SL Benfica 1-1 Sporting CP: Falta de ambição de Peseiro num grande jogo de Raphinha e Salin

O derby eterno com grandes ausências. O voz fininha Jonas e o palito gigante holândes, Bas Dost, eram os goleadores ausentes do jogo grande da terceira jornada. Raphinha e Rafa foram as surpresas lançadas por Peseiro e Rui Vitória. As águias entravam em campo exatamente com o mesmo onze que defrontou o PAOK, excepto, Zivkovic que deu o seu lugar ao pequeno português. Odysseas na baliza com André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo na defesa; Pizzi, Fejsa e Gedson no miolo; Rafa, Ferreyra e Cervi na frente de ataque.

Os leões com os lesionados Bas Dost e Mathieu foram forçados a mexer na equipa que defrontou o Vitória. Na baliza Salin manteve a titularidade com Jefferson, André Pinto, Coates e Ristovski no apoio defensivo; Será que Acuña iria recuar para junto de Battaglia e jogar no miolo? Era a dúvida que se mantinha e que podia resultar na chave do jogo. Raphinha, Montero e Nani completavam o tridente ofensivo no ataque ao ninho das águias.

Rolava a bola no verdinho estádio da Luz. Confirmava-se que Acuña preenchia o miolo junto a Bruno Fernandes e Battaglia. Na velocidade supersónica que começou o encontro, o Benfica dispôs da primeira oportunidade logo aos cinco minutos. Falta discutível sobre Gedson e na marcação, Jardel, cabeceava para grande defesa de Salin. Resposta dos leões, de imediato, com Nani a cruzar e Montero a desviar para o lado da baliza de Odysseas. Aos dez minutos, Acuña na raça ganha a bola e numa jogada individual sem qualquer pressão adversária remata ao lado da baliza.

Aos vinte minutos, de novo de bola parada, os encarnados com mais uma oportunidade de golo. Rúben Dias salta mais alto que Jefferson (exibição medíocre do brasileiro) para nova defesa de Salin. Na sequência, um mau alívio de Jefferson com Cervi a rematar de primeira para nova defesa do guardião francês. A partir daqui o jogo decaiu de qualidade. Muitas faltas, muitos “ais” e muito pouco futebol de parte a parte. António Rola e Veloso comentavam de forma lírica e com muito facciosismo a actuação de Luís Godinho.

É certo que o árbitro não esteve bem mas sem qualquer motivo para tanto alarido. O jogo chegava ao intervalo com destaque para a actuação de Raphinha. O brasileiro a mostrar grande qualidade técnica e a justificar a aposta de José Peseiro. Do lado dos encarnados, Gedson era quem mais galvanizava a equipa.

A entrada de João Félix foi determinante para o Benfica
Fonte SL Benfica

Na segunda parte, começou melhor o Sporting. Entrada forte dos leões com Bruno Fernandes a tentar, de longe, abrir o activo. Na resposta ao remate do português, Cervi rematou com perigo ao lado.

Aos sessenta minutos, lance crucial na área encarnada. Falta de Rúben Dias sobre Montero prontamente assinalada. O colombiano ganhou a bola e o jovem português a cometer falta. Lance difícil, mas com boa análise do juiz da partida. Na cobrança, Nani não falhou e fez o seu terceiro golo no campeonato.

Dez minutos depois, Zivkovic, num lance confuso rematou para mais uma grande intervenção de Salin. Minuto seguinte e Rafa na clara oportunidade, de frente para a baliza e depois de uma maldade a Battaglia, rematou e novamente Salin a defender. O Benfica ia empurrando os leões e já com João Félix e Seferovic em campo chegou ao golo da igualdade.

Oitenta e seis minutos, cruzamento de Rafa pela direita e o jovem João Félix de cabeça a fazer o golo do empate. Estreia a marcar do português que saltou mais alto que Ristovski. José Peseiro a pagar caro a falta de ambição e o facto de demorar imenso tempo a mexer na equipa. O treinador teve todo o tempo para colocar as suas armas em campo mas, o português, bem ao seu género, não foi audaz num momento que podia e deveria ter tido mais ambição. Resultado improvável na Luz, os grandes de Lisboa chegavam empatados e o Sporting sai com alma renovada numa partida que poderia ter ido mais além.

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Kurt Zouma oficializado como reforço do Cluj da Roménia

Kurt Zouma foi confirmado como reforço do Cluj. O defesa-central internacional francês assinou com o clube romeno a custo zero.

Grémio anuncia contratação de Willian até 2026

Willian está de volta ao futebol brasileiro. O avançado de 37 anos assinou contrato com o Grémio até dezembro de 2026.

Há mais uma seleção apurada para o Mundial 2026: eis os 17 países confirmados na prova

Marrocos está no Mundial 2026 após vencer o Níger por 5-0. Lista de seleções apuradas para a competição já tem 17 países confirmados.

Lyon de Paulo Fonseca garante contratação de Rachid Ghezzal a custo zero

Rachid Ghezzal é reforço confirmado pelo Lyon. O avançado internacional argelino está de volta ao clube francês e assinou a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Deportivo esclarece nova função de Yeremay Hernández: «É a posição perfeita para o Yeremay»

O treinador do Deportivo da Corunha, Antonio Hidalgo, falou sobre Yeremay Hernández. O antigo alvo do Sporting tem alinhado na zona central do terreno em alguns momentos do jogo.

Os 5 clubes com o melhor mercado de transferências na Europa

Entre novas ambições individuais e a necessidade dos clubes de marcarem uma posição, eis cinco clubes que vão entrar em força em 25/26

Jogador do Manchester United de Ruben Amorim admite surpresa com saída do plantel: «Talvez tenha sido um choque maior»

Patrick Dorgu falou dos primeiros tempos ao serviço do Manchester United. O lateral dinamarquês admitiu que ficou surpreendido com a saída de Rasmus Hojlund.