Portimonense SC 4-2 Sporting CP: Portimonense tomba fraco Sporting

Após a vitória sofrida e suada na passada quinta-feira, na Ucrânia, com golos já a surgir na fase de descontos da segunda parte, o Sporting deslocou-se neste domingo ao Algarve, para defrontar o Portimonense, num jogo a contar para a sétima jornada da Liga NOS. Após já ser conhecido o resultado do clássico que opôs Benfica e Porto, onde os encarnados levaram a melhor sobre os azuis e brancos, o Sporting sabia que em caso de vitória ultrapassavam o Porto na tabela classificativa, ficando com um ponto de vantagem e apenas a um ponto dos líderes Benfica e Braga.

José Peseiro fez algumas mexidas nos escolhidos para esta partida, com principal destaque para o internacional português Nani, que deu o seu lugar a Jovane Cabral. No entanto, o Sporting voltou ao seu onze que nesta fase parece ser o seu onze tipo, com o regresso de Rodrigo Battaglia para o miolo, jogando ao lado de Gudelj, relegando Petrovic para o banco de suplentes. Acuña regressou à lateral esquerda, saindo Jefferson e Raphinha entrou para o lado direito, deixando Carlos Mané de fora. Diaby deu o seu lugar a Fredy Montero.

Na equipa de Portimão liderada por António Folha, o destaque foi para a titularidade do colombiano Jackson Martinez, juntamente com um onze bastante ofensivo com homens como Nakajima, Bruno Tabata e Paulinho, dando a ideia de que o Portimonense não iria jogar apenas para o empate.

Os primeiros quinze minutos foram de alguma expectativa mas apesar disso as duas equipas tentaram sempre trocar a bola de pé para pé e com alguma velocidade. O Sporting naturalmente foi tendo mais bola, mas sem conseguir criar um lance de perigo flagrante. O Sporting procurava construir jogo através do seu miolo, com Battaglia e Gudelj com intenções mais ofensivas, dando liberdade para os seus defesas laterais subirem bastante no terreno. Do outro lado, Nakajima, Paulinho e Bruno Tabata são os homens que desde cedo tentaram pegar no jogo do Portimonense. Um jogo sem registo de muitos remates, mas com bom futebol e com boas ideias de jogo, onde os jogadores mais criativos e com maior influência iam tentando aparecer.

Só perto dos vinte minutos de jogo é que se deu o primeiro lance de maior perigo e foi por parte do Sporting. Bruno Fernandes cobrou um livre direto sobre o lado esquerdo do ataque leonino, mas a bola saiu algo torta e fraca, indo diretamente à malha lateral.  Aos 26 minutos foi a vez do Portimonense criar perigo. Bruno Tabata finta Acuña deixando o argentino para trás, coloca depois a bola na área e com muito perigo, Coates desviou a bola pela linha de fundo. O Portimonense tem vindo a ameaçar sobretudo por parte de Paulinho e Tabata, deixando para o nipónico Nakajima o acelerar do jogo do Portimonense, por terrenos mais interiores e a procurar jogar entrelinhas do Sporting.  Ao minuto 30 chegou finalmente o golo na partida e dos algarvios. A equipa de António Folha já tinha ameaçado nos últimos minutos e após boa jogada de entendimento do lado esquerdo, Wilson Manafá – jogador que já representou o Sporting – deixou o seu adversário direto para trás com uma finta de corpo e num belo remate colocou o Portimonense na frente do marcador, com um remate ainda a embater no poste esquerdo da baliza defendida por Salin.

O Portimonense nunca baixou as suas linhas, mas tentou jogar mais no erro adversário e sair em contra-ataque rápido. O Sporting procurava chegar ao empate, numa situação idêntica ao jogo para a Liga Europa, onde se viu em desvantagem desde cedo, mas sem sucesso. André Pinto aos 37 minutos após livre cobrado por Bruno Fernandes e uma saída em falso do guarda-redes da casa, tenta cabecear para a baliza, mas a bola saiu ligeiramente ao lado, muito perto do poste.

Aos 44 minutos na melhor jogada do encontro, o Portimonense aproveita a passividade leonina e coloca os leões ainda com menos reação e numa situação ainda mais delicada. Uma jogada que começa no meio-campo defensivo dos Algarvios, numa excelente jogada coletiva, Manafá serve o nipónico Nakajima que num excelente remate colocado à entrada da área sem hipótese de defesa para Salin. 2-0 para o Portimonense mesmo em cima do intervalo. Entretanto o guarda-redes Salin foi substituído por Renan Ribeiro após ficar maltradado no lance do golo.

