📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Em política de contratações que é ganha, não se mexe | Sporting CP

- Advertisement -

Após a contratação de Rúben Amorim, o Sporting CP adotou uma postura diferente no mercado.

Se bem se recordam, o mercado de verão anterior à vinda de Amorim foi trágico, com vários empréstimos (em cima do joelho) de jogadores numa fase claramente descendente da carreira – como por exemplo Bolasie e Jesé Rodriguez. No pós-Amorim, vimos uma aposta muito mais clara e com melhores resultados. Assistimos a uma aposta no mercado interno e a uma maior exploração dos produtos da Academia do Sporting CP.

Analisando agora aquilo que estão a ser os reforços do leão, por enquanto temos: Rúben Vinagre, Ricardo Esgaio, José Marsá e Gonçalo Esteves. Apesar de serem apenas rumores, a imprensa fala no interesse leonino em assinar com Ettiene Catena (AS Roma), Issa Fatawu (Steadfast FC) e Vando Félix (Leixões SC). Pegando nos casos de Marsá e de Gonçalo Esteves: são dois jogadores que empolgam os adeptos leoninos pelo tremendo potencial que têm. Marsá é um defesa central que chegou este verão do FC Barcelona e Gonçalo Esteves é um lateral direito vindo do FC Porto.

Ambos eram titulares habituais pelos escalões de formação que passaram nas suas anteriores equipas e já representaram as camadas jovens das suas seleções nacionais. Vêm para ganhar rotação na equipa B do Sporting CP ou nos Sub-23 e podem muito bem começar a ser uma opção para equipa principal, num futuro a curto/médio prazo. Este processo, muito provavelmente, deverá ser repetido com Catena, Fatawu e Vando Félix, caso se venham a confirmar as suas transferências para os leões.

Passando para os dossiês de Vinagre e Esgaio: são jogadores com um perfil semelhante e em circunstâncias também elas idênticas. Dois jogadores que passaram pela formação do clube e que já conhecem a academia e já tem noção do peso do emblema que carregam ao peito. Para além disso, são também dois jogadores que se apresentaram a um grande nível na temporada passada e que jogaram em clubes do campeonato português; ou seja, já estão familiarizados com a Liga e com os adversários. Ambos regressam ao Sporting CP para serem alternativas de qualidade aos supostos habituais titulares nas laterais, Nuno Mendes e Porro.

Para além disto, é importante notar que, no mercado passado, chegaram ao Sporting CP outros três jogadores com o perfil também bastante semelhante. Falo de Antonio Adán, Vitorino Antunes e Zouhair Feddal. Todos eles a jogar na LaLiga e todos eles com mais de 30 anos de idade. Com o decorrer da época, vimos que foram jogadores absolutamente preponderantes na caminhada sportinguista rumo ao título – sobretudo Adán e Feddal.

Mais do que toda a qualidade que acrescentaram ao jogo leonino, transmitiram sabedoria e tranquilidade, características de que uma equipa tão jovem como a que era a do Sporting CP precisava com muita urgência. Posto isto, este ano fala-se num possível ingresso de Daniel Wass nos leões – um jogador que também ele estava numa equipa de meio da tabela no campeonato espanhol, com uma idade superior a 30 anos e com muita experiência. Para além disso, Wass oferece uma polivalência bastante importante, pois pode jogar em diversas posições (qualquer posição no lado direito e no médio centro).

Toda esta forma de estar no mercado é semelhante àquela que já vimos no verão passado, com muitas contratações de jogadores que surpreenderam e deram provas no futebol português (temos o caso de Pote e de Nuno Santos), com uma aposta em jogadores muito jovens e com uma ou outra contratação de um jogador bem mais experiente. Há que confiar nesta ideologia do treinador do Sporting CP e em quem gere as contratações do clube, porque, se já vimos todo este processo a ter frutos e se estamos a assistir a uma repetição do mesmo, só temos de ficar com esperança de que o desfecho seja o mesmo: o campeonato nacional.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave e Gil Vicente empatam em jogo com final cheio de amarelos (e um vermelho)

O Rio Ave foi a Barcelos este sábado empatar com o Gil Vicente a duas bolas, num encontro da 15.ª jornada da Primeira Liga.

Boas notícias para o Sporting: craque do Rio Ave falha partida contra os leões

Clayton Silva vai falhar a partida entre o Sporting e o Rio Ave, relativa à 16.ª jornada da Primeira Liga, devido a acumulação de amarelos.

Bayer Leverkusen completa a reviravolta frente ao RB Leipzig e regressa ao pódio

Este sábado, na 15.ª jornada da Bundesliga, o Bayer Leverkusen venceu por 3-1 frente ao RB Leipzig, num jogo que decidiu o terceiro lugar.

Quem é Sidny Cabral? Lateral está a ser apontado ao Benfica e pode mudar-se para a Luz já em janeiro

Sidny Cabral está a ser associado a uma transferência para o Benfica. O jogador pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Em busca da manutenção: a dura missão de Luís Castro no Levante

Luís Castro foi confirmado durante este sábado como novo treinador do Levante, com um contrato válido até ao verão de 2027.

Luís Castro confirmado como novo treinador do Levante

O Levante oficializou durante este sábado a contratação de Luís Castro para o posto de treinador, assinando até ao verão de 2027.

Victor Froholdt destaca 2 objetivos para 2026 e ainda diz: «Há muitas coisas que eu quero realizar»

Victor Froholdt falou sobre os seus objetivos para 2026 e há dois destacados. Ir ao Mundial e ganhar o campeonato com o FC Porto.