📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Encontro de campeões em Eindhoven | PSV x Sporting

- Advertisement -


Champions League, 2.ª jornada da fase de liga: terça-feira, 1 de outubro de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: SPORTING ATRAVESSA UM GRANDE MOMENTO DE FORMA, E VAI DEFRONTAR O PSV, QUE PROCURA O PRIMEIRO TRIUNFO NA CHAMPIONS

Depois do triunfo em Alvalade no primeiro jogo deste novo formato da Champions, 2-0 ao Lille, o Sporting desloca-se até aos Países Baixos para defrontar o PSV. Será um teste mais exigente em relação àquele que os leões tiveram diante dos franceses, mas a forma como estão a ultrapassar os seus adversários, com vitórias e boas exibições, mostra que é possível triunfarem em solo neerlandês.

Mas tal como o Sporting, o PSV também segue imparável no seu campeonato doméstico, e apenas perdeu dois jogos esta temporada, um para a Supertaça, e a partida de estreia na prova milionária frente à Juventus. Agora, quer mostrar quem manda no Philips Stadion, onde não perde há 41 jogos.

Rúben Amorim saberá o segredo para levar de vencida o PSV, e vai apostar num onze ligeiramente diferente daquele que alinhou frente ao Estoril Praia para o campeonato. Geny Catamo poderá atuar na direita do ataque, e fazer companhia a Gyokeres e a Francisco Trincão, que deverá passar para o lado esquerdo, habitualmente ocupado por Pedro Gonçalves, que falha o desafio de mais logo por lesão.

Geovany Quenda é um forte candidato para jogar no mesmo corredor que Catamo, eles que podem alternar na missão de defesa/ataque. Na defesa, Gonçalo Inácio deverá voltar para o eixo e Nuno Santos para a esquerda, já que Matheus Reis está com uma pequena lesão. Não se espera um leão ir para cima do adversário logo de início, mas sim de contenção, porque será o PSV a ter essa iniciativa de jogo nos primeiros minutos, e a querer inaugurar o marcador o mais rápido possível.

O técnico português sabe que do outro lado vai estar uma equipa bastante competitiva, e deverá optar por uma estratégia em perceber o modo como os jogadores do PSV se vão comportar em campo nos minutos iniciais, e depois sim, encontrar a melhor maneira em chegar com êxito à baliza contrária. Além dos já mencionados Pedro Gonçalves e Matheus Reis, também continuam de fora por lesão St. Juste e Marcus Edwards.

A formação de Eindhoven vai querer mostrar em casa a equipa forte que costuma ser, mas para isso terá de estar ao melhor nível para poder ultrapassar um leão que está num grande momento de forma. Peter Bosz tem a sua equipa quase na máxima força, e só não pode contar com os lesionados Lozano e Oppegard. Não se espera uma mudança de estratégia no que toca ao esquema tático, e o treinador neerlandês irá apresentar o seu 4-3-3 habitual.

Um dos pontos fortes do PSV é o meio-campo, que é robusto e composto por jogadores muito fortes fisicamente, como Guus Til e Jerdy Schouten. No ataque, atenção redobrada para Babayoko, um jovem extremo bastante rápido, e para Luuk de Jong, o veterano avançado que promete dar muito trabalho aos defesas leoninos, mas que viu o seu lugar ser ameaçado no último sábado, com o bis de Ricardo Pepi no triunfo por 0-2 frente ao Willem II.

As contas para cada uma das equipas nesta nova vida da Champions são fáceis de fazer. Estamos no início da competição, e o Sporting quer somar mais três pontos para alcançar a zona de qualificação direta para os oitavos-de-final. Quanto ao PSV, ainda não pontuou, e procura a primeira vitória para poder sonhar também com uma presença na próxima fase da prova milionária. Espera-se um encontro muito equilibrado e emotivo, ou não estivéssemos a falar de dois emblemas que foram campeões nos seus países na última temporada. O árbitro da partida será o italiano Marco Guida.

10 DADOS RÁPIDOS

1. PSV e Sporting vão defrontar-se pela terceira vez na história.

2. Nos dois encontros que disputaram, na fase de grupos da Liga Europa 2019/2020, uma vitória para cada lado. 3-2 a favor dos neerlandeses e 4-0 a favor dos leões.

3. Bruno Fernandes foi o último jogador leonino a marcar ao PSV.

4. A última vez que o Sporting defrontou uma equipa dos Países Baixos foi em 2021, tendo sido derrotada por 4-2 frente ao Ajax.

5. O PSV lidera a liga neerlandesa com 21 pontos, e tem o melhor ataque do campeonato com 25 golos marcados em sete jogos.

6. A formação orientada por Rúben Amorim já marcou 30 golos até ao momento em todas as competições, o que dá uma média de 3,33 tentos por jogo.

7.O PSV não perde em casa há 41 jogos.

8. O conjunto verde e branco tem apenas uma derrota nas últimas nove partidas.

9. O PSV já conta com um título de campeão europeu no seu palmarés, conquistado em 1988, tendo vencido na final o Benfica.

