📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pela Verdade Desportiva no Futebol

- Advertisement -

Jogadores “caídos” no relvado

Esta é uma das manobras feitas para perder tempo. Além da cronometragem do tempo de jogo, outra medida boa para dissuadir os jogadores de perderem tempo seria obrigá-los a esperar um determinado espaço de tempo (por exemplo, dois minutos) de cada vez que são assistidos no relvado. Bem sei que existem paragens em que os jogadores não são assistidos pelas equipas médicas no relvado. Mas, pelo menos naquelas em que existe assistência médica, os jogadores teriam de sair do relvado, e não fariam de propósito para estarem fora do jogo durante alguns minutos. Seria uma maneira simples de evitar simulações. Para isso, também era importante que as equipas médicas entrassem mais rápido em campo, evitando que se queime tempo de forma desnecessária.

Este é um dos exemplos mais conhecidos da triste moda das simulações no futebol Fonte: YouTube
Este é um dos exemplos mais conhecidos da triste moda das simulações no futebol
Fonte: YouTube

Reposições de bola em jogo

Um pontapé de baliza ou um pontapé livre. Ambas as situações de bola parada, quando são batidas por um guarda redes, são ótimas armas para perder tempo. Logo desde as primeiras partes, eles começam a queimar tempo, sabendo que o castigo máximo será um cartão amarelo, pois um árbitro nunca expulsou um guarda redes por retardar duas reposições de bola em jogo. Aqui a proposta para evitar as perdas de tempo seria a amostragem do cartão amarelo logo na primeira perda de tempo e amostragem de um eventual segundo cartão amarelo na terceira ou quarta situação em que o mesmo jogador atrasasse o reinício da partida, seja ele jogador de campo ou guarda redes. O mais importante, contudo, é a forma como o tempo deve ser contabilizado. Tal como existe no futsal, devia haver uma contagem de tempo, a ser feita pelo árbitro ou pelo quarto árbitro, em que os jogadores teriam quatro segundos para repor a bola em jogo, a partir do momento em que esta estivesse em sua posse. A partir do momento em que tivesse a bola nos pés ou houvesse o apito do árbitro, o jogador teria apenas quatro segundos para repor a bola em jogo, sob pena de ver um cartão amarelo.

Vídeo Árbitro

Esta seria, obviamente, a medida mais importante. O vídeo árbitro não evitaria tudo, mas conseguiria evitar muitos dos erros de arbitragem que acontecem ataulemnte no futebol mundial. Juntamente com a já utilizada tecnologia da linha de golo, o vídeo árbitro seria uma peça fundamental para a verdade desportiva no futebol. Não faz sentido que o desporto rei continue avesso às novas tecnologias e permita a combinação de resultados e a corrupção que ainda permanecem, com alguma força, no futebol mundial.

Foto de capa: UEFA Champions League

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.

Portugal cai do top-5: Já há ranking FIFA atualizado

Portugal está fora do top-5 do ranking FIFA. Seleção Nacional vê Brasil a ultrapassar e está agora em 6.º lugar na lista.

Recordar é Viver | Jorge de Brito

Jorge de Brito, sócio desde os sete anos, meteu sempre à disposição do Sport Lisboa e Benfica o seu imenso património.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens confirma interessados em jogador do Braga: «Também havia no Brasil»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga confirmou ter havido clubes interessados em Gabri Martínez.

Carlos Vicens e a Taça da Liga: «Seria um sonho ganhar a meia final ao Benfica e disputar uma final»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga falou sobre vários temas, tal como a presença nas várias competições.

Carlos Vicens deu entrevista: «O Braga é o quarto clube de Portugal»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga falou sobre vários temas, tais como as metas para a temporada e o mercado de verão.