📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem tem medo de gigantes o melhor é nem sair de casa

- Advertisement -

a norte de alvalade

O Sporting vai ter um osso duro de roer na Alemanha, encontrando aí um adversário poderoso e moralizado. Ao invés, a equipa vem de resultados decepcionantes, o que pode indicar estar agora a fazer um caminho inverso aos adversários no que à moral diz respeito. Adicionando a estes ingredientes nosso histórico de resultados com equipas alemães, está criado um espectro digno dos maiores receios. Este será precisamente a pior das atitudes a ter na hora de encarar o jogo. Respeito q.b. sim, medo não.

O problema da falta de jogo interior

Muito se falou, na sequência dos recentes derbys, do problema da falta de jogo interior, estabelecendo-o como causa determinante para o insucesso no respectivos jogos. Com algum exagero, quanto a mim, atendendo à forma fortuita como se perderam os pontos, resultantes de lances de muito maior grau de aleatoriedade do que de sapiência adversária. A intenção deliberada de não se expor contra o SLB parece ter ficado e ter produzido os mesmos efeitos no Restelo, mas tal só é verdade se esquecermos os primeiros 25 minutos da última partida, onde a abordagem foi muito diferente do jogo de Alvalade. Duvido que essa fosse a intenção do treinador, falta saber se a equipa cumpriu o seu plano de jogo ou preferiu de forma automática aquele que treinou para o dérby. Reconheço a importância do plano táctico mas o futebol, quando o árbitro apita para o inicio do jogo, é muito mais do que o treino e as ideias do treinador. Como é bom de ver o Sporting não irá jogar na Alemanha a centrar bolas para a área

Saber sofrer e saber fazer sofrer

Não esperando um jogo fácil é admitir que vai ser necessário saber sofrer. Mas sempre sem abdicar da imprescindível inteligência. Não creio que o Sporting vá recuar em demasia, ficando com isso permanente exposto às cargas da cavalaria alemã, especialmente à sua superioridade no jogo aéreo. Já bastará o sofrimento das bolas paradas. Mas também não me parece que registaremos os mesmos problemas com o controlo de profundidade de que tanto se falou no inicio de época. É a diferença que existe entre defesas centrais de nome e defesas centrais de formação e que percebem o jogo. A actual dupla de centrais dá muito mais tranquilidade, e muito mais daria se jogasse junta desde o inicio.

Se vamos a Alemanha “apenas” para não sofrer golos ou sofrer poucos, mais valia poupar na viagem. Não conheço o suficiente sobre o adversário para apontar os seus pontos fracos, daí que fique por uma consideração genérica. Mais uma vez a inteligência terá que ser chamada para gerir os momentos em que disporemos da bola. O Sporting tem jogadores tecnicamente capazes para impor algum sofrimento aos alemães. Estou a lembrar-me de Montero, Nani, Carrilo, João Mário, por exemplo, desde que a opção seja manter a bola o mais tempo possível colada à relva, onde a altura dos alemães deixa de ser uma vantagem. Sorte e eficácia também dariam uma importante ajuda se se aliassem a nós. Convenhamos também que, depois de 2 jogos a sofrer golos estúpidos, já estava na altura de se lembrarem de nós também.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Merlim desfalca Sporting por 10 dias depois de tapar Léo Gugiel com um rato

Alex Merlim foi suspenso por 10 dias. Em causa, story feito pelo jogador do Sporting, que trocou Léo Gugiel por um emoji de um rato.

João Almeida renova com a UAE Emirates depois da «melhor temporada da carreira»

João Almeida renovou contrato com a UAE Emirates até 2028. Ciclista português está na equipa desde 2022 e prolonga vínculo.

Ex-Benfica Talisca rendido a Cristiano Ronaldo: «É o melhor da história»

Anderson Talisca disse que Cristiano Ronaldo é o «melhor da história». Avançado brasileiro jogou com CR7 no Al Nassr.

Rodrigo Mora nos Sub-21: «Se continuarmos neste caminho, acredito que vamos conseguir ser campeões da Europa»

Portugal Sub-21 vai enfrentar a Chéquia relativo à fase de qualificação para o Euro 2027. Rodrigo Mora já fez a antevisão ao jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda da Premier League visa jogador do Manchester United: «Não espero grandes coisas dele»

Alan Shearer, lenda da Premier League, falou sobre Benjamin Sesko. Ex-jogador não está convencido com o avançado do Manchester United.

FC Porto e Conselho de Arbitragem terão encontro esta terça-feira

O FC Porto pediu uma reunião com o Conselho de Arbitragem. Encontro acontecerá esta terça-feira, dia 18 de novembro.

Vítor Matos entre os candidatos a clube de Inglaterra

Vítor Matos, treinador do Marítimo, foi associado ao Swansea. Técnico de 37 anos faz parte da lista do clube do Championship.