O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

- Advertisement -

Primeira Liga, 12.ª jornada: domingo, 30 de novembro, 18h.

A ANTEVISÃO: LEÕES QUEREM CHEGAR AO DÉRBI NA LUZ COM AUTORIDADE E CONFIANÇA

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto, que está na liderança do campeonato, e chegar à Luz com a possibilidade de deixar a equipa de José Mourinho plantada no terceiro lugar. Para que isso aconteça é essencial vencer o Estrela da Amadora, que ocupava, à partida para esta jornada, a 12ª posição.

Num campeonato onde só perdeu pontos em duas ocasiões, após derrota com o FC Porto e empate com o Braga, e a fazer uma campanha de Champions League muito competente até ao momento – estando, inclusive, na zona de apuramento direto -, o Sporting quer arrecadar os três pontos e continuar a praticar bom futebol. Para além de não perder há praticamente dois meses, uma vez que a última derrota foi frente ao Nápoles no dia 1 de outubro, o Sporting vem de uma vitória por 3-0 contra o Club Brugge, é a equipa com mais golos marcados no campeonato, e só não ficou em branco na derrota na Supertaça, diante do Benfica.

Uma vez que os próximos dois jogos da formação leonina são frente a Benfica e Bayern Munique, mas tendo o Sporting um intervalo de cinco dias entre a receção ao Estrela da Amadora e à visita à luz, os leões vão querer entrar na máxima força, apesar de terem algumas baixas importantes. A juntar aos lesionados de longa data Daniel Bragança e Nuno Santos, o Sporting continua sem poder contar com Zeno Debast e Ioannidis, ainda que o grego já deva estar disponível para o duelo com as águias. Pedro Gonçalves é a grande novidade nos convocados de Rui Borges, podendo somar alguns minutos, muito provavelmente, vindo do banco.

O Estrela da Amadora chega a Alvalade sem a pressão de ganhar, mas vai querer surpreender. Depois de José Faria ter sido demitido do comando técnico dos estrelistas, João Nuno implementou mudanças estruturais, de sistema e, até mesmo, identitárias. O antigo treinador do Belenenses não só passou a jogar na base de um 4-3-3 (deixando para trás a base de uma defesa a 5) como tem promovido um futebol que valoriza a posse da bola e um jogo muito menos direto, o que concerne ao Estrela uma identidade muito mais vincada e dominadora. Segundo o técnico estrelista, a formação da Amadora vai procurar manter essa filosofia.

Apesar de nos primeiros três jogos ter somado três derrotas – uma das quais frente ao Alpendorada, por 3-1, e com o filho de Rui Borges a marcar um dos golos que ditaram a eliminação dos amadorenses da Taça de Portugal -, o Estrela da Amadora vem de uma vitória e de um empate, frente a Casa Pia e CD Nacional. Mais recentemente, embora de carácter não oficial, os tricolores venceram o Troféu Ciudad de Valladolid, ao derrotarem os espanhóis nas grandes penalidades, após empate por 2-2 no tempo regulamentar. Os estrelistas vivem o melhor momento de forma nesta época, tanto ao nível de resultados como, sobretudo, numa perspetiva exibicional.

Para além da lesão prolongada de Ni Rodrigues, que o afastará do jogo em alvalade, Jefferson Encada é a mais recente baixa para João Nuno. O jogador internacional pela Guiné-Bissau, que é formado em Alvalade, lesionou-se no último jogo do campeonato.

Anzhony Rodrigues é o árbitro nomeado para o jogo, os auxiliares serão Andreia Sousa e David Soares, e o quarto árbitro será Diogo Rosa. Manuel Oliveira será auxiliado por Nuno Eiras no VAR.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 39.º jogo entre as duas equipas
  2. O Sporting já venceu o Estrela da Amadora em 26 ocasiões. Os tricolores venceram os leões por quatro vezes.
  3. O Sporting venceu os últimos 11 jogos em que defrontou o Estrela da Amadora.
  4. A última vitória dos tricolores frente ao Sporting foi a 9 de dezembro de 2005, por 1-0, em Alvalade.
  5. No último jogo em Alvalade entre os dois emblemas, o Sporting goleou por 5-1. Os treinadores de ambas as equipas eram Rúben Amorim e José Faria.
  6. Este será o primeiro jogo de João Nuno, como treinador, frente a um dos “Três Grandes”
  7. Enquanto técnico principal, Rui Borges tem nove jogos contra o Estrela da Amadora. Ganhou três e empatou seis.
  8. São três os jogadores estrelistas que já representaram a equipa principal do Sporting: Jovane Cabral, Renan Ribeiro e Diogo Pinto.
  9. O Estrela da Amadora é a segunda equipa do campeonato com mais empates esta época: seis.
  10. Hjulmand é o jogador mais utilizado em todo o campeonato (990 minutos)

JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão Sporting
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Francisco Trincão Uma época fantástica no Braga de Rúben Amorim valeu-lhe o passaporte para ingressar no Barcelona. Ainda que a experiência num dos melhores clubes do mundo e ao lado de jogadores como Messi, Busquets, Jordi Alba, Dembelé, Piqué ou Griezmann deva ter sido fantástica, contribuindo até para o desenvolvimento enquanto atleta, a verdade é que, do ponto de vista competitivo, as expectativas do atual número 17 do Sporting não foram correspondidas. Seguiu-se um empréstimo ao Wolverhampton, que, também, não correu como esperado. Por fim, o Sporting, aquele que considera ser o clube que sempre apoiou, surgiu como interessado…e logo para voltar a trabalhar com Rúben Amorim. Se a primeira época não foi fácil, com muitos altos e baixos individuais e coletivos, levando-o a ser alvo de apupos por parte de alguns adeptos, Trincão está agora na quarta época de leão ao peito e tornou-se um dos pilares do bicampeonato. No presente campeonato, leva já 11 contribuições diretas para golo em 19 jogos no campeonato. Na Champions League, tem três golos e uma assistência em cinco jogos, tendo ainda sido considerado a figura do jogo na partida frente ao Club Brugge, naquele que foi o mais recente jogo dos leões.

Sidny Cabral no Tondela x Estrela
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Sidny Cabral – Vindo da terceira liga alemã, o internacional cabo-verdiano tem sido o principal destaque do Estrela da Amadora. Os cinco golos e duas assistências, numa equipa que contabiliza 13 golos em todo o campeonato, fazem com que Sidny esteja diretamente envolvido em mais de metade dos golos dos tricolores. Além disso, é notável a polivalência do atleta nascido nos Países Baixos, que pode fazer toda a ala em ambos os corredores laterais. A influência do jogador de 23 anos estende-se ainda mais a outros parâmetros do jogo, como a capacidade de partir no um contra um, representada, por exemplo, pelos dois penáltis já conquistados neste campeonato, e a qualidade dos cruzamentos que efetua, que fazem de Sidny o jogador com mais cruzamentos certos em toda a Liga. Num jogo em que os estrelistas poderão não conseguir ter tanta bola, o ala que fez formação no Twente poderá ser a principal arma a utilizar para provocar desequilíbrios na estrutura sportinguista, pelos atributos já mencionados. A faltarem ainda 23 jornadas para o fim do campeonato, o camisola 55, que até marcou um hattrick diante do Casa Pia, leva já mais golos nesta época do que em todas as outras temporadas da sua carreira.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Rui Silva; Fresneda, Diomandé, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Trincão e Quenda; Luis Suárez.

Treinador: Rui Borges

«[Pedro Gonçalves] está convocado, está para jogo. Vamos perceber. Não o expor a coisas que não esteja confortável. Está a 100%. É tomar a melhor decisão, seja de início, seja a entrar. É um jogador importante, tem feito um início fantástico. Que volte como estava. É uma referência para todos nós, mesmo para os adversários».

Estrela da Amadora: Renan Ribeiro; Sidny Cabral, Luan Patrick, Chernev e Montóia; Ngom, Paulo Moreira e Robinho; Marcus Abraham, Jovane e Kikas.

Treinador: João Nuno

«Temos de ter muitos cuidados com muitas coisas do Sporting, que é o campeão nacional, mas não vamos mudar a nossa identidade porque isso vai-nos fazer andar para trás no processo. Seriam 15 dias perdidos, e nós aqui mantemos a ideia. Vamos tentar jogar, vamos tentar fazer tudo igual ao que temos feito. Se o Sporting nos levar para uma posição mais defensiva, não é nossa estratégia. A nossa estratégia é pressionar, jogar e tentar ganhar o jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-1 Estrela da Amadora

Subscreve!

Artigos Populares

Jornalista espanhol apelida José Mourinho de «cobarde» e deixa aviso a Prestianni: «Se jogar no Bernabéu vai haver confusão»

Tomás Roncero falou de Gianluca Prestianni e de José Mourinho. Jornalista e adepto do Real Madrid censurou os dois elementos do Benfica.

Kylian Mbappé sugere reforço ideal ao Real Madrid

Kylian Mbappé pediu ao Real Madrid a contratação de Michael Olise. Avançado quer ver o compatriota francês rumar ao Bernabéu.

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.