Paulinho vs. Tiago Tomás: quem joga? | Sporting CP

- Advertisement -

Depois de a época 2020/2021 terminar, os adeptos sportinguistas puderam observar um 11 base, onde a maior parte dos jogadores titulares eram indiscutíveis e incontestáveis por parte da massa associativa. A única posição que gerou mais dúvidas na cabeça de Rúben Amorim, como dos adeptos e como também dos responsáveis do clube, era a posição de ponta de lança.

De um lado temos a contratação mais cara do clube, Paulinho. Do outro lado temos o jovem jogador proveniente da academia de Alcochete, Tiago Tomás. Estes dois jogadores têm características que os distinguem um do outro, logo a forma de jogar da equipa é dependente da escolha do jogador mais avançado do campo.

Paulinho, o ponta de lança de 28 anos, que chegou do SC Braga, em janeiro, a troco de 16 milhões. A aquisição mais cara da história do Sporting CP. Assim que ingressou no clube de Alvalade sentiu o peso da responsabilidade e não conseguiu demonstrar toda a sua qualidade, também devido à lesão que sofreu logo que chegou ao clube verde e branco.

O jogador não conseguiu chegar “ao coração” de todos os Sportinguistas, mas foi decisivo na conquista do título de campeão, algo que já fugia de Alvalade há 19 anos, ao marcar o golo que deu o “caneco” ao conjunto liderado por Rúben Amorim, frente ao Boavista.
Paulinho apresenta-se como um avançado matador, com características muito específicas do típico ponta de lança do último toque.

Paulinho apontou o golo do título defronte dos axadrezados, em Alvalade, a 11 de maio de 2021
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Com o internacional português em campo a equipa vê-se “obrigada” a jogar em torno do jogador. Pois é um avançado que procura muito a baliza e sendo assim os jogadores que estão à sua volta como: os alas, os médios e os extremos tentam explorar linhas de passe para o mesmo.

Paulinho a meu ver é um avançado que poderá a vir a ser muito importante para a próxima época, devido à sua experiência, que será importante para os jogos da liga dos campeões, onde a pressão e a exigência é elevada, e também podemos considerar o jogador importante para jogar contra equipas com o bloco defensivo muito subido.

TT, como é conhecido no mundo do futebol, evoluiu bastante esta época sob a tutela de Amorim e da restante equipa técnica. O jovem avançado fez uma época bastante positiva e foi muito elogiado pela massa associativa assim como pelos críticos de futebol, que projetam um futuro brilhante. Exemplo disso é o recente interesse da Roma de José Mourinho em contratar o jovem atleta.

Ao contrário de Paulinho, Tiago Tomás é um jogador que se “sacrifica” mais em prol da equipa, não tendo tanta preocupação com o golo, como tem o experiente avançado. TT esta temporada marcou seis golos em 37 jogos, um número muito baixo para um ponta de lança, mas o trabalho que faz em campo de arrastar e mover as defesas para torno dele, liberta os outros jogadores da sua marcação levando a que eles se aproximam da baliza, com mais facilidade. Exemplo disso foi o melhor marcador do campeonato, Pote, que marcou em 23 golos na Primeira Liga Portuguesa, muito também devido à presença em campo de TT.

TT, Tiago Tomás, estreou-se com seis tentos na Primeira Liga Portuguesa, na passada temporada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A meu ver é muito difícil julgar quem devia ser titular no Sporting. São avançados de características muito distintas: Paulinho procura mais o golo e TT trabalha mais para a equipa. Sendo assim torna-se difícil a escolha para o treinador do Sporting.

Se eu fosse Rúben Amorim, a minha escolha recairia em TT, pois o seu espírito combativo a meu ver também foi um dos fatores da conquista do título e esta qualidade é algo que, nos dias de hoje, achamos raro no futebol, especialmente nos avançados.

Mas tanto Paulinho, como Tiago Tomás serão importantes para a temporada 2021/2022. Com a Champions League a aparecer no calendário dos leões, vai ser importante ter os dois avançados em alto nível quando forem chamados em ação, tanto à quarta para as competições europeias, como para o fim de semana para o campeonato. Na minha opinião ambos avançados têm bastante qualidade, podemos considerar que são aquelas “dores de cabeça” que todos os treinadores gostariam de ter.

 

Artigo da autoria de Hugo Costa

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Solidariedade no futebol português: União de Leiria treinou em Alcochete

A União de Leiria treinou durante esta quinta-feira em Alcochete, preparando o encontro frente ao Torreense para a Segunda Liga.

FC Porto: já é conhecida a suspensão de William Gomes depois de entrada violenta na partida contra o Casa Pia

William Gomes vai falhar os próximos dois jogos do FC Porto, depois de ter sido expulso na partida contra o Casa Pia.

Liga dos Emirados: Paulo Sousa leva a melhor sobre José Morais

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa venceu o Al Sharjah de José Morais por quatro bolas a uma, em jogo da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

FC Porto | Quando a coerência cai, o balneário sente

Com Francesco Farioli, o FC Porto tinha algo que no futebol vale ouro e raramente faz barulho, estabilidade. Uma defesa a funcionar.

PUB

Mais Artigos Populares

Análise ao mercado de Inverno do Benfica

O mercado de inverno do Benfica encerrou sem as movimentações de que muitos adeptos esperavam para o clube encarnado.

Champions League: Lista do Benfica com 3 alterações

O Benfica realizou três alterações na sua lista para a Champions League, com duas entradas e uma saída.

Redistribuir sem competir

O Rio Ave é detido por Evangelos Marinakis, o mesmo empresário que controla o Olympiacos e o Nottingham Forest.