O título está em quarentena

- Advertisement -

“Em tempos de pandemia” ou “quando o verme COVID-19 atracou em Portugal…” nunca constituíram, numa possibilidade futurista e no interior do meu cérebro, frases que eu pensasse ou ousasse pensar, muito menos coisas que eu pudesse transmitir aos que sucedem na árvore genealógica. Normalmente, os nossos avós relembram guerras, pobreza extrema e tempos ditatoriais, enquanto que a minha geração afirmará, à boca cheia, que esteve “de quarentena”, fechado em casa, no sofá, a cumprir o slogan “Netflix & Chill”, realizando a permuta constante entre as redes sociais. Observar o brilho nos olhos das crianças é mais do que aquilo que merecemos e muito mais do que os nossos avós merecem. E, se isso acontecer, perde-se a geração vindoura…

Bem, explorando o cerne da questão: lavar bem as mãos, isolamento, não visitar pessoas de idade, efetuar a desinfeção sempre que alternamos a atividade, distanciamento social, corte nos beijos, carícias e abraços, encerramento de escolas, universidades e fronteiras. Andar à paulada por papel higiénico e produtos de primeira necessidade, antevendo a divisão do momento epidémico com a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial. Bem, nem tudo é mau: a fuga aos carinhos de Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se desnecessária e o Big Brother adiou a sua estreia. (Não, não é esse, é o que irá ser apresentado pelo Cláudio Ramos).

O assunto em voga é o bicho que nos obriga a quarentena, o resto é paisagem e superficialidade. Inclusive o futebol, esse desporto que acorrenta milhões e milhões, que mede paixões que pecam por desmedidas e que aglomera processos judiciais absurdos. E agora? Como é que vamos suportar a ausência indefinida da nossa amada equipa? De que modo é suposto extravasar as frustrações e insultar a mãe do árbitro se ele não está disposto no nosso campo de visão? A pergunta seguinte incluía o tema de discussão no café da esquina mas, de repente, avivou-me a memória o isolamento.

Como sportinguista, e de modo a combater dois vírus em simultâneo (não se esqueçam da crise interna e do Hugo Viana!), ofereço ao leitor uma solução que olvida as eventuais saudades que possa sentir pelo facto de não demonstrar, durante este período, apoio ao Sporting Clube de Portugal: com um final feliz, incorporado com dois pacemakers para o caso de desmaio, com os golos ao cair do pano, com o prolongamento sofrido e exaurido e com as grandes penalidades defendidas pelo Rui Patrício manco, repito, manco, a final do Jamor (2015) está disponível no Youtube pela módica quantia de nem um cêntimo. (Se ler isto com a voz de Fernando Mendes e se colocar mentalmente no Preço Certo, isto é capaz de ter alguma piada.)

No tempo em que reinava a esperança, fomos felizes. Agora, resta-nos aproveitar as dádivas que o SC Braga nos tem dado: desavenças constantes e um treinador que orientou duas partidas (um jogo a contar para Liga NOS e uma partida de jogo do galo seguida, pelos adeptos, no Twitter) e ainda não perdeu. Os sportinguistas que se deixam levar por esta onda de esperança, que aproveitem a quarentena e que reciclem a energia que nos move, reaproveitando os índices de confiança para o que resta da época e das competições nas quais estamos inseridos.

Ah, pois é, deixem lá. Sintonizem na Netflix só!

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Federação da Roménia confirma saída de Mircea Lucescu

A Federação Romena de Futebol anunciou o fim do contrato com o selecionador Mircea Lucescu, de 80 anos, após a Roménia falhar a qualificação para o Mundial de 2026.

Portugal vence Japão em Sub-16 e garante presença na final do Torneio de Montaigu

A Seleção Nacional Sub-16 venceu o Japão por 1-0 e garantiu a passagem à final do Torneio de Montaigu. Os jovens lusos fecham o grupo frente ao Peru, preparando a decisão do título agendada para 6 de abril.

Cádiz confirma regresso de Lucas Pérez

Lucas Pérez, avançado espanhol de 37 anos com passagem pelo Deportivo da Corunha e pelo Arsenal, está de regresso ao Cádiz após um ano sem competir.

João Cancelo revela os jogadores de que gosta no Benfica, Sporting e FC Porto

João Cancelo revelou esta quinta-feira que gosta de vários jogadores que representam o Benfica, o Sporting e o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo: «Estaria disposto a ser orientado por José Mourinho»

João Cancelo admitiu que gostaria de ser orientado por José Mourinho, afirmando que o português é uma referência.

João Cancelo admite querer voltar ao Benfica: «Não quero ir para o Benfica se não estiver nos meus melhores índices físicos»

João Cancelo revelou que gostaria de regressar ao Benfica. O lateral pertence atualmente aos quadros do Barcelona.

Ricardo Costa fala sobre o que aconteceu no FC Porto x Sporting: «Não fizemos circo nenhum»

Ricardo Costa sentiu-se mal antes da partida entre o FC Porto e o Sporting e foi inclusivamente atendido por médicos.