Os três pilares do novo Sporting

O Sexto Violino

É com grande alegria que escrevo a crónica desta semana: o Sporting está de volta ao lugar que merece. Ainda que o nosso bom momento seja sobretudo fruto da coesão da equipa e não de exibições individuais, hoje falarei em três figuras que, para mim, são os maiores sustentáculos deste novo Sporting: Leonardo Jardim, Fredy Montero e William Carvalho. Centrar-me-ei sobretudo no último jogo, mas também naquilo que cada um destes intervenientes já fez desde o início da época.

Não me canso de dizer que o treinador tem feito um trabalho quase irrepreensível e que ainda ganha mais valor se olharmos para o que era o Sporting antes de ele chegar. Contra o Paços, gostei de ver que não achou necessário colocar de início Slimani com Montero, mantendo-se fiel aos seus princípios de jogo. É verdade que o argelino merece mais minutos (ontem teve mais alguns), mas o abandono do 4-3-3 poderia levantar vários problemas: os jogadores iriam demorar algum tempo a adaptar-se, o meio-campo poderia ficar mais desequilibrado e esta alteração táctica implicaria tirar Montero da posição onde tem rendido mais, uma vez que recuaria ligeiramente. Imaginando que o Sporting, a jogar em 4-4-2, está empatado a 20 minutos do fim, o treinador não tem grandes opções para colocar em campo de forma a forçar o golo. O 4-3-3, por seu lado, garante que a equipa tem um plano B pronto a ser usado se necessário. A entrada de Slimani desmonta a defesa e obriga os adversários a reposicionarem-se, ao mesmo tempo que garante uma maior presença física na área. A própria equipa parece crescer e ganhar novo ânimo quando o argelino salta do banco. Se as coisas têm resultado assim, não vejo por que há-de mudar-se, até porque não é garantido que passemos a jogar melhor caso abandonemos o 4-3-3. Quanto ao resto, agradou-me a mudança de atitude da equipa depois do intervalo (acredito que tenha tido o dedo de Jardim) e gostei, mais uma vez, do discurso adoptado após o apito final. O nosso treinador é um perfeccionista que prepara todas as situações de jogo ao pormenor. Isso nota-se nas bolas paradas (que cada vez mais são um factor decisivo no futebol moderno, como ontem se viu), na estabilidade que a nossa defesa ganhou, no rigor táctico das movimentações dos jogadores, etc. O Leonardo Jardim é o treinador que outros gostavam de ter ido buscar, mas ele é nosso. E foi a melhor contratação do Sporting, não só deste ano, mas desde há muito tempo.

Já o Montero, sendo o avançado da equipa, é também o rosto mais visível do renascimento do Sporting. É ele o responsável pela conclusão das jogadas e para já tem-no feito com distinção. Após o seu início fulgurante temi que os sportinguistas começassem a ficar mal habituados e interroguei-me sobre qual seria a reacção dos adeptos se ele estivesse alguns jogos sem marcar. Quando essa altura chegou, os meus receios pareceram confirmar-se: já se iam ouvindo algumas críticas tímidas à sua falta de golos, mesmo vindas de adeptos do Sporting. Ontem, porém, o colombiano respondeu com mais dois tentos e mostrou que a sua veia goleadora não acabou, como aliás era de prever. Se os guarda-redes e os defesas não estão todos os jogos sem sofrer golos, por que razão há-de se exigir a um avançado que marque em todas as partidas? Além disso, o seu contributo em campo estende-se às jogadas que cria e aos espaços que abre, o que faz dele um elemento importantíssimo na manobra atacante mesmo quando não marca. O segundo golo do Sporting tem, aliás, origem num duelo decisivo ganho de cabeça pelo Montero.

Três figuras incontornáveis do novo Sporting / Fontes: prognosticosfutebol.net ; spor.haberler ; supersport
Três figuras incontornáveis do novo Sporting / Fontes: prognosticosfutebol.net ; spor.haberler ; supersport

Por último, William Carvalho. Vir elogiá-lo é constatar o óbvio, mas a enorme qualidade da sua exibição de ontem obriga-me a isso. O nosso número 14 é seguro no passe, sereno como um “trintão”, tem uma visão de jogo muito acima da média (ainda que haja quem diga que só joga para o lado…) e uma capacidade de desarme tremenda sem precisar de recorrer à falta, aliada à sua facilidade em desenvencilhar-se dos adversários e colocar a bola redondinha nos pés dos colegas mesmo quando parece que tem o lance perdido. Tudo isto somado a uma atitude discreta, a um discurso bem articulado e a uma confiança em si próprio que se nota à distância. Assim como se nota, atrevo-me a dizer, um grande apreço pelo Sporting – desde a história da sua vinda para o clube, recusando o assédio do Benfica, até ao facto de já ter dito várias vezes que está no clube onde sempre quis jogar. Parece ter, à semelhança do Eric Dier, uma atitude simples e desassombrada perante o futebol e a vida que é pouco comum em alguém com esta idade e menos ainda quando se trata de vedetas da bola. Até o pormenor de ter voltado aos estudos para completar o 12º ano mostra que não se deixa levar pela sua grande popularidade repentina e que não despreza o valor da educação, estando já a preparar a sua vida pós-futebol. O William tem atitudes de vencedor nato e perfil de líder, tanto dentro como fora do campo, e tem sido a meu ver a melhor individualidade de uma equipa que vale sobretudo pelo colectivo. Por tudo isto, se mantiver este nível, ou muito me engano ou ficará por cá pouco tempo, uma vez que a Europa do futebol não anda a dormir – e uma boa prova disso é que, pese embora todas as campanhas feitas pelos media para inflacionarem Gaitáns, Salvios, Rodrigos, Andrés Gomes e Enzos Pérez, eles continuam todos no Benfica. Os melhores não precisam de promoção, porque é a própria realidade que se encarrega disso.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o primeiro golo de Viktor Gyokeres no Arsenal

O Arsenal está a vencer o Athletic Club por 2-0 num jogo de preparação. Viktor Gyokeres estreou-se a marcar pelos Gunners.

Newcastle fecha internacional alemão por pacote de 40 milhões de euros

O Newcastle garantiu a contratação de Malick Thiaw ao AC Milan. Defesa-central está a caminho da Premier League.

Gil Vicente derrota Nacional na entrada da Primeira Liga 25/26

O Gil Vicente venceu este sábado o Nacional por 2-0 na primeira jornada da Primeira Liga. Gilistas começam a ganhar.

Ruben Amorim já tem 11 base do Manchester United em mente: «Na época passada tivemos de lutar para colocar 11 jogadores em campo»

O Manchester United empatou 1-1 com a Fiorentina no último teste de pré-temporada. Ruben Amorim falou no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic e o processo de saída do Union Saint-Gilloise para o Benfica: «Sofres muito porque não sabes o que vai acontecer»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado recorda saída do Union Saint-Gilloise.

Franjo Ivanovic não esconde ambição pós-Benfica: «O meu objetivo é jogar nos maiores clubes do Mundo»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado quer jogar nos «maiores clubes do mundo».

Franjo Ivanovic sublinha «grandeza» do Benfica e atira: «Queremos ganhar tudo em Portugal»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado quer ganhar tudo em Portugal.