Solidificando o meio-campo

- Advertisement -

Muito se tem falado, nos últimos dias, da lesão de Adrien e da eventual falta que o capitão do Sporting Clube de Portugal irá fazer.

Qualquer adepto de futebol que perceba minimamente do jogo compreende a importância que Adrien tem na dinâmica ofensiva da equipa, bem como na manobra defensiva. Adrien oferece uma intensidade à equipa que, até ao momento, nenhum jogador do plantel de Jorge Jesus conseguiu igualar. Adrien é o pulmão e o cérebro de Jorge Jesus em campo. Um verdadeiro capitão, que leva a equipa para a frente e a traz às costas nos momentos mais complicados. A sua ausência terá, com certeza, impacto na equipa e na sua forma de jogar.

É um facto que o Sporting tem muitas opções para o meio-campo, mas serão estas capazes de suprir uma ausência tão fundamental na dinâmica da equipa? Elias Trindade é, à partida, o substituto imediato de Adrien, mas é óbvio que Elias não é Adrien, nem vice-versa. Elias não tem a intensidade nem o pulmão de Adrien, nem empresta tantas “ganas” ao jogo da equipa. Elias poderá dar à equipa, eventualmente, um pouco mais de critério na circulação da bola, mas oferece muito menos solidez defensiva do que Adrien, que, pareando com William, tira aos adversários muita capacidade de executarem uma circulação constante da bola.

Elias vai ter agora uma grande oportunidade para se afirmar Fonte: Sporting CP
Elias vai ter agora uma grande oportunidade para se afirmar
Fonte: Sporting CP

Convém porém lembrar que, embora Elias já tenha passado por Alvalade há alguns anos, a intensidade que trazia das suas últimas épocas – ao serviço do Corinthians – não é, de forma alguma, comparável à do futebol europeu, estando claramente num período de nova adaptação ao futebol do velho continente mas, desta feita, com Jorge Jesus. Se Elias tiver a capacidade de juntar à sua inata qualidade futebolística a intensidade que JJ exige aos seus plantéis, tudo tem para tornar a sua segunda passagem por Alvalade num sucesso!

Falei portanto da “posição 8” e, em relação ao lugar de trinco, não há muito a dizer… William Carvalho é, claramente, o titular, o melhor trinco português: dá à equipa muita segurança defensiva e, ao mesmo tempo, muito critério na saída de bola. Sobram, portanto, Bruno Paulista, Meli e Petrovic.

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Belenenses marca no primeiro e no último minuto e empata contra o Vitória SC B na Liga 3

O Belenenses conseguiu resgatar um ponto na visita a Guimarães. Empate entre o clube do Restelo e o Vitória SC B.

Marítimo goleia Vizela e consolida liderança e Sporting B continua bom momento com vitória contra o Portimonense: eis os resultados da manhã de Segunda...

Três jogos na Segunda Liga a envolver alguns dos primeiros classificados. Destaque principal às vitórias do Marítimo e do Sporting B.

Alerta central: CD Nacional só tem 2 defesas centrais disponíveis para defrontar o FC Porto

O centro da defesa é a zona que mais preocupação gera no CD Nacional. Madeirenses só têm dois centrais de raiz para o jogo contra o FC Porto.

Vítor Pereira regressa à Premier League e é o novo treinador do Nottingham Forest

Vítor Pereira é o novo treinador do Nottingham Forest. Português é o quarto treinador da época no clube da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

CD Nacional tem 7 baixas para o jogo contra o FC Porto e está sem 2 habituais titulares

Tiago Margarido tem ajustes a fazer na equipa do CD Nacional que vai a jogo contra o FC Porto. Sete baixas no plantel madeirense.

Sotiris Sylaidopoulos fala sobre futuro no Rio Ave: «Não é uma questão para mim»

Sotiris Sylaidopoulos falou sobre o seu futuro no comando técnico do Rio Ave e os desafios que a equipa de Vila do Conde enfrenta na Primeira Liga.

Óscar Cardozo homenageado no Trabzonspor: «Às vezes digo à minha mulher: “Não sei porque é que gostam tanto de mim”»

Óscar Cardozo foi homenageado pelo Trabzonspor. Avançado regressou à Turquia, onde jogou por duas épocas depois de deixar o Benfica.