SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

Prova SL Benfica

Prova da eternidade testa invencibilidade | SL Benfica x Sporting CP

Primeira Liga, 13.ª Jornada: sexta, 21h15, 3 de dezembro de 2021

ANTEVISÃO: HISTÓRICO À PROVA CONTRA A FORMA – QUEM VENCE?

A primeira jornada do último mês de 2021 oferece-nos um escaldante e entusiasmante Dérbi Eterno – o terceiro do corrente ano civil.

DÉRBI LISBOETA DE EMOÇÕES FORTES E COM GRANDE INDECISÃO NAQUELE QUE PODE SER O VENCEDOR! SABES QUEM VAI VENCER? ENTÃO, APOSTA JÁ NA BWIN!

O campeão Sporting CP atravessa a Segunda Circular para visitar o grande rival SL Benfica, sobre o qual tem um ponto de vantagem ao cabo de 12 jornadas.

Será uma partida, desde logo, marcada por ausências de peso – com Coates, Palhinha e Lucas Veríssimo à cabeça -, mas com intervenientes de gabarito suficiente para proporcionarem aos cerca de 20 mil adeptos presentes no Estádio da Luz um espetáculo de qualidade a la Champions, na antecâmara da última jornada da prova milionária.

É um jogo de tripla. Sê-lo-á sempre. Ainda assim, atentemos em dez dados estatísticos/históricos que nos poderão ajudar a perceber melhor quem parte em vantagem para este SL Benfica x Sporting CP.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Águias têm vantagem nos confrontos diretos com os leões136 vitórias encarnadas contra 110 dos verde-e-brancos, tendo ainda 65 dos dérbis terminado com um empate no marcador.
  2. Na globalidade dos embates com o Sporting CP, os encarnados registam um saldo positivo de golos: as águias conseguiram 527 tentos e concederam 474.
  3. Leões venceram apenas dois dos últimos 14 dérbis. Ambos os triunfos foram conseguidos em Alvalade por 1-0, tendo um deles sido alcançado na Taça de Portugal.
  4. No século XXI, registaram-se apenas cinco triunfos sportinguistas no reduto do SL Benfica (em 27 partidas). A mais recente ocorreu a 25 de outubro de 2015 – o resultado foi um 0-3 e o treinador leonino era… Jorge Jesus.
  5. As águias somam três triunfos consecutivos nas receções aos leões. Ainda assim, o equilíbrio é uma constante mesmo nestas séries de triunfos em sequência de um dos clubes. Prova disso é o facto de as três vitórias terem sido pela margem mínima (2-1, 2-1, 4-3).
  6. Em 11 dos últimos 20 dérbis realizados no Estádio da Luz houve golos de ambos os conjuntos – incluindo nos últimos seis jogos.
  7. Ainda nenhuma equipa em Portugal conseguiu fazer mais de um golo no mesmo jogo ao Sporting CP, na presente época. Olhando para toda a época leonina, vemos que só o AFC Ajax conseguiu tal proeza (triunfo por 5-1 em Lisboa).
  8. Os campeões em título vêm de 11 triunfos consecutivos para todas as competições em 21/22. Águias não perdem há quatro jogos.
  9. Nos últimos 46 jogos para a Primeira Liga, o Sporting CP apenas perdeu um – foi na Luz, por 4-3, ante o SL Benfica.

10. Na presente temporada, os leões só não marcaram na derrota por 1-0 em Dortmund. Por seu turno, as águias já ficaram em branco em cinco partidas em 2021/22.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Prova SL Benfica Rafa Silva
Rafa será a maior arma do SL Benfica                                                                                            Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Rafa (SL Benfica) O extremo português tem levado a cabo um dos seus melhores primeiros terços de época e tem granjeado uma importância quase vital na equipa encarnada. Será uma das melhores armas do lado benfiquista e uma das piores dores de cabeça do lado sportinguista deste escaldante Dérbi de Lisboa.

 

Prova SL Benfica
Pote irá colocar a defensiva encarnada à prova                                                                               Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Pedro Gonçalves (Sporting CP) – Melhor marcador do campeonato em título, Pedro Gonçalves ultrapassou uma lesão e voltou ao seu melhor nível (que é bastante elevado). Com boas prestações na Liga dos Campeões (já soma quatro golos), o ex-FC Famalicão vai tentar apresentar-se a um nível de Champions no Estádio da Luz e sair de lá de Pote cheio.

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, João Mário; Rafa; Darwin, Everton.

Treinador: Jorge Jesus

“O sistema de jogo é uma coisa, as dinâmicas são outra. As dinâmicas são em função das ideias individualizadas dos treinadores. Cada treinador tem ideias diferentes, independentemente de o sistema ser igual. Já era um sistema [3x4x3] em que ele [Rúben Amorim] gostava de jogar e hoje, como treinador, adaptou e bem”.

 

Sporting CP: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, Inácio, Feddal, Matheus Reis; Ugarte, Matheus Nunes; Pablo Sarabia, Pedro Gonçalves, Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

“É um jogo contra uma grande equipa, que tem um treinador muito experiente, com muitas soluções, forte nas segundas bolas, entre linhas. Podem mudar a frente de ataque, com a mudança posicional de Rafa e Everton.

O Weigl melhorou muito, uma defesa que não sofre muitos golos e com um guarda-redes que está a fazer uma grande temporada. É uma grande equipa, assim como a nossa. Também temos valor, conhecemos o adversário e queremos claramente ganhar”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 2-2 SPORTING CP