📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Mundo sabe que há magia em Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Estamos na reta final do campeonato, a uma semana do fim do mesmo. A esta hora, ainda não sabemos quem será o campeão, havendo apenas duas hipóteses: Sporting ou Benfica.

Este foi o meu primeiro ano com lugar cativo em Alvalade. E que melhor ano poderia eu ter escolhido, após o último título em 2002? Nenhum. Esta temporada está a ser a melhor dos “leões” desde aquela em que João Pinto e Mário Jardel deliciaram o país e trouxeram o último campeonato nacional para o clube. Atualmente, dá gosto ir a Alvalade, ver os jogos do Sporting Clube de Portugal. Conseguimos ir para o estádio com uma confiança inabalável na equipa, o que era raro na última década.

Antes, quando o FC Porto recebia o Beira Mar, a União de Leiria ou equipas semelhantes, a única expetativa era a de saber qual seria a diferença de golos, porque a equipa da casa venceria sempre. Neste final de época, é isso que sinto em relação ao Sporting. Era este o meu pensamento, por exemplo, antes das últimas receções a União da Madeira e Vitória de Setúbal.

A equipa tem jogado bem ao longo de toda a época, mas tem estado especialmente competente neste último terço. É frequente vermos o Sporting a atacar, com seis ou sete jogadores envolvidos na manobra ofensiva, sempre em constantes trocas posicionais e com muita dinâmica. Por outro lado, é raro ver oportunidades claras de golo dos adversários. Mesmo nos últimos jogos em que tiveram resultados negativos (empate em Guimarães e derrota na receção ao Benfica), ambos tiveram apenas uma ocasião digna de registo. A questão diferenciadora dessas duas partidas para as mais recentes foi a eficácia.

O Sporting não marcou golos, nem a Miguel Silva, nem a Ederson, e sofreu o golo nessa única ocasião dos benfiquistas. Perdeu a liderança após essas jornadas e, até agora, ainda não a recuperou. Daí Jorge Jesus ter dito, após o jogo de ontem, que o futebol foi cruel com os “verdes e brancos”. Subscrevo inteiramente.

Há muitos anos não se via uma equipa tão qualidade de “verde e branco" Fonte: Sporting CP
Há muitos anos não se via uma equipa de tanta qualidade de “verde e branco”
Fonte: Sporting CP

Ainda assim, a conclusão que retiro deste meu primeiro ano com lugar cativo em Alvalade já é bastante positiva. Apenas será 100% positiva se voltar lá na próxima semana para festejar o título. O ritual iniciado na receção ao FC Porto, com a entrada das equipas ao som de “O Mundo Sabe Que”, e que permite logo aquecer as gargantas para os noventa minutos que se seguem, foi uma das melhores ideias que vi no Sporting, desde sempre. É um ritual diferente, que faz lembrar os ambientes arrepiantes de Anfield Road ou do Signal Iduna Park, em Dortmund.

Se o público de Alvalade já estava a ser uma força brutal para toda a equipa, mais ficou a sê-lo depois da introdução desta novidade. O Sporting nunca andará sozinho, pois estes adeptos farão tudo o que puderem pelo seu clube.

Os adeptos não têm ficado em casa. Temos a melhor média de assistências deste novo estádio, e isso deve-se ao presidente, que tem sido absolutamente incansável na defesa da equipa, ao treinador, que trouxe uma filosofia de jogo que tem apaixonado os sportinguistas e torna a equipa leonina naquela que melhor futebol joga na Liga, e aos jogadores, que têm formado um grupo coeso e com muita qualidade.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid critica Vinícius Júnior: «Não é bom para ele nem para o Real Madrid»

Alfonso Pérez defendeu que o Real Madrid devia vender Vinícius Júnior e apostar tudo em trazer Erling Haaland. O ex-jogador considera que o brasileiro não transmite uma boa imagem.

Pirotecnia e tarjas valem nova multa ao Benfica

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 15.875 euros ao Benfica, devido ao comportamento dos adeptos na receção ao Arouca.

A camisola personalizada pelas mãos de Rui Costa, as palavras em espanhol de José Mourinho e o discurso de Otamendi: «Muito feliz»

Nico Otamendi chegou aos 250 jogos pelo Benfica. Defesa-central argentino foi homenageado no balneário encarnado.

Angola paga milhões para receber a seleção da Argentina em jogo particular

A seleção de Angola vai receber a campeã do mundo, Argentina, num jogo particular, em Luanda, como parte das celebrações dos 50 anos da Independência.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus oficializa Luciano Spalletti como novo treinador

Luciano Spalletti foi nomeado novo treinador da Juventus. O técnico italiano de 66 anos foi o escolhido para suceder a Igor Tudor.

Benfica e Sporting voltaram a dominar na Champions League de Futsal: Resultados já foram menos volumosos

O Benfica e o Sporting venceram novamente na Champions League de Futsal. Águias bateram o Riga e leões ganharam ao Kairat Almaty.

Artur Jorge afasta (para já) regresso à Primeira Liga e garante: «Só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting»

Artur Jorge duvida regresso à Primeira Liga nos próximos tempos. Técnico português só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting.