Mais uma semana, mais um resumo. Destaque maior para o Râguebi, com as Leoas a fazerem história com a conquista da Taça Ibérica! Nota ainda para a dupla jornada triunfante do Voleibol feminino em Santo Tirso e para o triunfo, na raça, do Hóquei em Patins, em Viana do Castelo, que continua na liderança isolada e invicta do Campeonato Nacional! Os únicos pontos negativos foram mesmo o afastamento do Futsal feminino da Taça de Portugal após uma surpreendente derrota perante as minhotas do Santa Luzia FC e a derrota do Voleibol masculino em Ankara na primeira mão dos Oitavos-de-Final da CEV Challenge Cup perante um valoroso adversário. Eis o resumo, o mais completo possível:

Andebol: Mais duas vitórias para o Campeonato Nacional, destacando-se de novo os muitos minutos concedidos e bem aproveitados por vários elementos das camadas jovens, nomeadamente Nuno Reis, Salvador Salvador, Gonçalo Grácio, Joel Ribeiro e Bruno Silva. Triunfos sobre o SC Horta por 30-25 (14-12 ao intervalo) na 14.ª jornada da Primeira Fase do Campeonato Nacional, a primeira da segunda volta, e sobre o Boa Hora FC por 38-24 (19-11 ao intervalo) em jogo antecipado da 23.ª jornada do Campeonato Nacional. 2018 fecha com a difícil deslocação a Braga para defrontar o ABC, estando a partida agendada para as 17 horas de 22 de Dezembro, Sábado, no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Basquetebol em Cadeira de Rodas: Os Leões somaram mais uma vitória, desta feita diante da APD Lisboa por 41-58.

Futebol feminino: As Bicampeões Nacionais regressaram aos triunfos, batendo o GDC A-Dos-Francos por 0-4, com golos de Ana Capeta (2), Nevena Damjanovic e Solange Carvalhas. Segue-se a Taça de Portugal no dia 22 de Dezembro, Sábado, com as Leoas a deslocarem-se até Viseu para defrontar o Lusitano FC de Vildemoinhos na Terceira Eliminatória da prova.

Futebol masculino: Os Leões fecharam a Fase de Grupos com uma vitória por 3-0 frente ao Vorskla Poltava e, no campeonato, mantêm a perseguição ao líder FC Porto, fruto do triunfo por 5-2 diante do CD Nacional. Resultado idêntico também sobre o Rio Ave FC, o que permitiu aos comandados de Marcel Keizer seguir para os Quartos-de-Final da Taça de Portugal. Segue-se a deslocação a Guimarães para defrontar o Vitória SC (23 de Dezembro, Domingo, 21h00) na 14.ª jornada do Campeonato Nacional.

Futsal feminino: As Leoas foram eliminadas da Taça de Portugal após a derrota nas grandes penalidades diante do Santa Luzia FC, após um empate no tempo regulamentar a cinco golos. Segue-se a recepção ao UA Povoense para a 12.ª jornada da Zona Sul da Primeira Fase do Campeonato Nacional, jogo que será disputado no Domingo, 23 de Dezembro, pelas 16 horas no Pavilhão João Rocha.

Futsal masculino: Os Tricampeões Nacionais venceram o CF Os Belenenses por 1-6 com golos de Alex, Cardinal, Cavinato, Pedro Cary e Erick Mendonça, sendo que os Leões beneficiaram ainda de um autogolo; para os azuis marcou Bruno Pinto. Segue-se a recepção ao Unidos Pinheirense no dia 22 de Dezembro, Sábado, pelas 15 horas no Pavilhão João Rocha.

Hóquei em Patins: Os Campeões Nacionais sofreram para vencer a AJ Viana no Pavilhão Municipal de Monserrate. O resultado final, 3-6, é enganador e não espelha as dificuldades que a turma orientada por Paulo Freitas sentiu no reduto dos minhotos, estando mesmo em desvantagem (2-1) até à entrada para os últimos 10 minutos da partida. Toni Pérez (2), Ferran Font, Pedro Gil, Henrique Magalhães e Caio foram os autores dos tentos verde e brancos; pela turma de Viana marcaram Francisco Silva, Arnau Xaus e Rémi Herman. Cai assim o pano sobre 2018, com o Sporting CP a ocupar a primeira posição da tabela classificativa, fruto de 23 pontos averbados através de oito vitórias e dois empates. O primeiro jogo de 2019 será no fim-de-semana de 5 de Janeiro ante o SC Marinhense, no Pavilhão João Rocha.

Hóquei em Patins: Reviravolta em Viana do Castelo mantém liderança isolada!
Fonte: Sporting CP

Pólo Aquático: Os Leões venceram o Cascais WPC por 11-17 na séptima jornada da Primeira Fase do Campeonato Nacional.

Pool Português: Vitória frente à Casa do SL Benfica de Algueirão-Mem Martins “B” por 2-9 e triunfo por falta de comparência frente à equipa C do mesmo adversário. A turma de Alvalade reforça assim o primeiro lugar desta Primeira Fase do Campeonato Nacional e na próximas jornada defronta a Casa do SL Benfica de Algueirão-Mem Martins “A”.

Râguebi feminino: As Leoas conquistaram a Taça Ibérica após triunfo sobre as Campeãs Espanholas do CR Olímpico Pozuelo por 26-8, numa partida em que estiveram sempre na dianteira do marcador. A turma Leonina escreve assim uma página a ouro na Modalidade e no Clube, sendo a terceira Modalidade a conquistar um troféu ibérico para o palmarés do Clube, sucedendo às Lutas Amadoras e ao Triatlo. No que toca a géneros, o Râguebi torna-se na segunda modalidade a conquistar uma prova internacional feminina, sucedendo assim ao Atletismo que conta nas suas vitrines com duas Taças dos Clubes Campeões Europeus de Pista e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato.

Voleibol feminino: Dupla vitória no reduto do GC Santo Tirso! Sábado as Leoas apuraram-se para a Terceira Eliminatória da Taça de Portugal com um triunfo por 0-3 (17-25; 11-25; 21-25) e Domingo aproximaram-se do líder CD Aves (que perdeu 1-3 com o Vitória SC), fruto de novo triunfo, mas agora por 2-3 (16-25; 25-22; 25-21; 20-25; 11-15). A formação orientada por Rui Pedro Costa prepara agora uma jornada dupla para o Campeonato Nacional da II Divisão, com a recepção ao Esmoriz GC no Sábado, 22 de Dezembro, pelas 20h30 e a deslocação ao reduto do GDC Gueifães no Domingo, 23 de Dezembro, pelas 16 horas.

Voleibol masculino: Vitória por 3-0 na recepção ao Castêlo da Maia GC por 3-0 (25-17; 25-16; 25-20) no Pavilhão Municipal de Fiães que coloca os Leões na liderança isolada do Campeonato Nacional e derrota em Ankara, diante do Maliye Milli Piyango, por 3-0 (26-24; 25-21; 25-20) na primeira mão dos Oitavos-de-Final da CEV Challenge Cup, que obriga os comandados de Hugo Silva a vencerem na segunda mão por 3-0 ou 3-1 e a levarem de vencida a equipa turca no Golden Set (uma “negra” jogada até aos 15 pontos). Agora será a vez dos Campeões Nacionais receberem o Vitória SC para o último desafio de 2018, com a partida da 15.ª jornada da Primeira Fase do Campeonato Nacional a estar agendada para as 18 horas de 22 de Dezembro, Sábado, no Pavilhão João Rocha.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários