O mesmo clube que tem quase a totalidade dos pontos em casa (ainda que seja a pior defesa da Liga) e um leão que vinha de uma exibição menos conseguida com o CD Santa Clara.

Nessa mesma semana, antes do jogo, o ex-treinador dos leões Domingos Paciência indicou: «Acho que o Sporting nunca atingiu neste campeonato um nível exibicional em que se possa dizer que é um campeão inquestionável. É verdade que tem todo o mérito naquilo que está a fazer, a forma regular como está a jogar, mas diria que é o menos mau».

Posto isto e seguindo-se um confronto em Alvalade, no próximo dia 20 de março, diante do Vitória SC, a minha questão para os leitores remete para o título: A nota artística conta assim tanto?

Os leões vão iniciar a jornada com mais dez pontos que o segundo classificado (FC Porto) e podem ficar mais próximos do título, à medida que nos aproximamos para o fim do campeonato. Seja a marcar no primeiro minuto do jogo, seja no último, com golo do Coates ou do TT [Tiago Tomás], com uma vitória com mais de três golos de diferença ou apenas por um, tenho a certeza que a maioria dos sportinguistas vai preferir o título sem grande brilho, nesta reta final, do que um campeonato sem a vitória no fim, mas com exibições de alto nível.

João Estanislau
João Estanislauhttp://www.bolanarede.pt
Sempre ligado à comunicação desportiva, licenciado em Comunicação Empresarial e com duas pós-graduações na área da comunicação e no dirigismo desportivo, o João colaborou com o Leonino, Ambidestro, RMM e participou ainda no podcast Vamos Falar de Futebol 10. Neste momento, encontra-se a colaborar com vários projectos ligados ao desporto rei. Fica atento!                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adrien Silva e a nova era de Portugal: «Vamos ter um selecionador mais exigente dentro e fora de campo»

Adrien Silva falou sobre a nova era de Portugal com Jorge Jesus no comando. Futebolista trabalhou com o técnico no Sporting.

Arsenal de olho em internacional alemão do Borussia Dortmund

Olheiros do Arsenal ficaram impressionados com Maximilian Beier. Extremo alemão de 23 anos joga no Borussia Dortmund.

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente de La Liga responde a José Mourinho: «O Real Madrid não perdeu por causa dessas jogadas»

Javier Tebas, presidente da La Liga, reagiu às fortes críticas de José Mourinho após o desaire do Real Madrid no terreno do Atlético Madrid.

UFC 331 | Coroação

Este ano já nos trouxe algumas histórias de underdogs, e a do UFC 331 é uma excelente adição.

Barcelona e Newcastle podem vir a competir por médio norueguês que brilhou em 2026

Há interesse do Newcastle e do Barcelona em Bo Hegland. Médio norueguês de 22 anos joga na Suécia, pelo Djurgarden.