O lado certo da bancada

- Advertisement -

Núcleo Semanal

Apesar de ser filho de um Sportinguista, em miúdo tive várias influências benfiquistas. O meu pai sempre disse que não me ia obrigar a ser do Sporting, pelo que os seus amigos do Benfica aproveitavam para me fazer a cabeça. Um deles chegou a oferecer-me uma camisola oficial dos encarnados. Hoje penso… e se a tivesse aceitado e ficado adepto do Benfica?

Muitos negam, mas a mim parece-me óbvio: Sportinguistas e Benfiquistas, no que concerne ao desporto, têm culturas totalmente distintas, o que até considero ser bastante normal – afinal, são clubes que nasceram em berços diferentes, com objetivos diferentes. A própria forma como assumiram o ano da sua fundação foi diferente. E se eu me identifico tanto com o meu clube e tão pouco com o rival, como poderia estar do outro lado?

Não sei se teria crescido com uma arrogância desmedida, a cantar de galo antes das vitórias acontecerem e a fechar os olhos a tudo o que me beneficiava. Não vale a pena supor com base nas características da maioria, até porque certamente me virão desmentir e dizer que os benfiquistas não são assim (o que é uma outra característica sua, a falta de autocrítica).

Mas é-me fácil perceber que me faltaria muito na vida. Faltar-me-ia a forma transparente de viver o desporto. O fair-play de admitir a inferioridade nas derrotas. A dignidade de apoiar os derrotados nas vitórias. O ecletismo das modalidades. A paixão dos adeptos. A onda verde que percorre o país quando os fãs mais fervorosos de Portugal sentem que o clube está no caminho certo. Faltar-me-ia, sem dúvida, um grande amor na minha vida.

Sábado vou ao Estádio da Luz jogar com o rival. Enfrentar o clube que eu poderia ter apoiado toda a minha vida. Eu próprio poderia estar ali, a gritar pelo clube da casa, se tivesse tomado uma opção diferente. Não estarei. E eles podem obrigar-me a entrar meia hora mais tarde no recinto, podem colocar-me numa jaula, podem até derrotar-me de uma forma “limpinha”. O que importa é que, no final, continuarei com a minha maior certeza. A certeza de estar no lado certo da bancada.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.