📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pela Verdade Desportiva no Futebol

- Advertisement -

Jogadores “caídos” no relvado

Esta é uma das manobras feitas para perder tempo. Além da cronometragem do tempo de jogo, outra medida boa para dissuadir os jogadores de perderem tempo seria obrigá-los a esperar um determinado espaço de tempo (por exemplo, dois minutos) de cada vez que são assistidos no relvado. Bem sei que existem paragens em que os jogadores não são assistidos pelas equipas médicas no relvado. Mas, pelo menos naquelas em que existe assistência médica, os jogadores teriam de sair do relvado, e não fariam de propósito para estarem fora do jogo durante alguns minutos. Seria uma maneira simples de evitar simulações. Para isso, também era importante que as equipas médicas entrassem mais rápido em campo, evitando que se queime tempo de forma desnecessária.

Este é um dos exemplos mais conhecidos da triste moda das simulações no futebol Fonte: YouTube
Este é um dos exemplos mais conhecidos da triste moda das simulações no futebol
Fonte: YouTube

Reposições de bola em jogo

Um pontapé de baliza ou um pontapé livre. Ambas as situações de bola parada, quando são batidas por um guarda redes, são ótimas armas para perder tempo. Logo desde as primeiras partes, eles começam a queimar tempo, sabendo que o castigo máximo será um cartão amarelo, pois um árbitro nunca expulsou um guarda redes por retardar duas reposições de bola em jogo. Aqui a proposta para evitar as perdas de tempo seria a amostragem do cartão amarelo logo na primeira perda de tempo e amostragem de um eventual segundo cartão amarelo na terceira ou quarta situação em que o mesmo jogador atrasasse o reinício da partida, seja ele jogador de campo ou guarda redes. O mais importante, contudo, é a forma como o tempo deve ser contabilizado. Tal como existe no futsal, devia haver uma contagem de tempo, a ser feita pelo árbitro ou pelo quarto árbitro, em que os jogadores teriam quatro segundos para repor a bola em jogo, a partir do momento em que esta estivesse em sua posse. A partir do momento em que tivesse a bola nos pés ou houvesse o apito do árbitro, o jogador teria apenas quatro segundos para repor a bola em jogo, sob pena de ver um cartão amarelo.

Vídeo Árbitro

Esta seria, obviamente, a medida mais importante. O vídeo árbitro não evitaria tudo, mas conseguiria evitar muitos dos erros de arbitragem que acontecem ataulemnte no futebol mundial. Juntamente com a já utilizada tecnologia da linha de golo, o vídeo árbitro seria uma peça fundamental para a verdade desportiva no futebol. Não faz sentido que o desporto rei continue avesso às novas tecnologias e permita a combinação de resultados e a corrupção que ainda permanecem, com alguma força, no futebol mundial.

Foto de capa: UEFA Champions League

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.