O futuro de Keizer

- Advertisement -

No momento em que escrevo estas linhas, o Sporting CP é quarto classificado no Campeonato. Arredado da luta pelo título e pela Liga Europa, importa perceber se a qualidade do trabalho apresentado pelo técnico holandês merece continuação na época que aí vem.

Quando chegou ao clube leonino, a equipa encontrava-se a um ponto do primeiro classificado. É verdade que José Peseiro não fez um bom trabalho, mas não descolar da frente era imperativo para o novo treinador que chegasse a Alvalade.

Keizer era um treinador desconhecido para a esmagadora maioria dos portugueses, mas chegou com o rótulo de apostar na formação. Os primeiros jogos trouxeram resultados bastante dilatados, com um futebol que levava os adeptos a ir ao estádio. Para além disso, ia lançando alguns jovens formados em Alcochete, sendo o exponente máximo um jogo frente ao Vorskla Poltava em que colocou, para além de Miguel Luís e Jovane, Pedro Marques, Thierry Correia e Bruno Paz.

As coisas iam correndo bem, e apesar do mistério desta contratação por parte de Frederico Varandas, a verdade é que se vinha revelando uma opção certeira.

Contudo, em Guimarães frente ao Vitória SC, parece ter mudado o paradigma de jogo leonino. A qualidade das partidas entrou numa espiral descendente desde esse momento e vários pontos foram sendo perdidos. É verdade que pelo meio conquistou a Taça da Liga, mas isso não justifica a descida na tabela classificativa, bem como a eliminação da Liga Europa. A juntar a isso, a aposta na formação passou a ser nula. Os casos mais gritantes são os dos jovens Miguel Luís e Jovane Cabral, que vinham somando minutos até então. Numa altura em que se fala de problemas de tesouraria e a equipa já não aspira a mais do que o terceiro lugar, não se compreende a não aposta na formação que tanto orgulha os adeptos sportinguistas.

Após um bom início, a qualidade de jogo da equipa tem vindo a decrescer
Fonte: Sporting CP

Para além disso, o discurso vem desgastando a figura já pouco carismática do treinador. Quando ouvi a conferência de imprensa do jogo frente ao Boavista, “escandalizou-me” perceber que o técnico considerava que o Sporting CP tinha realizado uma boa performance, quando na verdade se exige muito mais do plantel verde e branco.

Posto isto, sou da opinião de que o técnico não deve permanecer em Alvalade para a época que se avizinha. A sua falta de carisma, a incapacidade de dar a volta a um período negativo que já dura há vários jogos e o desinvestimento nos jovens jogadores leoninos fazem-me questionar se é este o treinador certo para um clube que tem de lutar obrigatoriamente para ser campeão. Não podemos aceitar que um clube como o Sporting CP ande a lutar com o SC Braga pelo terceiro lugar, muito menos dois anos seguidos.

Concluindo, penso que a escolha para a próxima época desportiva deveria recair sobre um treinador conhecedor do futebol português, com experiência e vontade de vencer. O clube tem necessariamente de estar na rota dos títulos e não me parece que isso vá acontecer com o atual treinador. Exige-se mais. Os adeptos merecem.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Rio Ave da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Rio Ave esta noite na Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

Abel Ferreira comenta caso “Prestianni”: «Estamos na pior fase dos valores humanos»

Abel Ferreira foi chamado a comentar a acusação de racismo de Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni. O técnico do Palmeiras deixou críticas para a sociedade atual.

Cristiano Ronaldo confessa-se feliz e volta a destacar: «Eu pertenço à Arábia Saudita»

Cristiano Ronaldo foi um dos jogadores que reagiu à vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem. Clube do português é o novo líder da Liga Saudita.

Adeptos do Osasuna cantam «Vinícius, morre» e clube já reagiu: «O clube abrirá uma investigação interna e lamenta as imagens»

Nova polémica na La Liga. Adeptos do Osasuna ecoaram cânticos a pedir a morte de Vinícius Júnior diante do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Bis de Paulinho leva Toluca a vitória e goleada tardia na Liga Mexicana

Paulinho continua de pé quente e foi fundamental na vitória do Toluca sobre o Necaxa. Triunfo por 3-0 contou com o bis do avançado português.

Palmeiras de Abel Ferreira goleia Capivariano e segue para as meias-finais do Campeonato Paulista

O Palmeiras de Abel Ferreira goleou o Capivariano no Campeonato Paulista. Verdão segue para as meias-finais da competição.

Gustavo Marques é repudiado pelo próprio clube e admite declarações machistas: «A minha esposa já me atacou, a minha mãe já me falou mal»

Gustavo Marques já se retratou das declarações machistas proferidas contra a árbitra. RB Bragantino também já se pronunciou.