Sporting CP 0-2 Olympique Marselha: Expulsão inicial leva a desilusão no final

- Advertisement -

A CRÓNICA: A HISTÓRIA REPETIU-SE E SPORTING SAI DA ZONA DE APURAMENTO

Um jogo de muitas decisões, com sede de vingança e memórias bem vivas – assim se definia este duelo da 4ª jornada da Liga dos Campeões. O Sporting tanto podia acabar a noite no topo do Grupo D, como no terceiro lugar; pretendia também vingar a goleada sofrida em Marselha, talvez inspirando-se no último jogo em casa para a Champions, a memorável vitória frente ao Tottenham HFC.

O Sporting entrou expectante na partida, permitindo um controlo de bola total por parte do Marselha. Havia muita intensidade, duelos, com ambas as equipas a querem sair a jogar de forma apoiada (mas só os franceses o conseguiam).

E ao minuto 17, chegou o lance fulcral do jogo: numa jogada de insistência dos visitantes, a bola entrou na grande área, Esgaio tentou afastar o perigo, mas acabou por só acertar em Harit, sendo por isso assinalado penálti. Ainda pior, Esgaio viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. Na conversão, a bola de Guendouzi embateu no poste e entrou, não dando hipóteses a Israel – que ainda adivinhou o lado.

De seguida, Rúben Amorim substituiu Morita por Fatawu, mas a equipa foi claramente afetada pelo golo. O Marselha partiu para cima do leão ferido e, a favor da corrente do jogo, chegou ao segundo tento. Harit escapou nas costas da defesa do Sporting e assistiu um isolado Alexis Sánchez, que marcou com facilidade. Os marselheses, em campo e nas bancadas, silenciavam o Estádio José Alvalade.

Saíram depois Coates e Edwards e entraram Marsà e Sotiris. Os da casa melhoraram um pouco antes do intervalo – Fatawu entrou bem, enquanto Nuno Santos e Trincão eram os mais perigosos, mas a equipa definia sempre mal os lances de ataque.

O Sporting começou bem na segunda parte, com Matheus Reis a fazer um remate perigoso no primeiro minuto da mesma, mas o perigo parou por aqui.

O Marselha controlava sem dificuldade a bola, criava chances, enquanto Israel ia sendo (de longe) o melhor jogador dos leões. Aos 62 minutos, o pesadelo sportinguista adensou-se quando Pote viu dois amarelos num minuto: o primeiro por uma falta sobre Balerdi, o segundo (aparentemente) por palavras.

A toada do jogo não mais mudou, havendo apenas tempo para assistir a muitos desperdícios do Marselha, que interrompeu uma série de 18 jogos consecutivos a sofrer pelo menos um golo na Champions League.

No Grupo D, Sporting e Marselha estão agora empatados com seis pontos (tendo os franceses vantagem no confronto direto), o Tottenham encontra-se na liderança com sete e o Eintracht Frankfurt em último com quatro.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Alexis Sanchéz (Olympique de Marselha): O experiente avançado chileno criou muitos problemas com as suas movimentações, combinações com os colegas e com os seus remates – um deles que resultou num golo que “matou” o jogo.

 

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Ricardo Esgaio (Sporting CP): É a escolha mais óbvia, mas a verdade é que foi o jogador com a maior influência negativa no Sporting. Viu um amarelo logo aos 16 minutos, sendo expulso pouco depois, por cometer um penálti algo desnecessário.

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O habitual 3-4-3 não durou muito, passando a um 5-2-2 após a expulsão de Esgaio. Ainda assim, com onze em campo, o Sporting não criou nenhuma chance de perigo e defendeu muito, sempre com uma linha de cinco defesas.

A marcação defensiva à zona foi sempre a aposta, algo que se dificultou quando a equipa começou a jogar com 10. Depois de Pote ser expulso, a equipa fez o que pôde a defender em 5-3-0, conseguindo ainda impedir um terceiro golo marselhês.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Franco Israel (6)

Gonçalo Inácio (5)

Coates (4)

Matheus Reis (5)

Ricardo Esgaio (2)

Ugarte (4)

Morita (6)

Nuno Santos (6)

Trincão (5)

Pedro Gonçalves (3)

Edwards (4)

SUBS UTILIZADOS

Fatawu (6)

Marsà (6)

Sotiris (6)

Flávio Nazinho (5)

Pedro Porro (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – OLYMPIQUE MARSELHA

Atacando em 3-5-2, a equipa fazia-se valer dos seus alas (Clauss e Nuno Tavares) projetados na frente para avançar no terreno, assim como dos bons movimentos entrelinhas dos médios Guendouzi e Rongier, que alternavam muito de posicionamento e assim baralhavam as marcações leoninas.

Na frente, Sánchez atuava no corredor central, enquanto Harit partia da meia-esquerda e procurava diagonais nas costas da defesa leonina.

A equipa defendia em 3-4-3, com Guendouzi a juntar-se na frente, e aplicou uma pressão alta eficaz.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Pau López (5)

Mbemba (7)

Bailly (7)

Balerdi (7)

Clauss (7)

Rongier (7)

Veretout (6)

Nuno Tavares (7)

Guendouzi (7)

Amine Harit (7)

Alexis Sánchez (8)

SUBS UTILIZADOS

Under (6)

Kaboré (6)

Gigot (6)

Payet (6)

Gueye (-)

 

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA:

Sporting CP

Não foi possível fazer questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim.

Olympique Marselha

Não foi possível colocar questões ao treinador do Olympique de Marselha, Igor Tudor.

 

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez apontado a clube da Escócia depois do Mundial 2026 por Portugal

Roberto Martínez é alvo do Celtic para a próxima temporada. O técnico espanhol está ao leme de Portugal e vai disputar o Mundial 2026.

A última vitória do Sporting contra o Braga foi na despedida de Ruben Amorim

A ultima vez que o Sporting venceu o Braga, Ruben Amorim ainda era treinador dos leões. O jogo acabou 4-2 com uma reviravolta histórica dos verde e brancos.

Braga é o único clube da Primeira Liga que Rui Borges não venceu pelo Sporting

Rui Borges ainda não conseguiu vencer o Braga desde que é treinador do Sporting. O técnico soma três empates consecutivos com os arsenalistas.

Al Nassr de Jorge Jesus sofre para vencer recupera a liderança e Al Fayha de Pedro Emanuel goleia: eis os resultado do dia na...

O Al Nassr derrotou o Neom SC por 1-0 com um golo nos descontos e o Al Fayha de Pedro Emanuel venceu por 5-0 na 25.ª jornada da Liga Saudita. Eis os resultados deste sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa sai em defesa de jogador do Real Madrid: «Ninguém acredita mais nele do que eu»

Álvaro Arbeloa reforçou o apoio a Arda Guler. O técnico comentou uma reação de insatisfação do médio turco ao ser substituído no jogo de sexta-feira, frente ao Celta de Vigo.

Académica vence o Varzim fora de casa e isola-se no topo da fase de apuramento de campeão da Liga 3

A Académica venceu o Varzim por 1-0. A briosa isolou-se, de forma provisória, no topo da fase de apuramento de campeão da Liga 3.

Carlos Vicens admite maior frescura do Braga: «Eles jogaram um jogo de alta intensidade contra o FC Porto e tínhamos de fazer valer o...

Carlos Vicens analisou o desfecho do duelo da 25.ª jornada da Primeira Liga. Os bracarenses receberam o Sporting no Estádio Municipal de Braga.