O upgrade do genuíno leão Pedro Porro | Sporting CP

Poucos são já os que se recordam das críticas que o internacional sub-21 espanhol Pedro Porro recebeu quando chegou ao reino do Leão. Acredito que existe já um certo ritual em criticar tudo o que chega a Alvalade, apesar de que se o jogador fosse para outro clube qualquer já seria uma excelente opção e que os dirigentes leoninos raramente acertam nas contratações.

O lateral direito espanhol tem dado – e muito – que falar. Está cedido pela equipa inglesa do Manchester City por duas épocas; o Sporting CP salvaguardou-se, sendo que o jogador só voltará ao plantel dos Citizens caso o clube de Alvalade não exerça a sua opção de compra.

Qual é o valor dessa cláusula? Oito milhões e meio. Tendo em conta a performance do jogador, a idade do mesmo e o valor que o Manchester City desembolsou em 2019 (12 milhões de euros) é uma clausula perfeitamente acessível e barata para o Sporting CP, que pode aqui ter um jogador jovem para o futuro, mas, sobretudo para o presente, com um rendimento desportivo brutal.

Acredito que as táticas, as estruturas ou as estratégias para cada jogo devem girar e basear-se nos melhores jogadores de cada equipa e Rúben Amorim não foge à regra, mas para isso é preciso também ter os elementos certos – como é o caso. É sabido a importância que os laterais têm quer no processo ofensivo, quer no processo defensivo neste Leão.

Pedro Porro é, para muitos sportinguistas, a melhor contratação de 2020/2021
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Porro é um jovem com uma excelente capacidade física e técnica, com grande preponderância ofensiva e que beneficia também do esquema de três centrais para as coberturas às suas investidas à área adversária, ainda que consiga estancar possíveis transições adversárias com pressão numa zona mais alta do terreno.

Com uma boa capacidade de drible e de um para um, torna-se venenoso quando ganha espaço e consegue os seus cruzamentos com uma qualidade acima da média. É capaz de se associar em ataque posicional e na variação do centro de jogo, mas também no que a equipa de Rúben Amorim mais gosta de fazer com os ataques rápidos: em transição e com o lateral a garantir a largura e amplitude que a equipa necessita.

Pedro Porro beneficia também de atributos mentais que o fazem subir de patamar sobretudo pela concentração e capacidade de decisão que demonstra, mas também no compromisso que tem – bem visível no jogo diante do SC Braga – ao festejar um corte como se de um golo se tratasse.

Mais do que juventude ou experiência importa a qualidade do jogador e Pedro Porro – também com experiência de Selecção (espanhola), é certo – veio retirar as dúvidas que pairavam com as contratações de Ristovski, Rosier e ainda Rafael Camacho. Um jogador que irá certamente continuar a encantar em Alvalade e que merece um estádio cheio.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.