Paragem oportuna: Descanso e prioridades

Muitos dirão que o treinador teve medo de arriscar, e poderia ter ganho o jogo, mas eu percebi desde cedo que aquele jogo dificilmente seria ganho, e quando assim é, mais vale o mal menor de continuar em segundo mas dependente apenas de nós, a apenas dois pontos da liderança, e não a cinco. Ainda ouvi dizer que devíamos ter jogado o clássico como jogámos contra o Barcelona. O problema é que tínhamos responsabilidades completamente diferentes num e noutro jogos, e em Portugal nunca teremos que jogar remetidos à defesa, pelo menos com a equipa que temos neste momento, e comparada com a dos adversários mais directos. Ainda coloco a hipótese de quem o disse se querer referir à intensidade de jogo, mas até aí insisto em discordar, até porque vi os jogadores a disputar todos os lances até ao fim do jogo. Apesar de tudo, continuamos bem posicionados no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas será que preferimos uma equipa a arriscar nos jogos da Champions, correndo o risco de nos atrasarmos na liga portuguesa (sim, porque não venham comparar com o trabalho que os nossos adversários terão com os seus adversários europeus)?

O Sporting precisa subir no ranking, para poder vir a ter sorteios mais favoráveis Fonte: UEFA.com
O Sporting precisa subir no ranking, para poder vir a ter sorteios mais favoráveis
Fonte: UEFA.com

É que, para os que pedem reconhecimento além-fronteiras, e subida no ranking, devem perceber que não acontecerá a jogar com os colossos. Primeiro teremos que ir ganhando até conseguirmos entrar no Pote um e dois, mas com vitórias na Liga Europa, e só depois, com sorteios mais favoráveis lá poderemos ambicionar carreiras mais ambiciosas na Champions. (Alguém se lembra como a actual primeira equipa portuguesa do ranking conseguiu esse estatuto? Pois, ganhando jogos na Liga Europa.). Aliás, Portugal só conseguirá subir novamente no ranking UEFA quando voltar a ter várias equipas a chegar longe na Europa League. A Champions ainda não é para nós, ou cada vez é menos.

Agora vejamos, preferimos ser campeões com uma boa campanha na Liga Europa, ou estar mais um ano sem o campeonato, e investir num segundo lugar na fase de grupos da Champions? Ou mais ainda, preferem chegar longe nunca competição europeia ou ser campeões? Porque, convenhamos, se formos campeões nacionais, pouco importará o que se fez em todas as outras competições. Eu irei querer sempre o melhor para o meu clube, e por isso quero também que ganhe sempre, no entanto a determinado momento, alguém terá que planear e tomar decisões, para optimização dos recursos que temos. Felizmente não tenho que ser eu. E para os que argumentam que somos obrigados a fazer mais, porque o investimento foi maior, devo relembrar que apesar disso, os nossos concorrentes ainda continuam com planteis bem mais valiosos, pelo menos em termos de valor de aquisição. Por vezes, ao querermos tudo, arriscamos a não ganhar nada. Veremos que caminho se tomará, mas no final das contas, se ganharmos, pouco importará aos adeptos as opções que foram tomadas.

Precisamos é de ganhar, e como tudo se resume essencialmente a isso, e poucos se importam com o que precisa ser feito, muitos chegarão ao fim deste texto e dirão: “Isto é só conversa, eu quero é ganhar. Eles que corram, que é para isso que são pagos”. Como se, por serem pagos, todos os profissionais serão infalíveis. Digam-me um, digam-me um…

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Finlândia vence Islândia por 1-0 no jogo inaugural do Euro 2025 Feminino

A Finlândia venceu a Islândia por 1-0 na partida que abriu a edição 2025 do Euro Feminino. Jogo entre países nórdicos.

Kamaldeen Sulemana reencontra Ivan Juric e é reforço da Atalanta

Kamaldeen Sulemana é reforço da Atalanta a título definitivo. O extremo ganês deixa o Southampton e a Premier League.

Braga rejeita 8 milhões de euros por defesa

O Braga recebeu uma proposta russa por Víctor Gómez. Arsenalistas recusaram oito milhões de euros do Spartak Moscovo.

Benni McCarthy critica venda do Manchester United: «Tê-lo deixado sair foi um dos maiores erros do futebol»

Benni McCarthy teceu críticas à transferência de Scott McTominay para o Nápoles, considerando-a um erro por parte do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga investe mais 3 milhões de euros no mercado por defesa central

O Braga tem um princípio de acordo com o Celtic para a transferência de Gustaf Lagerbielke. Arsenalistas vão investir.

Arábia Saudita antecipa abertura do mercado de transferências para Al Hilal contratar reforço para o Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal vai fechar a contratação de Abderazzak Hamdallah. Avançado vai ser emprestado ao clube para o Mundial de Clubes 2025.

FC Porto muito perto de contratar defesa central por 7 milhões de euros

Dominik Prpic está a caminho de Portugal para reforçar o FC Porto. Central croata atua no Hajduk Split.