Rui Patrício: o ano do reconhecimento

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Este é o meu último texto do ano e, como tal, faz todo o sentido que seja centrado numa figura de destaque, a nível de clubes e de seleções. Rui Patrício, o homem que tantas vezes foi apupado e alvo de troça pelos portugueses, apenas porque veste uma camisola verde e branca e não vermelha, fez deste o ano da sua afirmação absoluta onde os prémios foram apenas a cereja no topo do bolo, fruto de anos de trabalho, esforço e sacrifício.

Para além de ser um ídolo leonino e da sua posição dentro do clube ser inquestionável, foi com a camisola das quinas que Rui Patrício mostrou ao Mundo que as suas habilidades estão ao nível dos melhores e que os guarda-redes também são peça fulcral na hora de conquistar troféus ou não tivesse sido ele considerado oficialmente o melhor guarda-redes do último europeu de futebol.

Há duas semanas, a France Football divulgou a sua habitual lista de melhores jogadores do Mundo. A sua classificação em décimo segundo lugar espantou muita gente, sendo até considerada a surpresa da gala, já que para além da posição conseguida ultrapassou nomes de luxo do futebol mundial como Pogba, Lewandowski ou o incontornável Zlatan Ibrahimovic.

A famosa imagem de Rui Patrício a negar o golo a Griezmann na final de Paris Fonte: UEFA
A famosa imagem de Rui Patrício a negar o golo a Griezmann na final de Paris
Fonte: UEFA

Durante esta semana, o guarda-redes internacional português voltou a ser reconhecido. Rui Patrício foi eleito o terceiro melhor guarda-redes do mundo pela IFFHS, aparecendo pela primeira vez no ranking e deixando (outra vez) para trás nomes sonantes de clubes de alto calibre como David De Gea, Thibaut Courtois ou Keylor Navas. O “Marrazes” apenas foi ultrapassado por Manuel Neuer e Gianluigi Buffon.

Acima de tudo, o português tem de ser um orgulho nacional, como são Pepe ou Cristiano Ronaldo, por exemplo, que este ano também arrecadaram prémios. Rui Patrício tem tido um percurso verdadeiramente feliz e delicioso, que começou com o penálti defendido na Madeira na noite da sua estreia pela equipa principal do Sporting que, desde logo, pareceu um bom presságio para a carreira profissional que ali começava. Rui Patrício cresceu a ver Vítor Damas, a sua grande referência, a defender as redes leoninas. Este ano, o seu nome ficou escrito na história. No dia em que o português conseguir o tão desejado título pelo seu clube do coração, a sua carreira estará praticamente completa. Ainda tem muitos anos pela frente ao mais alto nível, mas por este andar, já não faltará muito para também ele se tornar uma lenda.

Fonte: Facebook oficial de Rui Patrício

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bodo/Glimt na Champions League

O Sporting foi goleado pelo Bodo/Glimt na Champions League. Derrota não trouxe pontos a Portugal no Ranking UEFA.

Daniel Bragança e a falta de frescura física no Sporting: «Os jogadores sentem-se a 100%, não há desculpas»

Daniel Bragança já reagiu ao desfecho do Bodo/Glimt x Sporting. Leões perderam por 3-0 e estão em desvantagem na eliminatória.

Sporting terá 2 regressos para a receção ao Bodo/Glimt na Champions League

Pedro Gonçalves e Maxi Araújo falharam o Bodo/Glimt x Sporting, mas já estarão disponíveis para a receção em Alvalade.

Kjetil Knutsen elogia Andreas Schjelderup depois da vitória sobre o Sporting: «É um bom jogador e joga numa boa equipa»

Kjetil Knutsen já reagiu ao desfecho do Bodo/Glimt x Sporting. Leões perderam por 3-0 e estão em desvantagem na eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e as razões pela derrota pesada contra o Bodo/Glimt: «Mais do que a estratégia, tem a ver com atitude competitiva e disponibilidade...

Rui Borges já reagiu ao desfecho do Bodo/Glimt x Sporting. Leões perderam por 3-0 e estão em desvantagem na eliminatória.

Iván Fresneda também fala em falta de atitude e deixa garantia: «Tudo o que não conseguimos dar hoje temos de dar no nosso estádio»

Iván Fresneda já reagiu ao desfecho do Bodo/Glimt x Sporting. Leões perderam por 3-0 e estão em desvantagem na eliminatória.

Federico Valverde fez hat-trick pelo Real Madrid na 1ª parte em jogo de Champions League: Só mais 3 jogadores o tinham feito

Federico Valverde fez hat-trick pelo Real Madrid frente ao Manchester City na Champions League. Eis o registo histórico.