Os jogadores fazem o esquema táctico

    Se um dos médios sair, ou mais propriamente Adrien Silva, e se o treinador continuar a insistir em jogar com três centrais, seria mais seguro apostar no esquema de “três-cinco-dois”, uma vez que permite jogar com três médios (posição seis, posição oito e posição dez) e dois avançados (Dost e Doumbia). Penso que tornaria a equipa mais equilibrada, resguardando mais os seus defesas. No entanto, se este fosse o esquema escolhido, Gelson Martins deveria ser vendido uma vez que Jorge Jesus poderia ter a tentação de o colocar a jogar numa posição que não a sua.

    Está na hora de se dar um murro na mesa e Adrien Silva fará falta em qualquer esquema táctico em que o Sporting jogue Fonte: Sporting CP
    Está na hora de se dar um murro na mesa e Adrien Silva fará falta em qualquer esquema táctico em que o Sporting jogue
    Fonte: Sporting CP

    Com este esquema, jogadores como Matheus Pereira e Iuri Medeiros perderiam espaço uma vez que, não necessitando de extremos, e com o corredor central já com várias opções, não sobram lugares onde os mesmos pudessem ambicionar jogar.

    O que quero dizer é que, com este conjunto de jogadores, o esquema de três centrais não seria o mais adequado. E a ver pela contratação de Acuña, e adivinhando uma frente de ataque com Bas Dost e Doumbia, acredito que o esquema a utilizar será o 4-4-2 que Jorge Jesus tanto gosta, ficando o esquema de 3 centrais como alternativa.

    Nestes últimos jogos, o que me preocupou mais foi mesmo o facto de estarmos a insistir em treinar um esquema alternativo, descurando o que utilizaremos com mais frequência e as rotinas que o mesmo abrange. Pode, no entanto, estar a trabalhar-se mais afincadamente na táctica que utilizaremos no playoff da Champions League, uma vez que, com certeza será contra uma equipa forte, que nos pode obrigar a defender muito. Mas se assim for, teremos de nos preocupar com os muitos golos que temos sofrido, essencialmente por erros individuais. Os resultados, por si só, pouco me dizem uma vez que se fosse pelas vitórias da pré-época já teríamos sido campeões bem mais vezes.

    E para terminar, como sou apenas um curioso, que comparado com o mestre da táctica pouco percebe de futebol, vou confiar que teremos uma equipa equilibrada, com grandes jogadores, a dar-nos muitas alegrias que culminarão com a conquista de tudo o que houver para ganhar. Porque todas as teorias estão certas até ao momento em que começa a rolar a bola. E é essa, a bola, que vai provar quem está certo ou errado, dependendo da variante que resolve tudo no futebol: se a bola entra ou não.

    Fonte de capa: Sporting CP

    Artigo revisto por: Beatriz Silva

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.