O pior derby de sempre

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Afinal quanto vale uma vida humana? Até onde pode chegar o fanatismo dos mais cépticos? Qual o preço a pagar pelo comportamento doentio e irracional daqueles que pensam que podem tirar uma vida como quem destrói uma onda do mar?

São perguntas a que, provavelmente, nunca vamos encontrar as respostas. Toda a envolvência do  derby de Lisboa foi um fiasco e nada, rigorosamente nada, se pode retirar de positivo ou de boa memória.

Partida muita fraca e sem brilhantismo, sem lances virtuosos, sem qualquer emoção e sem a espetacularidade que um jogo desta categoria merece. Uma equipa que não tem nada a perder, que já tinha afirmado estar fora da discussão do título, esteve noventa minutos presa às dinâmicas ofensivas do adversário e isso deve-se à estratégia que Jorge Jesus montou. Alan Ruiz realizou um jogo paupérrimo e não se compreende como é que Bruno César faz quase noventa minutos apenas com a tarefa de defender Nélson Semedo. O jogo pedia um Sporting solto, livre de qualquer compromisso ou responsabilidade e, mesmo marcando cedo via oferenda de Ederson, a equipa leonina foi deixando o Benfica subir no terreno, perdendo intensidade e agressividade à medida que o jogo ia decorrendo. Porém, desperdiçou a melhor oportunidade para marcar novamente por Bas Dost. O Holandês teve nos pés a ocasião dourada para poder aumentar a vantagem no marcador.

Artur Soares Dias esteve ao nível da mediocridade do jogo. Sem qualquer interferência no resultado, actuou mal no capítulo disciplinar, assinalando até consecutivas faltas ofensivas sem nexo. Aceita-se a marcação da falta que precede o golo do Benfica, mas, à distância que estava do lance, pedia-se uma melhor análise.

O apoio aos clubes devia ser apenas isto Fonte: Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO
O apoio aos clubes devia ser apenas isto
Fonte: Juventude Leonina 1976 – JUVE LEO

Verificou-se em jornais desportivos “especialistas”, a análise dos lances da partida que criam dúvida em qualquer ser humano. No entanto, a área escolhida está equivocada por se tratarem de diagnósticos a roçar um nível científico só praticado nos laboratórios da NASA. Se juntarmos estas examinações aos dirigentes desportivos e respectivos órgãos de comunicação social é, extremamente fácil de entender, porque é que existe violência no futebol e a dificuldade que se vai tendo em poder contornar esta má imagem que temos vindo a espalhar.

O futebol devia ser vivido em clima de festa onde não houvesse pavor em levar a família a participar. Não podemos viver com medo de entrar num estádio com um cachecol posto para apoiar o nosso clube. Não devemos ter receio de andar na rua vestidos com a camisola das nossas cores. Todos temos o direito de poder escolher e sair livremente sem que um soco, um pontapé, uma garrafa, uma pedra ou até um carro nos prive dessa liberdade! O trabalho das direcções que representam cada clube deve preservar e apoiar o espectáculo.

Não podemos deixar que as frustrações do nosso quotidiano se tornem prioridades e, principalmente, não devemos ser cruelmente cépticos. Só se vive uma vez, mas se soubermos viver bem, uma vez é suficiente.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting pediu grande penalidade após lance a envolver Maxi Araújo e Rodrigo Pinheiro

O Famalicão recebe o Sporting na 6.ª jornada da Primeira Liga. Flávio Gonçalves colocou os leões em vantagem no marcador.

Benfica cita Francesco Farioli para criticar arbitragem: «Coisas estranhas»

O Benfica recorreu às redes sociais para deixar críticas à arbitragem do jogo contra o Gil Vicente. Citação com palavras de Francesco Farioli.

Gianluca Prestianni critica arbitragem em publicação já apagada: «Não há que deixar isto passar despercebido. Nem amarelo»

Gianluca Prestianni recorreu às redes sociais para criticar a arbitragem do Benfica x Gil Vicente. O story já foi apagado pelo jogador.

Torreense abre Primeira Liga Feminina com vitória e 1.ª jornada termina sem qualquer empate

O Torreense venceu o Rio Ave na primeira jornada da Primeira Liga Feminina. Jogo encerrou a ronda inaugural da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Pafos de Ricardo Sá Pinto bate o AEK Larnaca e assume liderança da Liga Cipriota

Num delo de rivais, o Pafos derrotou o AEK Larnaca por 1-0. Equipa de Ricardo Sá Pinto sobe assim ao primeiro lugar da Liga Cipriota.

Luís Pinto revela adaptações para defender o Benfica e destaca: «Conseguir ter a personalidade que tivemos dá bons indicadores para o futuro»

Luís Pinto analisou o duelo da 6.ª jornada da Primeira Liga. Benfica e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio da Luz.

Marco Silva analisa mexidas na equipa e elogia jovem que estreou pelo Benfica: «Entrou e trouxe tranquilidade, sem medo de arriscar»

Marco Silva analisou o duelo da 6.ª jornada da Primeira Liga. Benfica e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio da Luz.