«Sinto que saí do Sporting mal aproveitado» – Entrevista BnR com Cristian Ponde

- Advertisement -

O Bola na Rede teve a oportunidade de entrevistar Cristian Ponde. O avançado português, com raízes romenas, é um dos muitos jovens com potencial “made in” Alcochete. Após doze anos com vinculo ao Sporting Clube de Portugal, procurou outras paragens com o objetivo de ter mais oportunidades para mostrar a sua qualidade e poder, desta forma, relançar a sua carreira, e o destino foi a Ucrânia. Desde os tempos de leão ao peito à atualidade no Futebol, passando pela influência de um treinador e o melhor jogador do campeonato português. Estes são os temas abordados numa entrevista que não vais querer perder.

Bola na Rede (BnR): Cristian, antes de mais quero agradecer por teres aceitado o desafio para esta entrevista. Gostava de começar por te perguntar se as saudades de Portugal já “apertam”?

Cristian Ponde (CP): Obrigado eu pelo convite. Claro que sim, muitas saudades. Há poucos países como Portugal para viver.

BnR: Qual a temporada mais marcante para ti em Portugal?

CP: 2013/2014, quando fiz a pré-temporada com a equipa principal do Sporting.

BnR: Estiveste 12 anos contratualmente ligado ao Sporting Clube de Portugal. Qual o balanço que fazes dessa ligação?

CP: Vejo as coisas pelo lado positivo, foi o clube onde cresci desde pequeno como jogador e como homem. Aprendi muito e tenho de agradecer por isso, mas nos últimos dois/três anos fui mal gerido pelo clube.

BnR: Como te sentes por nunca te ter sido dada uma oportunidade na equipa principal do Sporting CP?

CP: Sinto que saí do Sporting mal aproveitado, estive muito tempo à espera da minha oportunidade e decidi sair e seguir em frente.

BnR: Como surgiu a decisão da rescisão com o clube leonino? De quem partiu essa decisão?

CP: Foi mútuo acordo. No ano passado, o Sporting CP B acabou e não ia ser chamado para começar os trabalhos com a equipa principal. Falámos e foi o melhor para os dois lados.

Ao serviço da formação ucraniana já faturou em cinco ocasiões
Fonte: FK Karpaty

BnR: Como encaraste o desafio de ingressar no FC Karpaty Lviv da Ucrânia? O mister José Morais teve influência na decisão?

CP: Claramente, o mister José Morais foi decisivo para a minha vinda. Passou-me uma mensagem de confiança e a possibilidade de jogar uma primeira liga contra grandes equipas.

BnR: Continuas a acompanhar o campeonato português, sobretudo o Sporting CP?

CP: Sim, costumo ver os jogos.

BnR: Mantens contacto com alguns jogadores do Sporting CP?

CP: Claro, com os jogadores da minha geração, Mauro Riquicho, Domingos Duarte, Podence, etc.

BnR: Como certamente deves saber, o Sporting assegurou a presença no Jamor numa dupla batalha diante do eterno rival SL Benfica. Como vibraste com a vitória no jogo de Alvalade?

CP: Foi um jogo bastante emotivo, fiquei contente por terem chegado à final.

BnR: Ao serviço da equipa ucraniana, já apontaste quatro golos em 14 jogos. O que perspetivas até ao final da temporada, em termos individuais?

CP: Cinco golos, um na taça da Ucrânia. Faltam-nos disputar dez jogos e espero passar a marca dos 10 golos – é o meu principal objetivo.

BnR: Neste momento, o Karpaty luta pela manutenção na Primeira Liga da Ucrânia e irá disputar os quartos de final da Taça da Ucrânia. Consideras que irão conseguir a manutenção? Até onde achas que irão na Taça?

CP: A manutenção é o principal objetivo e acho que vamos consegui-lo com tranquilidade. Na taça, temos muita esperança de fazer uma boa campanha, temos todas as hipóteses de chegar às meias-finais, visto que jogamos contra um adversário da segunda divisão. Se tudo correr bem, esperamos ter sorte no sorteio.

BnR: Queremos, desde já, agradecer a tua disponibilidade e desejar-te o maior sucesso no futuro. Para terminar, desafio-te a elegeres o melhor jogador do campeonato português.

CP: Bruno Fernandes.

Foto de Capa: FK Karpaty

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

GP EUA: Marco Bezzecchi conquista o primeiro lugar na corrida realizada em solo norte-americano

Marco Bezzecchi garante o primeiro lugar com Jorge Martín em segundo e Pedro Acosta a completar o pódio da prova de MotoGP.

Adversário de Portugal à vista: Onde ver o playoff decisivo entre RD Congo e Jamaica de acesso ao Mundial 2026?

O Grupo K do Mundial 2026, composto por Portugal, Colômbia e Uzbequistão, conhecerá o último membro no playoff marcado para as 22h do dia 31 de março.

Jermain Defoe inicia carreira de treinador no Woking

Antigo avançado do Tottenham, Jermaine Defoe foi anunciado como novo treinador do Woking, da National League, e já tem estreia marcada frente ao Eastleigh.

Basquetebol: Benfica derrota Ovarense e mantém-se no topo da tabela

O Benfica manteve a liderança da Liga de Basquetebol com uma vitória sobre o Ovarense por 89-70, na 18.ª jornada da fase regular.

PUB

Mais Artigos Populares

Situação mantém-se igual: avançado é para sair do Benfica no verão

Henrique Araújo vai mesmo deixar o Benfica a título definitivo, não entrando nos planos do emblema orientado por José Mourinho.

Barcelona volta a dominar o Real Madrid e reforça liderança da La Liga Feminina

Na 27.ª jornada da La Liga Feminina, o Barcelona venceu mais um 'El Clásico' frente ao Real Madrid, por três bolas a zero.

David Beckham elogia Michael Carrick e apoia continuidade no Manchester United: «Exatamente o que esperávamos»

David Beckham reforçou os elogios a Michael Carrick. A antiga estrela dos red devils destacou a capacidade do treinador em unir a equipa como um dos principais motivos para merecer o cargo a longo prazo.