O Outro Lado do Limpinho Limpinho

O que mais me mete piada é ver a euforia dos vencedores, quando estes lances são inegáveis e procuram varrê-los para debaixo do tapete como se nada tivesse acontecido, e depois então compará-los com o choradinho quando perderam 2-1 em Alvalade, que até direito a processo deu. Ou será que ninguém se lembra das palavras do Rui Vitória na conferência de imprensa? “E eu tenho dois jogadores no hospital, e o Benfica isto, e o Benfica aquilo”, quando não fizeram nada durante 120 minutos. Mas agora que a vitória pingou para o lado do “glorioso” já está tudo bem, foi perfeitamente justa e não houve casos nenhuns, uma arbitragem exemplar.

Que tenha sido justa a vitória, estratégica até, mas sejam coerentes. Esta época nenhum jogador do Benfica levou cartão vermelho para o campeonato, não tiveram nenhum penálti contra e ainda gozam por não ser um campeonato limpo. Mas claro que, como diz a expressão, o pior cego é aquele que não quer ver e, enquanto for assim para o lado deles, tudo bem. A comédia intensifica-se ao ver adeptos do Benfica reclamarem penálti sobre o Vitor Andrade, no jogo do Sporting com o Guimarães, quando deviam era procurar estar longe dessas duas palavras juntas. “Penálti e Guimarães”, para os benfiquistas, não combina.

Em Guimarães também foi curioso ver duas cotoveladas a jogadores do Sporting que não foram merecedoras de um apito, mas com o William foi o contrário, e já deu para ver. Ainda neste âmbito é irónico ver como procuraram atacar e crucificar o Slimani quando, no jogo contra o Braga, ele acertou com a mão no adversário, depois ver o Renato Sanches fazer o mesmo contra o Belenenses e quase ter direito a um pedido de desculpas do Sturgeon, que não deveria ter posto a cara no cotovelo do rapaz.

Nunca Jesus pensou que tivesse uma diferença de tratamento tão acentuada em relação ao outro lado da 2ª Circular Fonte: Sporting CP
Nunca Jesus pensou que tivesse uma diferença de tratamento tão acentuada em relação ao outro lado da 2ª Circular
Fonte: Sporting CP

Como sportinguista não estou disposto a deixar cair no esquecimento a golo do Tondela no primeiro jogo, em que o 2-1 para o Sporting foi o tal penálti em que o João Pereira pisou a linha no lançamento lateral, e isso é que teve discussão e visibilidade, mas, para quem não se lembra, o golo do Tondela foi marcado em fora de jogo, com a mão, e a partir de uma falta mal assinalada. Mas importa é o João Pereira pisar a linha. Podemos falar até do segundo jogo com o Tondela e da expulsão do Patrício, ou então do penálti para o Paços de Ferreira, em que o Cícero dá uma de Eliseu e tira os pés do chão, quando nem sequer chegava à bola. Resultado? Golo do Paços, 1-1 no final, e expulsão direta para o João Pereira.

Será que inclusive alguma vez o Benfica ou outro clube foi honrado com um pedido de desculpas do árbitro Cosme Machado no telejornal? Enfim, eu poderia estender-me, mas talvez já me tenha estendido demais. A verdade é que, fazendo uma retrospectiva às facilidades que outros adversários têm, não acredito em que o Sporting venha a ser campeão, e acho que vai ser o tri-campeonato para o Benfica. Quando isso acontecer, só gostaria de que me dissessem com toda a honestidade e imparcialidade se for por mérito. Se estiver enganado terei todo o gosto em retratar-me.

 

Liga dos Campeões

Aproveito para dar os parabéns ao Benfica por ter eliminado o Zenit, e com todo o mérito. Acho que provaram ser uma equipa superior e que não é o dinheiro que faz as melhores equipas. Mas aqui também quero deixar um apontamento. Eu sei que o ser humano dá para tudo e que existe muito fundamentalismo clubístico. Depois da vitória no dérbi nada melhor para encher o ego do que passar aos oitavos da Champions e poder mandá-lo à cara dos sportinguistas, apesar de o gozo vir desde que o Sporting não se apurou. Estas provocações são mútuas e na minha opinião deveriam acabar, porque em competições europeias, seja que equipa for, é o nome e a qualidade do futebol português que está também em causa.

E aqui, antes de se tornarem fundamentalistas clubísticos e de gozarem com o facto de o Sporting não estar na Champions, quero apenas que se lembrem do porquê de não estar, dos consecutivos, graves e prejudiciais erros de arbitragem que apuraram o CSKA e não o Sporting ou, se formos à época anterior, o Schalke 04. Seja contra que equipa portuguesa for são erros que custam caro e que desrespeitam não só a equipa mas Portugal e todo o futebol português, e não acho que seja motivo de gozo.

Desejo toda a boa sorte para o Benfica na restante caminhada europeia.

Foto de capa: Sporting CP

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho diz que treinaria no Brasil mas atira brincadeira: «Levaria poucas malas…»

José Mourinho aborda possibilidade de treinar no Brasil. Técnico português fala sobre a rotatividade de treinadores.

Nottingham Forest já tem acordo por lateral que chumbou nos exames médicos do Sporting em 2023

O Nottingham Forest chega a acordo com o Sevilha por José Ángel Carmona. Lateral espanhol já esteve muito perto de jogar no Sporting.

Lembras-te de Issa Kaboré? Ex-Benfica em conversações com clube de Inglaterra

O Manchester City abre portas a uma saída de Issa Kaboré. Já existiram conversações com o Southampton.

Leonardo Jardim pretendido por clube dos Emirados Árabes Unidos

Leonardo Jardim é pretendido nos Emirados Árabes Unidos. Al Jazira procura um novo treinador e olha para o português.

PUB

Mais Artigos Populares

Leagues Cup 2025: Toluca de Paulinho eliminado e Inter Miami avança para as meias finais com bis de Luis Suárez

Já são conhecidas as meias finais da Leagues Cup 2025. Toluca de Paulinho ficou pelo caminho e Inter Miami avançou na prova.

Pedro Porro: «Quando cheguei ao Sporting não era ninguém. Deram-me tudo»

Pedro Porro não esquece o Sporting. Lateral direito do Tottenham fala sobre a importância de Alvalade na sua carreira.

Sporting já gastou mais de 60 milhões de euros na renovação do do Estádio de Alvalade

O Sporting remodelou vários aspetos do Estádio de Alvalade. Leões já gastaram um valor acima dos 60 milhões de euros.