Recuperámos o nosso pote de golos. E agora?

- Advertisement -

Recuperámos o nosso pote de golos, artigo sobre Pedro Gonçalves do Sporting no Bola na rede

Recuperámos o nosso pote de golos. E agora?

Desde há uns meses que temos visto o Sporting a ganhar jogos pelas margens mínimas. Ainda que a equipa tenha produzido o suficiente para, em muitos desses jogos, ganhar por vantagens confortáveis, a bola teimava em não entrar. Umas vezes por não haver quem tenha o remate fácil para a baliza, outras por infelicidade ou menor facilidade em definir e concretizar. Recuperámos o nosso pote 

Tudo isso tem sido justificado com um único argumento. A falta de Pedro Gonçalves para concretizar o jogo ofensivo criado pela equipa leonina. E é inegável que “Pote” é o jogador com maior facilidade em finalizar, tanto pelo número de golos apontados na época passada, como pelo início da presente época, interrompida apenas por uma lesão que para muitos era apenas fingida, mas que afinal o privou de jogar várias partidas, e privou a equipa leonina dos golos que ele poderia ter marcado. Seriam muitos com certeza. Recuperámos o nosso pote

Agora que ele voltou, com certeza estaremos sempre mais perto de marcar golos, pelo que esse problema estará solucionado. No entanto, cria-se agora um novo, principalmente para o treinador Ruben Amorim.

O regresso de Pedro Gonçalves obriga o treinador leonino a retirar da equipa um habitual titular. E tendo Sarabia vindo para jogar, e por empregar também ele muita qualidade ao jogo ofensivo do Sporting, terá que ser Nuno Santos a sair, ou pelo menos a deslocar-se da sua posição habitual. Recuperámos o nosso pote 

Digo isto, para já porque gosto de Nuno Santos, pela sua qualidade, rapidez, e raça, e depois por considerar que ainda faz a posição de lateral esquerdo melhor que Ruben Vinagre. No fundo, o Nuno faz-me lembrar um pouco Marcos Acuña por todas as características acima descritas, sendo este também uma adaptação de um extremo a lateral. Recuperámos o nosso pote 

Sporting Pedro Gonçalves e Nuno Santos para bater um livre
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Vinagre por Pedro Gonçalves?

Ou seja, se eu fosse o Ruben Amorim, tirava Vinagre para poder entrar Pedro Gonçalves, atrasando Nuno Santos para a lateral. Mas isto não encerra as decisões a tomar para a colocação de todas as peças. O treinador terá ainda que decidir se mantem Sarabia na direita, colocando “Pote” à esquerda, ou se desloca Sarabia para a esquerda, entrado o Pedro para a direita. Para mim, e tendo em conta o rendimento apresentando pelo português à direita, deslocaria o espanhol para a esquerda. Mas ainda assim, e por estarmos a falar de dois jogadores de enorme qualidade, esta questão poderá nem ser um “pormaior” uma vez que “Pote” remata bem com os dois pés, e com os dois em campo, podem até fazer uma frente de ataque mais móvel que troquem constantemente de lado durante o jogo.

Com um ataque composto por Pedro Gonçalves, Sarabia, e Paulinho, podemos tirar ainda mais vantagens das deslocações de Paulinho atrás para receber bola e entregar ao meio-campo, abrindo espaço aos outros dois para aparecer com movimentos de rotura através de diagonais e a surgirem na frente da baliza para concretizar. Ou seja, várias vezes durante o jogo veremos um 3-4-3 a transformar-se rapidamente num 3-5-2, e o logo depois retorne ao sistema anterior. Recuperámos o nosso pote

Falta perceber agora, na prática, se estes jogadores funcionam e dão equilíbrio à equipa, uma vez que Pote e Sarabia terão que ajudar também os seus laterais em momentos defensivos, e é só nesse momento que eu ainda tenho dúvidas se este conjunto de jogadores funcionará em pleno. Porque apesar de termos o incansável Palhinha a limpar e a tentar equilibrar não chega para tudo. Recuperámos o nosso pote

E só estou a colocar a hipótese deste tridente na frente porque sei que Ruben Amorim não prescinde de Paulinho, porque acho que o melhor seria ainda “TT” num dos extremos, colocando Sarabia (que na selecção espanhola jogou várias vezes como avançado centro) ou Pote no meio. Perderíamos jogo aéreo, mas penso que teríamos uma equipa mais equilibrada. E mesmo com Paulinho não marcamos muitos golos de cabeça, pelo menos em ataque continuado.

Recuperámos o nosso pote, aka Pedro Gonçalves a driblar um adversário
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

Trocando Paulinho por TT, perderíamos, no entanto, capacidade de segurar bola no jogo mais direto, o que poderia também ser uma desvantagem em alguns momentos do jogo. Mas por isso é que é o Ruben a decidir e não eu, felizmente.

Conseguimos assim perceber que, mediante os jogadores que entrem, conseguimos encontrar novas soluções e criar novas dificuldades. Ou seja, conforme o adversário e os problemas que o mesmo nos coloque, teremos de escolher os jogadores que mais soluções e menos problemas nos trazem. Por isso é que o plantel não tem só 11. No entanto uma coisa é certa, nos onze tem que estar Pote. Recuperámos o nosso pote 

 

Recuperámos o nosso pote

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.