Seja bem-vindo, King William!

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting venceu neste sábado o Estoril na Amoreira, regressando assim, provisoriamente, à liderança do campeonato. Os “verde e brancos” reagiram bem à derrota no dérbi e colocam alguma pressão sobre o Benfica, antes do jogo destes contra o Tondela.

Frente aos “canarinhos”, Jorge Jesus fez algumas mudanças surpreendentes no onze inicial. Os regressos de Rúben Semedo e Zeegelaar já eram esperados, devido à falta de ritmo de Paulo Oliveira e à ausência forçada de Jefferson. Contudo, Schelotto e Teo Gutiérrez foram, para mim, titularidades surpreendentes. O lateral ítalo-argentino continua sem me convencer, tanto a nível defensivo como a nível ofensivo. Alguns cruzamentos e até remates despropositados, aliados àquele corte “kamikaze” no último lance da partida, que só não deu golo devido a Rui Patrício, comprovam que é um jogador demasiado inconstante para alinhar num esquema defensivo alto e arriscado como o do Sporting.

Mostra muita raça e garra, mas isso por si só não chega. É preciso mais e, neste momento, penso que João Pereira tem mais capacidade para tal. Já no que toca ao avançado “cafetero”, não vou bater muito mais no “ceguinho”. Apenas desejo que JJ comece a preferir Barcos em relação a Teo, devido à falta de compromisso do colombiano para com a equipa.

Contudo, este último jogo trouxe várias coisas boas. Slimani quebrou o jejum, bisando na partida (o primeiro golo é de uma classe cada vez mais vista no argelino); Coates e Rúben Semedo voltaram a estar muito bem na partida (as dificuldades que um jogador da qualidade de Paulo Oliveira está a ter para regressar ao onze são prova disso); Rui Patrício voltou a dizer “presente”, sendo fundamental para segurar mais três pontos; e, por fim, a última grande novidade: William Carvalho.

William Carvalho tem sido cada vez mais preponderante nos "leões". Fonte: Sporting CP
William Carvalho tem sido cada vez mais preponderante nos “leões”
Fonte: Sporting CP

O número 14 leonino, depois de um início de época afastado das opções por lesão e de alguns meses com uma qualidade exibicional longe do que já vimos dele, tem estado a realizar bons jogos, o que é uma ótima notícia, tendo em conta que estamos na reta decisiva da Liga e cada vez mais próximos do Europeu. Frente a Vitória de Guimarães, Benfica e Estoril, ou seja, nos últimos três jogos do campeonato, o médio defensivo leonino foi sempre dos melhores da equipa, sendo muito influente na recuperação de bolas e na segurança que ajuda a transmitir ao quarteto defensivo.

Também por aí se diz que o Vitória e o Benfica tiveram apenas uma ocasião de golo frente aos “leões”, tendo sido o Estoril aquele que mais incomodou Rui Patrício. Infelizmente, o setor ofensivo não esteve tão forte nas duas partidas anteriores, tendo a equipa amealhado resultados negativos. Contudo, isso não apaga o rendimento do subcapitão “verde e branco”. A sua passada larga no meio campo voltou a superiorizar-se à dos médios e avançados contrários; tem jogado com a cabeça cada vez mais levantada e a braçadeira de capitão, que utiliza nas ausências de Adrien, tem-lhe assentado muito bem. William parece estar cada vez mais sereno e a assimilar melhor as ideias pretendidas por JJ para as suas funções dentro das quatro linhas.

Promete uma luta intensa com Danilo Pereira pela titularidade na equipa das quinas, o que é uma ótima dor de cabeça para Fernando Santos. Finalmente, temos William!

Espero que o número 14 dê seguimento a esta forma recente e continue em grande plano até ao final da temporada, ajudando o Sporting a cumprir o sonho de ser campeão em maio.

Uma última nota para os panfletos que foram espalhados na última sexta feira, em algumas estações de metro da capital portuguesa. Encontrei uma dessas “relíquias”, já ao final da tarde, e ri-me. Ri-me bastante enquanto lia as coisas que lá estavam escritas, lembrando-me de sete ou oito “pessoas” que já as disseram publicamente. É fácil imaginar quem são os cobardes que criticam Bruno de Carvalho, utilizando panfletos porque têm medo de o confrontar publicamente. Pois eu, como sportinguista,  só tenho uma coisa a dizer: tenho muito orgulho em dizer que sou adepto do clube que tem Bruno de Carvalho como presidente.

Pode falar demais no Facebook, pode dizer demasiadas verdades aos árbitros, verdades que eles não gostam de ouvir, mas ao menos luta, de forma clara, por valores nobres como a verdade desportiva, pela elevação e pelo regresso à ribalta do Sporting Clube de Portugal, ao contrário de presidentes e candidatos a presidentes que almoçam com os Mr.Burns desta vida ou de presidentes que fizeram negócios ruinosos como a venda de Eric Dier por cinco milhões de euros, em épocas em que nem sequer participámos nas competições europeias.

Bruno, faça o favor de continuar sempre com o pé no acelerador na defesa dos interesses do Sporting Clube de Portugal!

Foto de Capa: Sporting CP

 

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 3 avançados apontados ao FC Porto nas últimas horas

O FC Porto deseja reforçar o ataque com mais um avançado (ponta-de-lança). Houve três nomes apontados ao clube nas últimas horas.

Portugal empata com a Noruega no Europeu de Andebol e deixa de ter hipóteses de chegar às meias-finais

Portugal empatou com a Noruega por 35-35. Com o empate, Heróis do Mar deixam de ter hipótese de seguir para as meias-finais.

Raúl Asencio quer jogar contra o Benfica, mas pode custar-lhe o Mundial 2026: «Não paro nem louco»

Raúl Asencio sofre de uma fissura na tíbia, mas rejeita-se a fazer a paragem que o afastaria do encontro com o Benfica e podia prevenir uma possível fratura.

Cyril Ngonge tem 2 opções para o futuro e uma delas passa pelo FC Porto

Cyril Ngonge tem duas opções para o futuro. Avançado está no Torino e pode rumar à Lazio ou ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem nome de sucesso com Francesco Farioli referenciado para reforçar o plantel em janeiro

O FC Porto tem uma shortlist definida para o ataque. Entre as opções do clube está o nome de Terem Moffi, avançado do Nice.

Besiktas aciona cláusula de compra de Tammy Abraham antes de o enviar para o Aston Villa

Tammy Abraham está perto de assinar pelo Aston Villa, mas antes disso o Besiktas acionou a cláusula de compra de 13 milhões de euros.

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.