O que sobra entre Porcos, Polvos e Gnomos

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Futebol em Portugal mudou radicalmente nas últimas décadas. E engane-se o leitor se pensa que digo que o mesmo piorou nesse período: não piorou, apenas se tornou mais cínico, criando um universo de máscaras e de alianças escondidas, onde a imagem que se passa torna-se, e tornou-se, tão ou mais eficaz que a imagem real.

Até aos anos 2000, infelizmente, são vários os casos que demonstram que o futebol português era por si só um jogo de lamas movediças: do Calabote ao Apito Dourado, é inegável que a corrupção e o jogo fora das quatro linhas era o caminho claro que muitas entidades escolhiam para alcançar os seus objetivos. Há décadas que os meios sempre justificaram os fins. Mas o novo milénio, as novas tecnologias, as redes sociais e a evolução do futebol (e das entidades que o rodeiam) levaram toda essa sujidade para um nível de descaramento, de desfaçatez e insolência ao nível dos melhores políticos. E num país onde a corrupção e abuso de poder são considerados quase banais, “desde que também se tenha feito boas coisas”, imagine-se a benevolência que estes “agentes” encontram no futebol.

"Triunfo dos Porcos" foi das obras mais aclamadas de George Orwell, publicado em 1945 Fonte: Facebook de Fãs de George Orwell
“Triunfo dos Porcos” foi das obras mais aclamadas de George Orwell, publicado em 1945
Fonte: Facebook de Fãs de George Orwell

Uma das últimas armas encontradas pelo monopólio desportivo dos três grandes foram os diretores de comunicação. E o que poderia ser um departamento útil em diversos setores, não só para o futebol mas para os clubes em si, tornou-se rapidamente – quase numa lógica de “Maria vai com as outras” – num mero arremesso de coação, insultos, pressão e polémica, que se incendeia jornada após jornada. A cada grande penalidade, a cada fora-de-jogo, a cada expulsão, tudo é motivo para mandar “posts de pescada” (entenda-se o trocadilho aqui), para haver a ilusão de missão cumprida numa mensagem que pouco ou nenhum efeito tem. Para que fique claro ao leitor: há muita coisa no futebol português que deve e tem de ser divulgada, em prol da transparência da mesma. Mas entre polvos, gnomos e comunicados completamente inócuos, essa mensagem perde-se por completo. Ganham os cafés, que nunca tiveram tantos motivos de discussão para se passar a tarde em conversa da bola. Mas a bola, infelizmente, cada vez mais se vai tornando o agente menos importante do jogo.

A alegada cartilha de comunicação do Benfica foi mais uma das recentes polémicas do futebol português no presente ano Fonte: O Artista do Dia
A alegada cartilha de comunicação do Benfica foi mais uma das recentes polémicas do futebol português no presente ano
Fonte: O Artista do Dia

Os mísseis do Bruno Fernandes perdem relevo a cada post efervescente do Nuno Saraiva. Os dribles do Brahimi escapam-se a cada ementa de polvo divulgada por Francisco J. Marques. E a magia de Jonas torna-se banal a cada figura ridícula que o (imenso e espalhado) departamento de comunicação encarnado tenta mostrar a sua “força”. Mas quem se importa com isto, de verdade? Os clubes não são de certeza. E os adeptos, nós, mais tarde ou mais cedo, seremos todos levados por este mar de hostilidade, onde a inocência do festejo e do futebol se irá evaporar num clima de ignorância e polémica gratuita.

Para terminar, é difícil terminar com uma frase atraente, e aprimorar a estética deste texto que só fala da sujidade do nosso pequeno mundo da bola. Merece acabar assim. Seco e sem sabor. Ressequido. Cansativo. Como o nosso futebol se vai tornando.

Foto de Capa: Facebook da BTV

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão ajuda o AC Milan a vencer o Cremonese nos descontos

Na 27.ª jornada da Serie A, o AC Milan bateu o Cremonese por 2-0, com dois golos apontados nos minutos finais, um deles por Rafael Leão.

César Peixoto desagradado com conferência de José Mourinho: «O Gil Vicente merece mais respeito»

César Peixoto não gostou do facto de ter sido colocada apenas uma questão sobre o Gil Vicente x Benfica na conferência de imprensa de José Mourinho.

Farense vence Lusitânia Lourosa ao cair do pano na 24.ª jornada da Segunda Liga

O Farense venceu o Lusitânia Lourosa por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da Segunda Liga. O golo do triunfo algarvio surgiu ao minuto 89.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao Sporting x FC Porto

O FC Porto defronta o Sporting na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que plantel do Manchester United está mais satisfeito com Michael Carrick do que com Ruben Amorim: «Lufada de ar fresco»

De acordo com a imprensa inglesa, os jogadores do Manchester United estão muito agradados com Michael Carrick e mais satisfeitos, comparativamente com Ruben Amorim.

GP Tailândia: Marco Bezzecchi vence e começa a nova temporada de Moto GP da mesma forma que terminou a anterior

Marco Bezzecchi termina em primeiro lugar, seguido de Pedro Acosta e Raúl Fernández fecha o pódio do GP da Tailândia de Moto GP.

Barcelona de olho em alvo do Benfica no mercado de janeiro

A imprensa espanhola diz que o Barcelona está interessado em Stije Resink, jogador que foi associado ao Benfica em janeiro.