O Agente da Macron

- Advertisement -

a norte de alvalade

Não caiu bem em Vila do Conde a nomeação do árbitro Hugo Miguel para o jogo Rio Ave – Sporting do próximo domingo. O pretexto é que o referido árbitro é agente da marca de equipamentos Macron, que, como sabemos, equipa o Sporting.

A indignação justifica-se pelo potencial conflito de interesses, mas sobretudo por não proteger nenhum dos intervenientes no jogo, como deveria ser acautelado por quem nomeia os árbitros. Se o árbitro errar, e dos seus erros resultar o prejuízo de um dos clubes, fica exposto a todo o tipo de suspeições. Ou porque protegeu pretensos interesses pessoais e comerciais, caso o beneficiário seja o Sporting, ou porque errou a favor do Rio Ave para, por via da contestação a priori, não ser acusado de favorecimento. A suspeita estará sempre presente de qualquer lado das bancadas e é impossível que não atinja o árbitro, especialmente se o jogo começar por lhe correr mal.

Não ver isto é uma falha grave que funciona como uma declaração tácita de incompetência e impreparação para a função. Isto quando já de si muito é duvidoso que a actividade comercial do árbitro seja compatível com a qualidade de profissional da arbitragem que já possui. Casos como este compreender-se-iam melhor caso a presença do árbitro no jogo tivesse resultado de sorteio, mas continuaria, ainda assim, pelos motivos expressos acima, por defender o interesse dos intervenientes e acima de tudo do futebol.

Sobre esta questão há outra que ressalta à vista quando se fala da Macron, a fornecedora de equipamentos. Há já algum tempo que se pode observar que a página oficial da marca não coloca o nome do clube na sua lista de destaque na abertura, como se pode ver na imagem acima. Para ver o emblema do Sporting é necessário ir ao fundo da página procurar no “E-shop catalogue”. É-me muito difícil de compreender que uma marca que se quer promover ignore o nome de um clube com o nosso historial, independentemente de dar ou não o destaque a outros que lá figuram.

transferir (3)
Hugo Miguel não traz boas memórias ao Sporting
Fonte: desporto.sapo.pt

Um pormenor a ter em conta quando voltar a estar em cima da mesa a renegociação dos contratos. Até porque este é um daqueles casos em que o valor líquido da proposta pode ser apenas uma parte do total dos valores envolvidos em que uns são mais tangíveis que outros. O poder da projecção do nome do clube que a associação com uma grande marca proporciona é um deles. Não apenas pelo prestígio, mas também pela visibilidade. Isto sem falar do imenso leque de realizações a que se pode aceder, como por exemplo os torneios de início de época, em que cachets e adversários competitivos e renomados estão presentes.

Nos valores intangíveis deve-se incluir também o poder das marcas junto dos organismos oficiais, dos quais são muitas vezes patrocinadoras oficiais. Este tema é ainda mais candente quando sabemos o quanto nos custou termo-nos cruzado o ano passado com uma equipa cujo patrocinador era também patrocinador da UEFA. Já agora, sabe quem é a marca que veste o CSKA? Pois, é a Adidas, que também é a patrocinadora da Champions League. Não estou aqui a postular que foi por isso que fomos postos borda fora. Estou só e apenas a concordar com o espanhol: “no creo en brujas pero que las hay, las hay“. E, se preferível, é melhor que estejam do nosso lado.

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal: Entrada de Karim Benzema deixa ex-Benfica de fora dos inscritos na Liga Saudita

Darwin Núñez está fora da lista de jogadores inscritos do Al Hilal na Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema presente.

Casper Ruud confirmado no Estoril Open: «Mal posso esperar por regressar»

Casper Ruud vai participar na 11.ª edição do Estoril Open. Torneio decorrerá de 18 a 26 de julho no Clube de Ténis do Estoril.

FC Porto: Francesco Farioli volta a chamar 4 jovens da equipa B aos treinos

O FC Porto realizou esta quinta-feira mais um treino no Olival. Dragões preparam jogo frente ao CD Nacional para a Primeira Liga.

Vítor Pereira vai mesmo regressar à Premier League

Vítor Pereira vai ser o próximo treinador do Nottingham Forest. Técnico português prepara-se assim para regressar à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

À atenção do Benfica: Kylian Mbappé em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad deste sábado

Kylian Mbappé está em dúvida para o jogo do Real Madrid frente à Real Sociedad, marcado para o próximo sábado. O avançado está com desconforto no joelho esquerdo.

Pedro Ferreira antevê Santa Clara x Benfica: «Já provámos que podemos jogar olhos nos olhos com qualquer adversário»

Pedro Ferreira realizou a antevisão do Santa Clara x Benfica, referente à 22.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta sexta-feira.

Confirmado: Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA

Fernando Gomes foi eleito membro honorário do Comité Executivo da UEFA. O presidente do COP e ex-dirigente da FPF foi nomeado nesta quinta-feira.