Publicidade

O senhor leão e a muralha esburacada

Marta Reis · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Parece o nome de um conto infantil, contudo vamos aqui falar de uma história bem real com protagonistas de carne e osso.

Quis o destino (ou o segundo sorteio da Liga) traçar que Sporting e Benfica se encontrassem na terceira jornada do campeonato. Como dizem os nossos colegas ingleses, so far so good, não fosse a triste novela mexicana do presidente/não presidente que dura desde junho.

Novelas à parte, porque escrever roteiros televisivos não é para um clube de futebol que se diz grande no seu país e por esse mundo fora, construiu-se uma equipa com caras novas, regressos de empréstimos e com os jogadores que supostamente iriam rescindir contratos, ação também conhecida como “o regresso dos que nunca foram”. Mérito para aqueles que, seja por interesses monetários ou não, viram que a equipa do Sporting precisava de liderança e de quem, a bem ou a mal, resolvesse os problemas prioritários no seu plantel.

Poderia dizer que, até este momento, estamos todos de acordo, o que não iria ser verdade, mas também não nos podíamos dar ao luxo de ter uma equipa com juniores e juvenis a jogar contra plantéis de milhões.

Passando para o ponto fundamental deste artigo, já todos percebemos que o Sporting tem um problema que se reflete em todos os jogos: a defesa. Contando todas as partidas da pré-época, apenas na primeira a equipa leonina não sofreu qualquer golo. Não deveria ser ao contrário?

Ristovski teve uma atitude mais dura no dérbi
Fonte: Liga Portugal

Sendo saudosista, o nosso quarteto defensivo do ano passado deixava-me a suspirar. Desconfiava de Piccini, como tantos outros, mas acabei por me deixar conquistar; a dupla Coates-Mathieu sempre me transmitiu segurança e, por fim, o doente crónico que em part-time era jogador, Fábio Coentrão, fez mais jogos do que aqueles em que esteve parado, entregando sempre a mesma raça a um clube que dizem não ser o seu.

Agora… bom, agora o Sporting manteve o núcleo central, mas mudou as alas, o que me faz lembrar aquelas propriedades que têm um portão a limitar a sua entrada, contudo não têm qualquer tipo de proteção a delimitar o perímetro do terreno. Ora vejamos: no jogo do dérbi, no qual, apesar de tudo, o Sporting se comportou como se fosse um leão saudável e forte, as alas eram auto-estradas para os extremos adversários, por onde só não passariam se, por milagre (como até muitas vezes ocorreu), aparecesse André Pinto – que deixou uma imagem ótima – ou Coates para fazer a dobra e assim proteger o último jogador no terreno: Salin. Ristovski, que fiquei na dúvida se foi apenas para distribuir um jogo mais duro ou se foi para jogar também à bola, deixava-se ultrapassar jogada sim, jogada não. Valeram novamente os centrais que muito bem aguentaram a defesa na Luz. De Jefferson, não consigo bem ter palavras positivas a dizer, a não ser que, pelo menos, sabemos que consegue fazer uma coisa: subir no terreno. Já descer para ocupar a sua posição, não o faz.

Podemos então fazer uma reflexão a uma semana do fecho de mercado e perceber que Jefferson só deverá entrar quando não houver mais nenhuma opção para o lado esquerdo? E porque não testar Bruno Gaspar do lado direito? Pode ter o mesmo nome que o presidente destituído e ser um reforço ainda contratado por ele, mas não é por isso que não lhe deve ser dada uma oportunidade.

É um facto que não teremos um calendário com equipas extremamente competitivas como no ano passado, mas não é por isso que devemos descurar a qualidade do nosso plantel. De avançados está o Sporting cheio, mas os jogos não se ganham só a marcar. Não sofrer também é fundamental.

Podemos estar sem presidente, sem ordem na casa-mãe e sem uma linha orientadora, mas, por favor, arranjem laterais que honrem a qualidade do Sporting Clube de Portugal.

Foto de Capa: Liga Portugal

Marta Reis

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
La Liga

Quem vive do passado é che | Valência

Para os adeptos do Valência, os che, o virar do milénio foi sinónimo de coleccionar quadros bonitos para mais tarde apreciar. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Valência encheu a vitrina: uma Taça do Rei, uma Supertaça de Espanha, dois campeonatos, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia. Importa referir que, embora não tenha vencido, disputou duas finais consecutivas da Liga dos Campeões, sendo derrotado primeiro pelo Real Madrid, depois pelo Bayern de Munique. Em campo brilharam nomes como Santiago Cañizares, David Albelda, Pablo Aimar, Rubén Baraja e Gaizka Mendieta; já no banco, Claudio Ranieri, o futuro obreiro do conto de fadas em Leicester, plantou as sementes que Héctor Cúper e Rafael Benítez souberam regar e transformar em frutos.

Ailton Pereira · 3 min de leitura
Ler a crónica
Seleção Nacional

5 jogadores que mais se destacaram com Jorge Jesus na Seleção Nacional

Os primeiros quatro jogos de Jorge Jesus ao comando da Seleção Nacional permitiram perceber quais os jogadores que melhor se adaptaram às ideias do novo selecionador. Entre golos, assistências e novas dinâmicas táticas, cinco nomes destacaram-se pela influência que tiveram no rendimento da equipa e pela forma como potenciaram as suas qualidades individuais. De João Félix a Rúben Neves, passando por Gonçalo Ramos, Vitinha e João Cancelo, este é o top-5 dos jogadores que mais se evidenciaram neste arranque da era Jorge Jesus.

Miguel Costa · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.