Intervalo no Algarve e os leões a precisarem novamente de um milagre para não saírem derrotados na partida. Uma vantagem justa, da que foi claramente a melhor equipa até ao intervalo. Sempre com mais critério, quer ofensiva quer defensivamente e a conseguir anular completamente o adversário, sobretudo a partir dos 20 minutos de jogo, onde o ascendente caseiro começou a surgir.

Salin teve que ser substituído após o segundo golo
Fonte: Liga Portugal

Para a segunda parte, José Peseiro lançou Nani em troca com Raphinha que hoje esteve algo desinspirado, juntamente com Bruno Fernandes e Jovane, fazendo com que o futebol dos leões tivesse sido previsível e pouco dinâmico. Aos 51 minutos, surge o melhor de Bruno Fernandes e que tardou em aparecer esta época. No flanco esquerdo do ataque leonino, flete para dentro e dispara um remate forte ao canto superior esquerdo da baliza e a bola passa a rasar o poste, naquele que seria o golo da noite e certamente dos melhores da Liga.

À passagem do minuto 60 mais uma boa oportunidade de golo para o Sporting, provavelmente a melhor do encontro por parte do conjunto de Alvalade. Combinação no ataque esquerdo leonino, Bruno Fernandes cruza ao segundo poste e Jovane Cabral com a hipótese de encostar falha escandalosamente o alvo. Com a equipa algo nervosa e a falhar muitos passes, eis que chega um novo ânimo para os leões. Após uma jogada de insistência por parte de Acuña, este combina com Nani que junto à linha final descobre Montero na pequena área e o colombiano solto de marcação, só teve de encostar para golo, reduzindo para 2-1 o marcador, quando o relógio marcava 63 minutos. Aos 68 minutos, Montero tenta isolar Gudelj que após desentendimento da defensiva caseira, surge isolado na cara do guarda-redes Leonardo, mas este consegue fazer a mancha e evitar aquele que seria o golo do empate. A pressão do Sporting ia aumentando, com esperança de ainda chegar ao empate.

Apesar da tentativa do Sporting em chegar ao empate as situações que foram surgindo eram sem nexo e em desespero de causa. Peseiro não arriscava e o resultado ia-se arrastando até final. Já ao minuto 82, novamente Nakajima, acabou com as esperanças leoninas na partida. Na sequencia de um canto, à entrada da área aproveitou para rematar sem hipótese de defesa para Renan, fazendo o 3-1 e o segundo golo na conta pessoal. Posto isto, alguns adeptos do Sporting começaram a abandonar o estádio descontentes com a exibição da sua equipa e sabendo que o Sporting estaria assim a deixar fugir o comboio dos líderes.

Perto do cair do pano, Nani que foi o homem mais neste Sporting e que jogou apenas 45 minutos, descobre Coates na área com um cruzamento certeiro e o central do Sporting, em dia de aniversário, consegue reduzir o marcador para 3-2 com um cabeceamento indefensável ao primeiro poste. Já com a equipa leonina balanceada toda para o ataque em desespero de causa, o Portimonense no contragolpe consegue fazer o 4-2 final numa jogada toda ela conduzida por João Carlos após assistência de Nakajima, batendo Renan Ribeiro num remate colocado ao canto inferior.

O Sporting desperdiçou a hipótese de vitória e de chegar aos lugares cimeiros, somando a sua segunda derrota no campeonato e a sua segunda derrota – consecutiva –  fora nesta edição da Liga NOS, estando já a 4 pontos do primeiro lugar. O Portimonense alcança os 7 pontos e salta na tabela classificativa para um mais tranquilo 13º lugar.

Onzes iniciais:

Portimonense S.C. : Leonardo Navacchio, Vítor Tormena, Lucas Possignolo, Rúben Fernandes, Wilson Manafá, Lucas Fernandes, Pedro Sá (Marcel 58’), Paulinho (Dener 68’), Tabata, Nakajima, Jackson Martinez (João Carlos 84’)

Sporting CP: Salin (Renan 45+3’), Ristovski, Coates, André Pinto, Acuña, Battaglia, Gudelj, Bruno Fernandes, Jovane Cabral (Diaby 83’), Raphinha (Nani 46’), Montero

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.