10. Foi no PSV que despontaram duas das maiores figuras do futebol brasileiro e mundial, Romário e Ronaldo “Fenómeno”.

JOGADORES A TER EM CONTA

Luuk de Jong (PSV) – Tem 34 anos, está na fase descendente da carreira, mas nem por isso podemos dar importância à idade de alguém que na época passada fez 38 golos e 18 assistências. Luuk de Jong foi contratado pelo PSV em 2014, saiu em 2019, tendo regressado ao clube de Eindhoven em 2022, depois de três épocas em Espanha, onde representou o Sevilha e foi emprestado ao Barcelona, mas sem o sucesso desejado. O avançado neerlandês não se limita só a estar dentro da área para fazer golo, e vai também buscar jogo atrás quando é preciso. É um jogador a ter em conta por parte do Sporting, e é no PSV onde Luuk de Jong se sente mais confortável, e onde teve mais sucesso durante a sua carreira.

Viktor Gyokeres Conrad Harder Sporting jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Viktor Gyokeres (Sporting) – O acontecimento raro que ocorreu na última sexta-feira no campeonato português, ou seja, Gyokeres não ter molhado a sopa, não apaga de maneira nenhuma o fantástico arranque de época que o jogador sueco está a realizar. São 11 golos marcados em nove jogos, e há já tubarões europeus a fazer contas à vida a pensar no mês de janeiro, altura em que reabre o mercado de transferências. É pouco provável que Gyokeres saia do Sporting ainda no decorrer desta temporada, mas está a ficar cada vez mais difícil segurar esta pérola que veio do frio, e que semana após semana vai demonstrando porque é, atualmente, um dos avançados mais temíveis da Europa.

XI´s PROVÁVEIS

PSV: Walter Benítez; Ledezma, Ryan Flamingo, Boscagli e Matteo Dams; Schouten, Guus Til e Isaac Babadi; Bakayoko, Tillman e Luuk de Jong

Treinador: Peter Bosz

«Queremos ganhar, precisamos de ganhar, principalmente depois de termos perdido o primeiro jogo com a Juventus (1-3). O Sporting começou bem a Liga dos Campeões. É importante para nós ganhar no nosso estádio. Sempre gostei de futebol ofensivo, também o praticamos. São duas equipas únicas, que ganharam todos os jogos do campeonato. Vai ser um jogo entusiasmante. Não penso apenas em Gyokeres. Penso na equipa. É uma equipa muito forte. Claro que têm um goleador, mas toda a gente está focada. É preciso parar a equipa, não só um jogador».

Sporting: Franco Israel; Debast, Diomande e Gonçalo Inácio; Nuno Santos, Morita, Hjulmand e Quenda; Geny Catamo, Trincão e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«Elogios de Bosz? Ficamos todos muito felizes porque nós também acompanhamos. Acho que é boa observação, evoluímos o nosso jogo. O Peter Bosz joga sempre para a frente, sempre de ataque. É o que podemos esperar amanhã. Duas equipas de ataque, culturas diferentes. Ambas as equipas perderam a Supertaça, ambas ganharam no campeonato. Na Champions não há assim tanta diferença porque eles jogaram em Itália, nós jogámos em casa. Acho que vai ser um bom jogo e com golos».

PREVISÃO DE RESULTADO: PSV 2-2 Sporting

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira assume terceira posição e quer ajudar o Benfica

Luís Filipe Vieira já reagiu aos resultados das eleições do Benfica. O antigo presidente vai fechar o ato na terceira posição.

Em terra do rival, Rui Costa aplicou goleada a João Noronha Lopes

Rui Costa venceu João Noronha Lopes em todas as secções do distrito do Porto. O antigo médio dominou a zona.

Rui Costa e João Noronha Lopes dividem Europa e resto do Mundo (com João Diogo Manteigas com uma vitória): eis os resultados das eleições...

Rui Costa e João Noronha Lopes foram as principais figuras da primeira volta das eleições do Benfica, conseguindo a vitória na maioria das mesas.

Eis os resultados parciais das eleições do Benfica quando só faltam conhecer os votos no Estádio da Luz: Rui Costa com vitória clara, mas...

Rui Costa está bem na frente de João Noronha Lopes a duas secções do fim. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

PUB

Mais Artigos Populares

Celtic perde contra o líder Hearts e já está a 7 pontos da liderança na Escócia

O Hearts recebeu e venceu o Celtic por 3-1 na nona jornada da Liga Escocesa. Clube da casa reafirma liderança da prova.

Farense e Penafiel empatam no jogo do dia na Segunda Liga

O Farense e o Penafiel empataram por 0-0 no jogo do dia na Segunda Liga. Dois clubes continuam próximos na tabela classificativa.

José Pereira da Costa assume segunda volta nas eleições do Benfica

Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios. José Pereira da Costa assumiu que vai haver uma segunda volta.