O vírus irá fintar o Sporting CP e o futebol português?

- Advertisement -

Portanto, ou decidimos que isto não é tão grave assim, e continuamos a ter o futebol de sempre, ou mais vale parar os campeonatos. (Eu sei, o dinheiro não deixa). Porque, convenhamos, para parar uma pandemia (para quem acredita que ela existe) não vai ser a ter estádios de 30 mil pessoas umas em cima das outras ao abraços a festejar que o vamos conseguir.

Mas já estamos habituados a que em Portugal se navegue à vista, sem planeamento e medidas preventivas sobre eventuais problemas que surjam. Em Inglaterra já se estão a criar leis que abranjam todos os cenários sobre o que acontecerá ao campeonato em caso de paragem. Assim não terão que tomar decisões à pressão, segundo os interesses de quem esteja naquele momento a disputar os lugares de decisão. Mas em Portugal gostamos de ter em aberto todos os cenários, certo?

Falando especificamente do Sporting CP, e porque é esse que nos interessa, se se mantivessem os pressupostos de que as receitas da bilheteira do estádio serviriam para investir nas modalidades, então teríamos um decréscimo de qualidade no nosso eclectismo.

Rúben Amorim testou positivo à COVID-19 e não esteve presente no arranque europeu e na jornada inaugural do campeonato
Fonte: Bola na Rede

Quanto aos atletas, o simples facto de não saberem se estão infectados pelo vírus, se vão jogar os próximos jogos, se estão a pôr em risco as suas famílias e as suas carreiras, deve mexer um pouco com a concentração dos mesmos.

E o que dizer de uma equipa que está sem treinador há já pelo menos uma semana e meia? Não deve ser o melhor cenário para uma equipa de futebol, apesar de termos ganho os dois jogos oficiais até agora disputados.

Para os jogadores também não haverá a mesmo motivação, não jogando com a mesma intensidade com que o fariam caso estivessem a jogar num estádio cheio, apesar de no caso do Sporting CP se ter chegado a criar uma ideia de que ganhavam mais jogos fora que em casa por não se sentirem tão pressionados. Se calhar o problema dos jogadores é esse mesmo. Pode ser um bom sinal. Ou seja, se este campeonato se aguentar até ao fim talvez o Sporting CP tenha boas hipóteses de ganhar, já que não tem a massa adepta a pressionar.

A verdadeira preocupação, no entanto, é como um clube que vive no limbo financeiro, conseguirá resistir à mutabilidade do vírus, com o decréscimo de receitas que isso acarreta. Talvez “despachar” miúdos da academia. Não sei. Mas o certo é que vamos precisar de muita “ginga” para driblar esta pandemia. 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Groningen toma posição sobre alvo do Benfica: «Compreendo que Stije Rensik tenha ambições, mas não queremos perdê-lo neste mercado de inverno»

Frank van Mosselveld, diretor-geral do Groningen, abordou a possibilidade de Stije Resnik deixar o clube no mercado de inverno.

Entre a fé e a matemática, Águias jogam a sobrevivência na Europa | Benfica x Real Madrid

O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League.

14 anos à espera de vingança | Athletic x Sporting

Pela primeira vez em 14 anos, o Sporting desloca-se ao Estádio San Mamés, em Bilbau, para defrontar o clube local, desta vez em jogo referente à oitava jornada da fase de liga da prova milionária.

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.