📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Exemplo “Fábio Paim”

- Advertisement -

Para que os miúdos da formação do Sporting entendam o que pode ser o mundo do futebol, é muito mais importante haver um Fábio Paim que um Cristiano Ronaldo, para que muitos mais possam ter hipótese de se tornarem Ronaldos, apesar de a maioria nunca o conseguir fazer, mas já com essa consciência e preparados para seguirem outro caminho que seja a melhor opção para eles. Fábio Paim é o antagonismo de Cristiano Ronaldo, e serve para que os que aspiram a uma carreira de jogador de futebol, não vivam deslumbrados com a falsa ideia que qualquer um pode ser uma grande estrela.

Quanto ao Fábio Paim, ele próprio reconhece que tomou decisões erradas, umas por culpa própria e outras por influências externas. E quando essas influencias vêm das pessoas erradas pode ser também um factor diferenciador quanto ao sucesso dos jogadores, podendo mesmo destruir o bom trabalho de formação até aí alcançado, mesmo que se conheçam todas as variáveis. Partindo-se do principio de que connosco será diferente, ou de que a nós não acontece, será meio caminho andado para se cair nos mesmos erros de outros.

Fábio Paim chegou a vestir a camisola do Chelsea durante a formação Fonte: Facebook de Fábio Paim
Fábio Paim chegou a vestir a camisola do Chelsea durante a formação
Fonte: Facebook de Fábio Paim

Paim pode não ter tido a carreira que poderia ter tido, mas foi muito valioso para a futura carreira de vários jovens que despontam na Academia Sporting. Porque inteligentes são os que aprendem com os seus erros, e as experiências conhecidas de outros, sejam elas boas ou más. Fábio Paim podia ter sido um craque e não o foi, mas ainda vai a tempo de ajudar muitos futuros craques. O próprio, com a sua história de vida, pode inspirar e ajudar muitas pessoas a dar a volta, a lutar, a tomar melhores decisões. Teria sido um excelente orador nas conferências motivacionais que existiram na academia há umas semanas.

Pessoalmente, desejo muita sorte e tudo de bom ao jogador, porque fui também um dos que cresceu a ouvir sobre o mito e sobre a sua queda. Espero e desejo que isto o tenha tornado mais forte, e o ajude daqui para a frente a ter muito sucesso, dentro ou fora do futebol.

Foto de Capa: Super Sporting

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea interessado em contratar alvo de Ruben Amorim

O Chelsea está interessado em reforçar o meio-campo e olha para Elliot Anderson. O atleta do Nottingham Forest também é pretendido por Ruben Amorim.

É considerada uma jovem promessa do Real Madrid mas foi criticado pelo próprio treinador: «O que faz agora não é suficiente para ser jogador...

Joan Martínez é visto como uma jovem pérola do Real Madrid. O defesa central faz parte da equipa B dos merengues.

Alemanha e Países Baixos apuram-se para o Mundial 2026

A Alemanha e os Países Baixos garantiram a qualificação para o Mundial 2026 durante a noite desta segunda-feira.

Erick Mendonça vai regressar ao Sporting no verão de 2026

Erick Mendonça prepara-se para regressar ao Sporting. O internacional português encontra-se em final de contrato com o Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Tavares: Peço desculpas a João Noronha Lopes»

Fernando Tavares, antigo vice-presidente do Benfica, decidiu pedir desculpas a João Noronha Lopes, ex-candidato à liderança dos encarnados.

Taça de Portugal: jogador do Atlético CP marca reencontro com o Benfica

O Atlético CP conta no seu plantel principal com um elemento que fez parte da sua formação no Benfica. Paulinho é lateral direito.

Gonçalo Guedes tenta ‘renascer’ na Real Sociedad: os números do internacional português em 2025/26

Gonçalo Guedes foi contratado esta temporada pela Real Sociedad, deixando o Wolverhampton por quatro milhões de euros.