O “benfiquismo” oculto, os croissants e Rodrigo Tiuí

- Advertisement -

Em 1985, estreava nas salas de cinema “After Hours”, fita confinada ao humor mordaz e obscuro de Martin Scorsese; os UHF, pioneiros da onda rock em Portugal, lançavam o primeiro álbum ao vivo denominado por “No Jogo da Noite – Ao Vivo em Almada”; emergiam os britânicos Radiohead ao leme de Tom Yorke, os americanos (provavelmente) mais aclamados de sempre, Guns N` Roses, e a Juventus triunfava diante do Liverpool (1-0), agregando ao seu palmarés a primeira Liga dos Campeões, êxito encoberto pela nefasta Tragédia de Heysel.

Curiosamente, germinava, em São Paulo, Rodrigo Tiuí. Algo me sussurra internamente (sexto sentido?) sobre a miscelânea organizacional de que o leitor poderá estar a ser alvo. Não, não indulgencio a vossa negligência racional, ainda que momentânea. Contudo, reúno todas as diligências com o intento de vos narrar a proeza elementar.

18 de maio de 2008, 17h. Recém-chegado do passeio habitual com os progenitores pela cidade de Famalicão, dispus-me diante da televisão, titubeante e uivando aos sete ventos, com a face purpúrea aquando da bofetada que a minha procriadora me facultou pela ininterrupta gritaria no caminho até casa pelas cores que defendia (e defendo) e pela reiteração enfática da melodia “Só eu sei”. O benfiquismo da minha mãe, embora ela o refute, suplantou-se. Quando querem, os petizes exasperam qualquer pessoa, mesmo aquela que mais paciência possui.

Apito inicial, concentração imediata. Retive dois momentos em particular: o golo erroneamente invalidado ao meu protótipo argentino pelo facto de embater com o pé diminuto na esquina da mesa enquanto replicava o meu ídolo à data, Marat Izmailov, e uma falta não sinalizada sobre o temível Lisandro López no limiar da grande área na medida em que tinha expelido, naquele preciso instante, a primeira azeitona recheada com pimento.

O palco onde, ano após ano, finda a festa do futebol nacional
Fonte: FPF

Estranhamente, após o disparo, enamoro um croissant com Nuttella e devorando-o em poucos tragos, contemplo a primeira de duas exultações verdes: Tiuí, assistido por Romagnoli, finaliza acompanhado pelo Fado, após embate no tronco de Pedro Emanuel e na baliza à guarda de Nuno. Repunham-se os níveis de açúcar!

Na mente infantil, as superstições adquirem um poder maciço. Pelo menos na minha, adquiriam. Sucedeu-se, propositadamente, outro croissant e adivinhem…? Yannick Djaló, no flanco esquerdo, cruza para Tiuí que, num contorcionismo surpreendente, cessa a partida. 2-0!

Ponderei resguardar um terceiro, porém os olhares indômitos provenientes da minha mãe detiveram-me. Reflito, inúmeras vezes, o que teria acontecido caso eu, contiguamente, tivesse esgotado o stock de croissants lá de casa…

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Salvador reconhece importância da pausa para seleções para Braga dar a volta ao mau momento: «Sei do valor do nosso grupo e da...

António Salvador deixou uma mensagem nas redes sociais. Presidente do Braga admitiu que há espaços a melhorias no clube.

Jan Bednarek elogia Viktor Gyokeres e aponta falhas à Polónia: «Se o Puchacz tivesse gritado ao Kiwior que vinha alguém nas costas…»

Jan Bednarek analisou a derrota pesada da Polónia contra a Suécia. Defesa explicou falhas e motivos para novo tropeço.

Ruben Amorim risca 2 jogadores do AC Milan e saídas a custo zero permitem poupança anual de 10 milhões de euros

O AC Milan de Ruben Amorim prepara duas saídas. Fikayo Tomori e Ruben Loftus-Cheek estão em final de contrato e não vai renovar.

Cristiano Ronaldo faz publicação à margem de toda a polémica com Jorge Jesus na seleção de Portugal

Cristiano Ronaldo publicou uma fotografia. Avançado não treinou com a equipa, fez trabalho de ginásio e é centro do bate-boca em redor da seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os primeiros resultados do dia da Liga das Nações

A Moldávia e as Ilhas Faroés empataram 1-1 para a Liga das Nações. Houve também empate a zeros entre a Finlândia e a Bielorrússia.

Sporting ultrapassa os 200 mil sócios: «A todos, obrigado. Esta família cresce todos os dias, e o melhor ainda está por vir»

O Sporting passou os 200 mil sócios, o número mais alto da sua história. Lê a nota oficial do clube leonino.

Já há horário para a aguardada conferência de imprensa de Jorge Jesus no lançamento do Dinamarca x Portugal

Jorge Jesus e um jogador da seleção fazem o lançamento do Dinamarca x Portugal esta quarta-feira. Jogo da terceira jornada da Liga das Nações.