(Res)Caldo do Natal

- Advertisement -

O período entre o Natal e o fim de ano é sempre caracterizado pela substituição dos constantes anúncios publicitários típicos daquela quadra pelas clássicas reportagens de revista do ano que está a chegar ao fim.

Assim, como escrevemos nestes dias, também nós não podemos fugir à tradição. Contudo, não só pela falta de jeito mas também pela falta de dados, poupar-nos-emos (e poupar-vos-emos) a isso e, em alternativa, faremos o destaque de um momento de reconhecimento do valor desportivo nacional e, quiçá, de mudança no panorama jornalístico português.

Na sequência do que outras entidades já tinham feito, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, fez, pela primeira vez, a sua votação de Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminina do ano de 2019. Coincidindo (e, espera-se, não condicionado) com os resultados apresentados pelas outras referidas entidades, o CNID elegeu (e bem) Jorge Fonseca e Fu-Yu como os melhores atletas do ano.

Em Tóquio, Jorge Fonseca, atleta do Sporting CP, conquistou o primeiro lugar e trouxe para Portugal o primeiro campeão do mundo de judo português e, em Minsk, Fu-Yu, a título individual, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus.

A cultura desportiva em Portugal, ou falta dela, é um tema de debate constante
Fonte: Bola na Rede

São estes os resultados desportivos incontornáveis que não passaram despercebidos aos olhos de todos os júris de eleição dos prémios de reconhecimento desportivo. Não passaram despercebidos aos olhos destas entidades mas, com grande probabilidade, são desconhecidos de muitos portugueses.

De facto, este reconhecimento desportivo, que enaltece os resultados independentemente do mediatismo de que os mesmos são alvo, ganha contornos de desenvolvimento quando o mesmo é feito por quem, diariamente, preenche jornais ou noticiários com todos os aspetos e mais alguns de apenas uma modalidade desportiva.

Na verdade, aquilo que reflete e transparece uma agenda e cultura monodesportivas e aquilo que reduz as conquistas desportivas nacionais a pequenas caixas laterais e que, a final, valoriza como sendo merecedor da distinção como atleta do ano, nada mais é que o resultado de uma realidade nacional: o produto que vende em Portugal, jornalisticamente falando, não são as chamadas “modalidades” mas sim o “ópio do povo”.

De facto, constatar que os próprios jornalistas reconhecem o valor desportivo daquilo que usualmente relegam para segundo plano nos seus espaços de comunicação é revelador da manifesta dependência e escassez de recursos por parte dos órgãos de comunicação social para fazer face ao facto de serem reféns “daquilo que conseguem vender”.

Mas tal facto também ganha contornos de preocupação se pensarmos que o desiderato da comunicação social atual passa mais por vender e lucrar do que, efetivamente, informar.

Estamos conscientes das dificuldades que a indústria passa mas as circunstâncias que a envolvem não a podem fazer perder de vista a razão da sua existência que é, justamente, informar. E informar, especialmente em jornais especializados como os desportivos, não pode passar por destacar conjeturas associadas a determinados clubes e deixar para notas de rodapé as conquistas desportivas nacionais de relevo.

Portugal ficou melhor com o reconhecimento que os jornalistas deram a dois atletas de grandes feitos desportivos. Mas Portugal tem muita margem para alcançar um outro patamar e nessa margem encontra-se a necessidade de transportar o reconhecimento feito por distinções para a área da comunicação através dos seus diferentes meios.

A base para a transformação das mentalidades reside na educação e, como é sabido, os meios de comunicação social são um dos seus veículos, pelo que, utilizá-los para combater a monocultura desportiva nacional, fomentando e dando a conhecer, com vontade e qualidade, outras modalidades aos leitores, tem que ser, para as redações, mais do que uma responsabilidade, um privilégio.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sebastian Hoeness antevê FC Porto x Estugarda e deixa aviso: «O FC Porto até pode ter mais a perder com esta posição»

Sebastian Hoeness realizou a conferência de antevisão ao FC Porto x Estugarda. Encontro da segunda mão dos oitavos de final da Europa League.

Fábio Silva alimenta esperanças de estar no Mundial 2026 e admite: «Acho que o treinador deve estar com uma grande dor de cabeça porque...

Fábio Silva mostrou-se esperançoso com a presença no Mundial 2026. Avançado falou das opções do ataque de Portugal.

Al Wasl de Rui Vitória derrota Al Dhafra e regressa às vitórias na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Wasl de Rui Vitória venceu o Al Dhafra por 3-0. Encontro relativo à 20.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Sérgio Conceição em campo à procura da 16ª final da carreira e de registo anual histórico

Sérgio Conceição procura a 16.ª final da carreira. Al Ittihad defronta o Al Kholood nas meias finais da Taça do Rei Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonel Pontes elogia FC Porto e garante: «É candidato a chegar às fases finais da Europa League»

Leonel Pontes falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre as hipóteses do FC Porto na Europa League. O técnico não hesitou em apontar os dragões como candidatos.

Leonel Pontes em exclusivo ao Bola na Rede: «Na altura não imaginávamos, mas Nuno Mendes é um dos melhores do mundo»

Leonel Pontes falou em exclusivo com o Bola na Rede, antes do FC Porto x Estugarda. O antigo técnico dos sub-23 do Sporting falou ainda de alguns jogadores que treinou.

Pep Guardiola e a eliminação aos pés do Real Madrid: «Adoraria que o Manchester City tivesse o nível do Real Madrid, onde se não...

Pep Guardiola fez o rescaldo da derrota do Manchester City diante do Real Madrid. Ingleses foram eliminados da Champions League.