Portimonense SC 2-3 Sporting CP: Leões vencem já com destino traçado

- Advertisement -

A CRÓNICA: SEGUNDA PARTE TROUXE REVIRAVOLTA AO SPORTING CP

Depois do FC Porto ter garantido o título nacional cerca de uma hora antes, havia dúvidas como os leões se iriam apresentar frente ao Portimonense SC. Já os algarvios também já se apresentavam com o futuro definido, depois da manutenção matematicamente alcançada.

O Sporting entrou com mais posse e conseguiu chegar a vantagem cedo. Aos 12´, Tabata aproveitou uma bola perdida na grande área e apontou golo frente à sua antiga equipa.

Os leões acabaram por baixar o ritmo e aos 25´ levaram com o primeiro balde de água fria. À entrada da grande área leonina, Coates fez falta sobre Welinton Júnior e na cobrança, Carlinhos atirou para dentro da baliza de Adán, contando com a ajuda de um desvio na barreira.

Cinco minutos depois, o Portimonense chegou mesmo à vantagem. Mau passe de Gonçalo Inácio que acabou nos pés de Welinton e o avançado brasileiro conduziu a bola até às imediações da grande área adversária e fez um chapéu eficaz ao guarda redes do Sporting.

Nakajima ainda teve uma boa oportunidade nos pés, mas Adán negou o golo. Contudo, o Sporting acordou e até ao intervalo ainda teve duas grandes oportunidades: Tabata atirou à trave e Porro tentou surpreender ao primeiro poste Samuel, num livre lateral.

Na segunda parte, o Sporting tinha mais bola e andava mais perto da baliza do Portimonense, mas os algarvios também não descoravam o ataque.

Depois de algumas mexidas efetuadas por Rúben Amorim, os leões acabariam por chegar ao empate aos 71´. Sarabia, que tinha entrado um quarto de hora antes, deixou a bola à direita para Porro cruzar para a grande área. O ala espanhol cruzou para a grande área, Edwards não conseguiu efetuar o remate, mas Pablo Sarabia chegou à bola e atirou para o fundo da baliza.

O avançado espanhol estava endiabrado e cinco minutos depois completou a reviravolta para os leões. Desta vez, Tabata, na esquerda, cruzou para Sarabia que, livre de marcação, rematou cruzado para o terceiro golo do Sporting.

Até ao final da partida, foi o Sporting que esteve mais perto de voltar a marcar, mas o resultado já não se alterou.

 

A FIGURA

Pablo Sarabia Sporting
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Pablo Sarabia – O internacional espanhol vai deixar saudades. Em pouco mais de meia hora em campo, entrou para virar o resultado com um bis. Oportuno, deu verticalidade e mais presença na área à equipa.

 

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves – O extremo do Sporting não esteve ao seu melhor nível. Pouco ativo em jogo, e não foi relevante no processo ofensivo leonino. Acabou substituído perto da hora de jogo pelo homem do jogo.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC

Paulo Sérgio apostou num 4-4-2 que se transformava em 4-2-4 em momento ofensivo. Jocu era o médio mais recuado, com Carlinhos em posição mais adiantada no centro. Da Costa e Angulo funcionavam com médios alas, enquanto Nakajima exercia o papel de segundo avançado, tentando municiar Welinton.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Samuel (6)

Lazaar (5)

Relvas (5)

Pedrão (5)

Moufi (5)

Jocú (5)

Carlinhos (6)

Da Costa (6)

Angulo (6)

Nakajima (5)

Welinton (7)

SUBS UTILIZADOS

Bruno Reis (5)

Fabrício (5)

Ewerton (-)

Luquinha (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Rúben Amorim apostou no habitual 3-4-3. Com um trio composto por Tabata, Pedro Gonçalves e Edwards, prometia haver muita mobilidade na frente de ataque. O brasileiro estava mais posicionado ao centro, com os colegas nos corredores esquerdo e direito, respetivamente. As alas, ocupadas por Porro e por Nuno Santos, municiaram o ataque leonino, mas também era um foco de instabilidade defensiva perante um adversário que tem bons executantes ofensivos.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (6)

Coates (6)

Gonçalo Inácio (5)

Matheus Reis (6)

Pedro Porro (7)

Nuno Santos (7)

João Palhinha (6)

Matheus Nunes (6)

Bruno Tabata (7)

Edwards (6)

Pedro Gonçalves (5)

SUBS UTILIZADOS

Esgaio (6)

Sarabia (8)

Ugarte (6)

Daniel Bragança (6)

Rodrigo Ribeiro (-)

 

 

 

 

 

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.